Grupo de Operações Especiais da PSP impedido de entrar na Venezuela

(dr) Sérgio Lemos

Oito elementos do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP, que deveriam garantir a segurança da Embaixada Portuguesa em Caracas, na Venezuela, foram impedidos de entrar no país. Um episódio que agrava a tensão diplomática entre os dois países.

Nesta segunda-feira, Portugal reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, juntando-se a vários outros países da União Europeia nessa tomada de posição. Esta atitude política está a agudizar o mal-estar nas relações diplomáticas entre autoridades portuguesas e venezuelanas.

No domingo, depois de terem sido transportados por um Falcon 50 da Força Aérea portuguesa, oito operacionais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP foram travados à chegada a solo venezuelano, como apurou a RTP no local.

O canal público nota que as autoridades aeroportuárias venezuelanas não deixaram descarregar as malas diplomáticas que tinham o equipamento dos GOE, contendo, designadamente, armas, munições, capacetes, coletes à prova de bala e outros equipamentos.

Ainda houve negociações diplomáticas para tentar resolver a contenda, mas perante a “intransigência” das autoridades venezuelanas, os GOE foram obrigados a regressar a Lisboa na segunda-feira, frisa a RTP.

“Não há qualquer comentário a fazer”, aponta na Rádio Antena uma fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Será que os portugueses vão ser todos assassinados na Venezuela, para forçar alguma intervenção no país pela via da guerra? -Será? Em muitas notícias e artigos de opinião lê-se que chegou a hora de Juan Guaidó, o mártir, fazer o seu papel em nome do povo e evitar uma guerra civil, sendo que deste lado o governo português já lhe deu os fósforos e a gasolina dizem que é coisa que não falta por lá.

  2. e aqui está o que conseguiu o Portugal lambe-botas da UE e USofA.

    se estivessem caladinhos e não tivessem a triste ideia de apoiar partes tinham ganho bem mais e com grande probabilidade isto não teria sucedido.

    cambada de incompetentes e amadores.

    • Portanto, devíamos ser cobardes e não fazer o que é correcto!…
      E não é apoiar “partes”; é apoiar a liberdade e a democracia!!
      Mas, realmente, a moral e os princípios não estão ao alcance de todos… é bem mais fácil ficar “caladinhos”…

      • Eu nem sempre concordo com este “Eu” (quase nunca) mas neste caso, não podia estar mais de acordo, pessoalmente, penso que demoramos demais a dar apoio, devia ter sido logo.

        Gosto de pensar, e normalmente estou correcto, que Portugal não é um país de cobardes.

      • Apoiar a “democracia” forma de votar? Então apoia o Maduro que foi eleito por voto secreto, uma pessoa um voto. Ou está a dizer apoiar a a “democracia”, o regime político da maçonaria e das negociatas internacionais? Neste caso tem razão deve apoiar Guaidó no golpe de estado que os EUA querem promover.
        Como os EUA precisam do petróleo da Venezuela para as suas refinarias e a Venezuela agora só o vende em “petros”, abandonou o dólar, daí a urgência em afastar o presidente eleito o mais rápido possível. Estão a tentar fazer o mesmo que ao Saddam Hussein que queria vender o petróleo em euros.

        • Isso são deduções um pouco tresloucadas – eu não escrevi NADA disso!
          Não apoio ninguém; apenas a liberdade/democracia.
          Portanto, tendo em conta que o Maduro é um ditador alucinado, concordo que Guaidó
          (que é o presidente da Assembleia Nacional) seja, o presidente INTERINO, apenas até à realização de eleições livres.
          Mas mesmo livres, não eleições à Maduro!…

  3. Isso são deduções um pouco tresloucadas – eu não escrevi NADA disso!
    Não apoio ninguém; apenas a liberdade/democracia.
    Portanto, tendo em conta que o Maduro é um ditador alucinado, concordo que Guaidó
    (que é o presidente da Assembleia Nacional) seja, o presidente INTERINO, apenas até à realização de eleições livres.
    Mas mesmo livres, não eleições à Maduro!…

RESPONDER

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …