A gigantesca fenda da Antártida fez uma curva e torna iminente o desprendimento

John Sonntag / IceBridge / NASA Goddard Space Flight Center

 Faltam apenas 13 km para que enorme bloco de gelo se desprenda completamente, afirmam os cientistas

Faltam apenas 13 km para que enorme bloco de gelo se desprenda completamente, afirmam os cientistas

A enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, que pode criar um dos dez maiores icebergs do mundo, fez uma curva e mudou radicalmente de direcção.

“A fenda avançou mais 16 km, com uma aparente e significativa curva à direita perto da extremidade. Agora, só faltam 13 km para que o iceberg se desprenda completamente”, diz à BBC Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

Luckman acrescenta que a fissura pode estar “muito próxima”, mas ressalva que ainda nada é totalmente certo. Os dados mais recentes foram colhidos entre 25 e 31 de maio pelos satélites Sentinel-1 da União Europeia.

Os registos foram feitos com a ajuda de radares, devido ao início do rigoroso inverno da Antártida, que permanece praticamente no escuro. Depois de ter avançado em dezembro, o ritmo de crescimento estacionou depois de a fenda ter entrado na chamada “zona de sutura”, uma região de gelo flexível.

Mas o cenário alterou-se no início do mês passado, altura em que a extremidade da fenda bifurcou, e a nova ponta mudou de rumo em direcção ao oceano. Quando o iceberg se desprender, o enorme bloco deve afastar-se gradualmente da plataforma de gelo.

“Isso não deve acontecer rapidamente, porque o Mar de Wedell está cheio de gelo, mas tenho a certeza de que será mais rápido do que todo o processo de ruptura dos últimos meses. Tudo dependerá das correntes e dos ventos”, explica Luckman.

O bloco de gelo que ameaça desprender-se tem 5 mil km² – o equivalente a 500 mil campos de futebol. A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida.

As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.

Segundo os cientistas, a separação do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem uma espessura de 350 m e está localizada na extremidade oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.

MIDAS/ESA/USGS

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça separar-se da Antártida, vista a 1 de Maio

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça separar-se da Antártida, vista a 1 de Maio

Os cientistas têm estado a acompanhar a fenda na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, passaram a observá-la mais atentamente devido às rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

O ano passado, os cientistas afirmaram que a fenda na Larsen C estava agora a aumentar rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou para patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Aquecimento global

Os cientistas dizem, no entanto, que o fenómeno é geográfico e não climático. A fenda existe há décadas, mas cresceu durante um período específico, e o aquecimento global parece ter antecipado a provável ruptura do iceberg. Não há no entanto provas suficientes para suportar esta teoria.

No entanto, os cientistas continuam preocupados com o impacto da separação deste iceberg do resto da plataforma de gelo, já que a ruptura da Larsen B em 2002 aconteceu de forma muito semelhante.

Como vai flutuar sob temperatura constante, o iceberg não aumentará o nível dos mares. Mas novas rupturas na plataforma podem acabar por dar origem a calotes polares que se desprenderiam em direcção ao oceano – e uma vez que esse gelo derreta, afectará o nível dos mares.

Há poucas certezas absolutas, contudo, sobre uma mudança iminente na região da Antártida. Mas segundo estimativas de alguns cientistas, se todo o gelo da Larsen C fundisse, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.

// BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se todo o gelo do mundo derreter, o nível do mar subirá 47 cm. Não acredite em tudo o que leia.
      E para que conste, a Antártida já teve florestas. Se vier a ter novamente, não será com certeza o fim do mundo que os Media dão a entender…

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …