Ginásios vão entrar no IRS de 2021. Ainda está a ser feito o “botão” no e-Fatura

A partir de abril, os contribuintes vão ser chamados para entregar as declarações de rendimentos para efeito do apuramento do IRS. Mas ainda não vai ser este ano que vão poder descontar as despesas com ginásios ou com outras atividades de fitness.

A partir de 1 de abril, os contribuintes são chamados a entregarem as respetivas declarações de rendimentos para efeito do apuramento do IRS. Por norma, é também um período de dúvidas. Ora, nos últimos dias, alguns portugueses têm colocado a questão: será que já é possível descontar o IVA do ginásio no imposto?

Segundo avança o jornal online ECO, as despesas com os ginásios só vão poder entrar no IRS de 2021, a entregar no próximo ano.

“Relativamente à possibilidade de dedução pela exigência de fatura, em sede de IRS, das despesas efetuadas em ‘atividades de ginásio – fitness’, tal medida encontra-se inscrita no Orçamento do Estado para vigorar no ano de 2021, não se aplicando ao IRS relativo ao ano de 2020, cuja entrega ocorrerá no presente ano”, disse fonte oficial do Ministério das Finanças ao jornal digital.

Os contribuintes ainda não têm forma de alocar uma determinada fatura à dedução específica do IVA dos ginásios, uma vez que isso só será possível quando a Autoridade Tributária implementar o “botão” no portal e-Fatura.

“A Autoridade Tributária está a desenvolver os trabalhos necessários para inclusão destas faturas na classificação de faturas com direito a dedução de parte do IVA suportado, sendo que, aquando da conclusão desses trabalhos, essa possibilidade de classificação retroagirá a 1 de janeiro de 2021”, explicou a mesma fonte.

Em outubro de 2020, os portugueses ficaram a saber que as faturas de ginásios e de outras atividades de fitness iriam passar a contar para as deduções específicas à coleta. A ideia é permitir que seja deduzido 15% do IVA pago com ginásios, até ao limite de 250 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.