Grupo de Operações Especiais da PSP impedido de entrar na Venezuela

(dr) Sérgio Lemos

Oito elementos do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP, que deveriam garantir a segurança da Embaixada Portuguesa em Caracas, na Venezuela, foram impedidos de entrar no país. Um episódio que agrava a tensão diplomática entre os dois países.

Nesta segunda-feira, Portugal reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, juntando-se a vários outros países da União Europeia nessa tomada de posição. Esta atitude política está a agudizar o mal-estar nas relações diplomáticas entre autoridades portuguesas e venezuelanas.

No domingo, depois de terem sido transportados por um Falcon 50 da Força Aérea portuguesa, oito operacionais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP foram travados à chegada a solo venezuelano, como apurou a RTP no local.

O canal público nota que as autoridades aeroportuárias venezuelanas não deixaram descarregar as malas diplomáticas que tinham o equipamento dos GOE, contendo, designadamente, armas, munições, capacetes, coletes à prova de bala e outros equipamentos.

Ainda houve negociações diplomáticas para tentar resolver a contenda, mas perante a “intransigência” das autoridades venezuelanas, os GOE foram obrigados a regressar a Lisboa na segunda-feira, frisa a RTP.

“Não há qualquer comentário a fazer”, aponta na Rádio Antena uma fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Será que os portugueses vão ser todos assassinados na Venezuela, para forçar alguma intervenção no país pela via da guerra? -Será? Em muitas notícias e artigos de opinião lê-se que chegou a hora de Juan Guaidó, o mártir, fazer o seu papel em nome do povo e evitar uma guerra civil, sendo que deste lado o governo português já lhe deu os fósforos e a gasolina dizem que é coisa que não falta por lá.

  2. e aqui está o que conseguiu o Portugal lambe-botas da UE e USofA.

    se estivessem caladinhos e não tivessem a triste ideia de apoiar partes tinham ganho bem mais e com grande probabilidade isto não teria sucedido.

    cambada de incompetentes e amadores.

    • Portanto, devíamos ser cobardes e não fazer o que é correcto!…
      E não é apoiar “partes”; é apoiar a liberdade e a democracia!!
      Mas, realmente, a moral e os princípios não estão ao alcance de todos… é bem mais fácil ficar “caladinhos”…

      • Eu nem sempre concordo com este “Eu” (quase nunca) mas neste caso, não podia estar mais de acordo, pessoalmente, penso que demoramos demais a dar apoio, devia ter sido logo.

        Gosto de pensar, e normalmente estou correcto, que Portugal não é um país de cobardes.

      • Apoiar a “democracia” forma de votar? Então apoia o Maduro que foi eleito por voto secreto, uma pessoa um voto. Ou está a dizer apoiar a a “democracia”, o regime político da maçonaria e das negociatas internacionais? Neste caso tem razão deve apoiar Guaidó no golpe de estado que os EUA querem promover.
        Como os EUA precisam do petróleo da Venezuela para as suas refinarias e a Venezuela agora só o vende em “petros”, abandonou o dólar, daí a urgência em afastar o presidente eleito o mais rápido possível. Estão a tentar fazer o mesmo que ao Saddam Hussein que queria vender o petróleo em euros.

        • Isso são deduções um pouco tresloucadas – eu não escrevi NADA disso!
          Não apoio ninguém; apenas a liberdade/democracia.
          Portanto, tendo em conta que o Maduro é um ditador alucinado, concordo que Guaidó
          (que é o presidente da Assembleia Nacional) seja, o presidente INTERINO, apenas até à realização de eleições livres.
          Mas mesmo livres, não eleições à Maduro!…

  3. Isso são deduções um pouco tresloucadas – eu não escrevi NADA disso!
    Não apoio ninguém; apenas a liberdade/democracia.
    Portanto, tendo em conta que o Maduro é um ditador alucinado, concordo que Guaidó
    (que é o presidente da Assembleia Nacional) seja, o presidente INTERINO, apenas até à realização de eleições livres.
    Mas mesmo livres, não eleições à Maduro!…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …