Golo de Talisca apura Benfica para final da Taça de Honra

febreonivora / Flickr

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Um golo do médio brasileiro Talisca deu esta sexta-feita ao Benfica  a vitória diante do Estoril-Praia (1-0), em jogo da meia-final da 66ª edição da Taça de Honra de Lisboa em futebol.

O Benfica apresentou-se apenas com duas caras que transitaram da época passada – Artur Moraes e Jardel -, fazendo entrar Luís Felipe, César, Benito, João Teixeira, Candeias, Talisca, Ola John, Derley e Jara, enquanto o Estoril-Praia deixou os reforços no banco de suplentes.

Uma opção que consolidou a forma de jogar dos “canarinhos”, com pouco espaço entre a linha defensiva e de meio-campo, o que dificultou as incursões atacantes dos “encarnados” quase sempre lideradas pelo médio brasileiro Talisca ou, pela esquerda, por Ola John.

Foi precisamente por esse flanco que os comandados de Jorge Jesus chegaram ao golo, à passagem dos 31 minutos. Benito, a passe de Ola John, centrou para a entrada da pequena área, num lance em que Talisca saltou mais alto que Emídio Rafael e inaugurou o marcador.

Ao intervalo, Jorge Jesus deixou no balneário Luís Felipe, Candeias, Ola John, Derley e Jara, colocando em campo João Cancelo, Gaitàn, Salvio, Lima e Cardozo, ao passo que José Couceiro chamou para o “onze” Anderson e os reforços Kuka e Tozé.

Alterações que mantiveram o figurino tático das duas equipas – Benfica em 4x1x3x2 e Estoril-Praia em 4x1x4x1 – mas que deram maior criatividade e velocidade aos campeões nacionais, deixando a ideia que o encontro iria ter mais golos, o que não aconteceu, mas que também permitiram aos estorilistas jogar em todo o campo e ter um pouco mais a posse de bola.

Com este resultado o Benfica defrontará no domingo, às 20:30, o vencedor do encontro entre Sporting e Belenenses. O Estoril-Praia irá medir forças, no mesmo dia, às 18:00, o derrotado desse encontro.

Equipas:

Benfica: Artur Moraes (Paulo Lopes, 81), Luís Felipe (João Cancelo, 46), Jardel, César, Benito, João Teixeira (Ruben Pinto, 67), Candeias (Gaitàn, 46), Talisca (Bernardo Silva, 77), Ola John (Salvio, 46), Derley (Lima, 46) e Jara (Cardozo, 46).

(Suplentes: Paulo Lopes, Cardozo, Lima, Salvio, Gaitán, João Cancelo, Bernardo Silva, Marcos Valente e Ruben Pinto).

Treinador Jorge Jesus.

Estoril-Praia: Vagner, Mano (Anderson, 46), Yohan Tavares, Ruben Fernandes (Luís Phellype, 65), Emídio Rafael (Alex Kakuba, 69), João Pedro Galvão (Fernandinho, 69), Diogo Amado (Afonso Taira, 89), Babanco (Anderson Esiti, 65), Balboa (Kuca, 46), Bruno Lopes (Bruno Miguel, 65) e Sebá (Tozé, 46).

(Suplentes: Pavel Kieszek, Anderson, Bruno Miguel, Diego Carlos, Alex Kakuba, Anderson Esiti, Afonso Taira, Kuca, Fernandinho, Luís Phellype,
Tó Zé e Ricardo Vaz).

Treinador: José Couceiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …