Golo de Talisca apura Benfica para final da Taça de Honra

febreonivora / Flickr

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Anderson Talisca, o mais recente reforço do Benfica

Um golo do médio brasileiro Talisca deu esta sexta-feita ao Benfica  a vitória diante do Estoril-Praia (1-0), em jogo da meia-final da 66ª edição da Taça de Honra de Lisboa em futebol.

O Benfica apresentou-se apenas com duas caras que transitaram da época passada – Artur Moraes e Jardel -, fazendo entrar Luís Felipe, César, Benito, João Teixeira, Candeias, Talisca, Ola John, Derley e Jara, enquanto o Estoril-Praia deixou os reforços no banco de suplentes.

Uma opção que consolidou a forma de jogar dos “canarinhos”, com pouco espaço entre a linha defensiva e de meio-campo, o que dificultou as incursões atacantes dos “encarnados” quase sempre lideradas pelo médio brasileiro Talisca ou, pela esquerda, por Ola John.

Foi precisamente por esse flanco que os comandados de Jorge Jesus chegaram ao golo, à passagem dos 31 minutos. Benito, a passe de Ola John, centrou para a entrada da pequena área, num lance em que Talisca saltou mais alto que Emídio Rafael e inaugurou o marcador.

Ao intervalo, Jorge Jesus deixou no balneário Luís Felipe, Candeias, Ola John, Derley e Jara, colocando em campo João Cancelo, Gaitàn, Salvio, Lima e Cardozo, ao passo que José Couceiro chamou para o “onze” Anderson e os reforços Kuka e Tozé.

Alterações que mantiveram o figurino tático das duas equipas – Benfica em 4x1x3x2 e Estoril-Praia em 4x1x4x1 – mas que deram maior criatividade e velocidade aos campeões nacionais, deixando a ideia que o encontro iria ter mais golos, o que não aconteceu, mas que também permitiram aos estorilistas jogar em todo o campo e ter um pouco mais a posse de bola.

Com este resultado o Benfica defrontará no domingo, às 20:30, o vencedor do encontro entre Sporting e Belenenses. O Estoril-Praia irá medir forças, no mesmo dia, às 18:00, o derrotado desse encontro.

Equipas:

Benfica: Artur Moraes (Paulo Lopes, 81), Luís Felipe (João Cancelo, 46), Jardel, César, Benito, João Teixeira (Ruben Pinto, 67), Candeias (Gaitàn, 46), Talisca (Bernardo Silva, 77), Ola John (Salvio, 46), Derley (Lima, 46) e Jara (Cardozo, 46).

(Suplentes: Paulo Lopes, Cardozo, Lima, Salvio, Gaitán, João Cancelo, Bernardo Silva, Marcos Valente e Ruben Pinto).

Treinador Jorge Jesus.

Estoril-Praia: Vagner, Mano (Anderson, 46), Yohan Tavares, Ruben Fernandes (Luís Phellype, 65), Emídio Rafael (Alex Kakuba, 69), João Pedro Galvão (Fernandinho, 69), Diogo Amado (Afonso Taira, 89), Babanco (Anderson Esiti, 65), Balboa (Kuca, 46), Bruno Lopes (Bruno Miguel, 65) e Sebá (Tozé, 46).

(Suplentes: Pavel Kieszek, Anderson, Bruno Miguel, Diego Carlos, Alex Kakuba, Anderson Esiti, Afonso Taira, Kuca, Fernandinho, Luís Phellype,
Tó Zé e Ricardo Vaz).

Treinador: José Couceiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …