Gin lentamente destilado com alquimia de sabores nasce no Alentejo

sharishgin / Facebook

Sharish Gin: o gin lentamente destilado no Alentejo

Sharish Gin: o gin lentamente destilado no Alentejo

Graças a uma “tempestade perfeita” na vida, com desemprego à mistura, António Cuco passou de simples apreciador de gin para “alquimista de sabores”, há poucos meses, criando uma marca dessa bebida, lentamente destilada no Alentejo.

Trata-se do Sharish Gin, um gin “feito no Alentejo”, em Reguengos de Monsaraz, mas de “caráter português”, incorporando na receita maçã Bravo de Esmolfe oriunda de Sernancelhe (Viseu), explica o produtor, António Cuco.

E o lema da marca assenta num jogo de palavras que cruza a forma “100% artesanal” com que António fabrica a bebida com a reputação dos alentejanos, que considera ser injusta, como ‘filho da terra’.

“Se fosse feito em Lisboa ou no Porto continuaria a ser lentamente destilado”, diz, entre risos, realçando que o processo demora várias horas e que, na produção, só a máquina de engarrafar “é semi-automática”.

sharishgin / Facebook

António Cuco aproveitou a tempestade perfeita da sua vida para lançar o Sharish Gin.

António Cuco aproveitou a tempestade perfeita da sua vida para lançar o Sharish Gin.

Lançado no mercado no final de abril, o “Sharish Gin” está a exceder todas as expetativas do empreendedor, já contactado para começar a exportar para Espanha, Suíça, Brasil e Angola.

“Começámos a produzir à volta de 150 garrafas por semana“, mas, após cerca de dois meses de comercialização, “estamos com 500 garrafas por semana”, o que faz com que os planos de vendas iniciais estejam “completamente ultrapassados”, congratulou-se.

A empresa vai “duplicar a produção até final do verão” e prevê atingir o objetivo de vendas traçado para o ano inaugural “nos primeiros três ou quatro meses”, afirma.

Até final de 2014, ou seja, “um ano e meio antes do previsto”, António quer expandir as áreas de armazenamento e fabrico e contratar mais funcionários, para o ajudarem a ele e à mulher.

Tempestade perfeita

Antes desta ‘aventura, o empresário apreciava gin, mas só no copo, como consumidor. Há uns meses, recorda, uma “tempestade perfeita” levou à sua mudança de vida.

Após uma brincadeira com amigos, com uma tentativa para criar gin, mas que saiu gorada – “Eles gozaram” e disseram “isto mais parece uma açorda de peixe do rio”, recorda -, António não desarmou. De forma autodidata, aprendeu as bases da produção da bebida e voltou ‘à carga’.

Para recuperar cheiros e sabores da infância, foi buscar a maçã Bravo de Esmolfe, que comia na feira em Borba, com a bisavó, e a lúcia-lima, com que a avó de S. Manços fazia chá, juntando-as a botânicos, citrinos e outros ingredientes para chegar à formula final do seu gin.

Aí, os amigos deram-lhe o ‘selo de aprovação’ e contribuíram para o ‘germinar’ da ideia de que este sucesso caseiro poderia ser algo mais, até porque António, antigo professor de Turismo, estava desempregado.

sharishgin / Facebook

Sharish Gin: o gin lentamente destilado no Alentejo

Sharish Gin: o gin lentamente destilado no Alentejo

“Sempre fui empreendedor, achei que havia aqui uma possibilidade de negócio e juntei tudo com uma tempestade perfeita na minha vida”, pelo facto “de ter ficado sem trabalho”, conta.

Recebeu o aval de especialistas, que gostaram das amostras que lhes levou, e criou a empresa com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, colocando no mercado aquela que “é a quarta marca de gin nacional” e a segunda com origem no Alentejo (a outra chama-se “Templus”).

Convicto de que, em Portugal, o consumo desta bebida “não é moda, é um culto” com apreciadores fiéis, António quer continuar a dedicar-se à ‘alquimia de sabores’ que, uma vez destilada, se transforma em gin e já tem novos produtos na ‘calha’.

Um novo gin com pera-rocha do Oeste, numa edição especial a lançar em “outubro ou novembro”, e uma gama de cinco vodkas, uma neutra e as outras aromatizadas (maçã Bravo de Esmolfe, pera-rocha, limão e tangerina), vão ser as novas criações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …