Ginásios vão entrar no IRS de 2021. Ainda está a ser feito o “botão” no e-Fatura

A partir de abril, os contribuintes vão ser chamados para entregar as declarações de rendimentos para efeito do apuramento do IRS. Mas ainda não vai ser este ano que vão poder descontar as despesas com ginásios ou com outras atividades de fitness.

A partir de 1 de abril, os contribuintes são chamados a entregarem as respetivas declarações de rendimentos para efeito do apuramento do IRS. Por norma, é também um período de dúvidas. Ora, nos últimos dias, alguns portugueses têm colocado a questão: será que já é possível descontar o IVA do ginásio no imposto?

Segundo avança o jornal online ECO, as despesas com os ginásios só vão poder entrar no IRS de 2021, a entregar no próximo ano.

“Relativamente à possibilidade de dedução pela exigência de fatura, em sede de IRS, das despesas efetuadas em ‘atividades de ginásio – fitness’, tal medida encontra-se inscrita no Orçamento do Estado para vigorar no ano de 2021, não se aplicando ao IRS relativo ao ano de 2020, cuja entrega ocorrerá no presente ano”, disse fonte oficial do Ministério das Finanças ao jornal digital.

Os contribuintes ainda não têm forma de alocar uma determinada fatura à dedução específica do IVA dos ginásios, uma vez que isso só será possível quando a Autoridade Tributária implementar o “botão” no portal e-Fatura.

“A Autoridade Tributária está a desenvolver os trabalhos necessários para inclusão destas faturas na classificação de faturas com direito a dedução de parte do IVA suportado, sendo que, aquando da conclusão desses trabalhos, essa possibilidade de classificação retroagirá a 1 de janeiro de 2021”, explicou a mesma fonte.

Em outubro de 2020, os portugueses ficaram a saber que as faturas de ginásios e de outras atividades de fitness iriam passar a contar para as deduções específicas à coleta. A ideia é permitir que seja deduzido 15% do IVA pago com ginásios, até ao limite de 250 euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …

Advogados apontam falhas à investigação da morte de Giovani Rodrigues

Alguns advogados de defesa dos acusados do homicídio de Giovani Rodrigues apontaram, esta quarta-feira, falhas à investigação, desde o apuramento dos factos à condição clínica, com a revelação de que o jovem foi também vítima …

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …

TAP com novo voo do Brasil para Portugal a 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou, esta quarta-feira, que se irá realizar, a 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida …

Campos de reeducação servem para reduzir o número de uigures, diz estudo chinês

Um relatório chinês confirma que os campos de reeducação para onde o Governo envia os uigures da província de Xinjiang têm como objetivo diminuir a população uigur. O documento foi publicado acidentalmente online Depois de uma …

Merkel cede e aceita levantamento progressivo das medidas. França estima que situação melhore em abril

A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas. Ao …

Não tem de "haver culpados" no incêndio que matou cães em Santo Tirso, diz Governo

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, defendeu ontem que “não tem de haver culpados” no incêndio de julho de 2020 que vitimou mais de 70 animais em dois abrigos ilegais em Santo …

Diagnóstico de grupo de peritos confirma cenário negro na Saúde Pública

A Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e Sua Implementação pinta um retrato negro do estado da Saúde Pública em Portugal. Em fevereiro do ano passado, a ministra Marta Temido nomeou …

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …