Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Martin Bureau / AFP)

A ginasta alemã Sarah Voss

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo.

Quando, no último domingo, Kim Bui, Sarah Voss, Pauline Schäfer e Elisabeth Seitz entraram na Ariake Gymnastics Centre, em Tóquio, estavam já a fazer história na modalidade, mesmo antes da competição começar.

As quatro atletas, que não conseguiram apurar a Alemanha para a final de equipas, tornaram-se as primeiras a competir com um fato integral, de corpo inteiro, num evento internacional e oficial de ginástica artística.

O gesto é visto como uma tomada de posição contra o que entendem ser uma sexualização da modalidade no que respeita à sua vertente feminina, já que desde os primórdios da ginástica artística as atletas têm como equipamento oficial de competição bodies (i.e. maiôs) que expõem grande parte do seu corpo.

Pelo contrário, os atletas masculinos dispõem de duas opções de vestuário para competição, calções ou calças, podendo variar consoante os eventos.

Segundo Elisabeth Seitz, a mais experiente e medalhada das quatro atletas germânicas, a decisão sobre o equipamento a usar foi tomada em conjunto, entre atletas e equipa técnica, priorizando o bem-estar das primeiras. “Nós quisemos mostrar que todas as mulheres, qualquer pessoa, deveria poder decidir o que vestir“, disse Seitz de um treino realizado na sexta-feira.

Já Sarah Voss, na mesma ocasião, reforçou a mensagem de que a decisão não tinha sido feita de forma unilateral. “Nós, raparigas, tivemos uma grande influência nisto”, afirmou a ginasta de 21 anos, acrescentando que “os treinadores também apoiaram” a decisão. “Disseram que querem que nos sintamos o mais confiantes e confortáveis possível em qualquer situação.”

Tal como relembra o The Washigton Post, as olimpíadas de Tóquio são as primeiras depois do escândalo que envolveu Larry Nassar, médico da seleção olímpica dos EUA de ginástica, que está atualmente a cumprir prisão perpétua.

Nassar foi condenado após ter sido provado que abusou sexualmente de centenas de ginastas ao longo de décadas, muitas vezes em sede de Jogos Olímpicos, o que tornou ainda mais evidente a vulnerabilidade das ginastas, muitas vezes adolescentes, na modalidade.

Em 2016, a transmissão televisiva das provas da ginástica artística feminina, nas olimpíadas do Rio de Janeiro, foi alvo de críticas devido aos planos escolhidos pelos realizadores, já que, muitos casos, se focavam no corpo das atletas e não no exercício que estava a ser executado.

Os fatos integrais, assim como a atitude do conjunto alemão, abrem caminho à participação de atletas cuja religião ou cultura também pressupõe o uso de determinado equipamento.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bravo, muito bem – já era tempo.
    O q/interessa é a performance, técnica e o trabalho das atletas.
    Fui ginasta e patinadora e sim, por vezes os olhares que em nós recaíam eram difíceis de suportar…

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …