Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, previsto em 31 de outubro.

“Gibraltar terá necessidade de uma direção estável e forte devido ao Brexit, em particular se também ocorrer uma eleição [antecipada] no Reino Unido e outra em Espanha”, um país politicamente bloqueado há cinco meses, declarou Fabian Picardo, eleito para um segundo mandato em 2015.

As eleições do parlamento local (17 lugares), que decorrem de quatro em quatro anos, deveriam ocorrer antes do final de 2019, mas ainda não tinha sido fixada qualquer data. Em 2016, Gibraltar votou por larga maioria a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia.

“Não queremos deixar a UE, mas se a deixarmos, e pouco importa a forma como suceder, estamos preparados”, assegurou Picardo, cujo partido trabalhista-socialista (GSLP) governa em coligação com o partido liberal (LPG) desde 2011.

Em caso de saída do Reino Unido sem acordo, Gibraltar, com cerca de 30 mil habitantes, poderá sofrer pesadas consequências no caso do restabelecimento de controlos na fronteira com Espanha. Devido aos seus benefícios fiscais, Gibraltar garante uma economia florescente, em particular garantida pelas empresas de jogos de apostas, incluindo nas competições desportivas.

A data das eleições em Gibraltar vai coincidir com o início de uma cimeira de dois dias em Bruxelas que poderá ser a última oportunidade para concluir um novo acordo entre a UE e Londres antes da data do Brexit, fixada para 31 de outubro.

Território de 6,2 quilómetros quadrados, com uma posição estratégica e situado na extremidade sul da Península ibérica, que a Espanha cedeu em 1713 à coroa britânica, Gibraltar continua a ser reivindicado por Madrid.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …