Golo de Talisca apura Benfica para final da Taça de Honra

febreonivora / Flickr

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Um golo do médio brasileiro Talisca deu esta sexta-feita ao Benfica  a vitória diante do Estoril-Praia (1-0), em jogo da meia-final da 66ª edição da Taça de Honra de Lisboa em futebol.

O Benfica apresentou-se apenas com duas caras que transitaram da época passada – Artur Moraes e Jardel -, fazendo entrar Luís Felipe, César, Benito, João Teixeira, Candeias, Talisca, Ola John, Derley e Jara, enquanto o Estoril-Praia deixou os reforços no banco de suplentes.

Uma opção que consolidou a forma de jogar dos “canarinhos”, com pouco espaço entre a linha defensiva e de meio-campo, o que dificultou as incursões atacantes dos “encarnados” quase sempre lideradas pelo médio brasileiro Talisca ou, pela esquerda, por Ola John.

Foi precisamente por esse flanco que os comandados de Jorge Jesus chegaram ao golo, à passagem dos 31 minutos. Benito, a passe de Ola John, centrou para a entrada da pequena área, num lance em que Talisca saltou mais alto que Emídio Rafael e inaugurou o marcador.

Ao intervalo, Jorge Jesus deixou no balneário Luís Felipe, Candeias, Ola John, Derley e Jara, colocando em campo João Cancelo, Gaitàn, Salvio, Lima e Cardozo, ao passo que José Couceiro chamou para o “onze” Anderson e os reforços Kuka e Tozé.

Alterações que mantiveram o figurino tático das duas equipas – Benfica em 4x1x3x2 e Estoril-Praia em 4x1x4x1 – mas que deram maior criatividade e velocidade aos campeões nacionais, deixando a ideia que o encontro iria ter mais golos, o que não aconteceu, mas que também permitiram aos estorilistas jogar em todo o campo e ter um pouco mais a posse de bola.

Com este resultado o Benfica defrontará no domingo, às 20:30, o vencedor do encontro entre Sporting e Belenenses. O Estoril-Praia irá medir forças, no mesmo dia, às 18:00, o derrotado desse encontro.

Equipas:

Benfica: Artur Moraes (Paulo Lopes, 81), Luís Felipe (João Cancelo, 46), Jardel, César, Benito, João Teixeira (Ruben Pinto, 67), Candeias (Gaitàn, 46), Talisca (Bernardo Silva, 77), Ola John (Salvio, 46), Derley (Lima, 46) e Jara (Cardozo, 46).

(Suplentes: Paulo Lopes, Cardozo, Lima, Salvio, Gaitán, João Cancelo, Bernardo Silva, Marcos Valente e Ruben Pinto).

Treinador Jorge Jesus.

Estoril-Praia: Vagner, Mano (Anderson, 46), Yohan Tavares, Ruben Fernandes (Luís Phellype, 65), Emídio Rafael (Alex Kakuba, 69), João Pedro Galvão (Fernandinho, 69), Diogo Amado (Afonso Taira, 89), Babanco (Anderson Esiti, 65), Balboa (Kuca, 46), Bruno Lopes (Bruno Miguel, 65) e Sebá (Tozé, 46).

(Suplentes: Pavel Kieszek, Anderson, Bruno Miguel, Diego Carlos, Alex Kakuba, Anderson Esiti, Afonso Taira, Kuca, Fernandinho, Luís Phellype,
Tó Zé e Ricardo Vaz).

Treinador: José Couceiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …