A gigantesca fenda da Antártida fez uma curva e torna iminente o desprendimento

John Sonntag / IceBridge / NASA Goddard Space Flight Center

 Faltam apenas 13 km para que enorme bloco de gelo se desprenda completamente, afirmam os cientistas

Faltam apenas 13 km para que enorme bloco de gelo se desprenda completamente, afirmam os cientistas

A enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, que pode criar um dos dez maiores icebergs do mundo, fez uma curva e mudou radicalmente de direcção.

“A fenda avançou mais 16 km, com uma aparente e significativa curva à direita perto da extremidade. Agora, só faltam 13 km para que o iceberg se desprenda completamente”, diz à BBC Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

Luckman acrescenta que a fissura pode estar “muito próxima”, mas ressalva que ainda nada é totalmente certo. Os dados mais recentes foram colhidos entre 25 e 31 de maio pelos satélites Sentinel-1 da União Europeia.

Os registos foram feitos com a ajuda de radares, devido ao início do rigoroso inverno da Antártida, que permanece praticamente no escuro. Depois de ter avançado em dezembro, o ritmo de crescimento estacionou depois de a fenda ter entrado na chamada “zona de sutura”, uma região de gelo flexível.

Mas o cenário alterou-se no início do mês passado, altura em que a extremidade da fenda bifurcou, e a nova ponta mudou de rumo em direcção ao oceano. Quando o iceberg se desprender, o enorme bloco deve afastar-se gradualmente da plataforma de gelo.

“Isso não deve acontecer rapidamente, porque o Mar de Wedell está cheio de gelo, mas tenho a certeza de que será mais rápido do que todo o processo de ruptura dos últimos meses. Tudo dependerá das correntes e dos ventos”, explica Luckman.

O bloco de gelo que ameaça desprender-se tem 5 mil km² – o equivalente a 500 mil campos de futebol. A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida.

As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.

Segundo os cientistas, a separação do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem uma espessura de 350 m e está localizada na extremidade oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.

MIDAS/ESA/USGS

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça separar-se da Antártida, vista a 1 de Maio

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça separar-se da Antártida, vista a 1 de Maio

Os cientistas têm estado a acompanhar a fenda na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, passaram a observá-la mais atentamente devido às rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

O ano passado, os cientistas afirmaram que a fenda na Larsen C estava agora a aumentar rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou para patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Aquecimento global

Os cientistas dizem, no entanto, que o fenómeno é geográfico e não climático. A fenda existe há décadas, mas cresceu durante um período específico, e o aquecimento global parece ter antecipado a provável ruptura do iceberg. Não há no entanto provas suficientes para suportar esta teoria.

No entanto, os cientistas continuam preocupados com o impacto da separação deste iceberg do resto da plataforma de gelo, já que a ruptura da Larsen B em 2002 aconteceu de forma muito semelhante.

Como vai flutuar sob temperatura constante, o iceberg não aumentará o nível dos mares. Mas novas rupturas na plataforma podem acabar por dar origem a calotes polares que se desprenderiam em direcção ao oceano – e uma vez que esse gelo derreta, afectará o nível dos mares.

Há poucas certezas absolutas, contudo, sobre uma mudança iminente na região da Antártida. Mas segundo estimativas de alguns cientistas, se todo o gelo da Larsen C fundisse, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se todo o gelo do mundo derreter, o nível do mar subirá 47 cm. Não acredite em tudo o que leia.
      E para que conste, a Antártida já teve florestas. Se vier a ter novamente, não será com certeza o fim do mundo que os Media dão a entender…

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …