Gestor alemão apontado como futuro CEO da TAP. É especialista em “turnarounds” de empresas

O gestor alemão Christoph Mueller está a ser apontado para novo presidente executivo da TAP. O nome terá sido sugerido pela consultora Korn Ferry, contratada em outubro pelo Governo para selecionar o novo CEO da transportadora aérea.

De acordo com o Jornal de Negócios, a consultora Korn Ferry está a apontar para o gestor alemão Christoph Mueller para novo presidente executivo da TAP.

O jornal refere que o alemão tem um vasto currículo do setor da aviação, tendo sido responsável pela recuperação financeira da companhia irlandesa Aer Lingus onde esteve até 2015. Além disso, Mueller Mueller foi CEO da Malaysia Airlines.

De 2016 a fevereiro de 2019, o gestor ocupou o cargo de administrador responsável pelas áreas do digital e inovação da Emirates Airlines.

Mueller teve uma passagem pela Lufthansa entre 1994 e 1999, durante a qual exerceu funções de vice-presidente responsável pela área financeira, e foi fundador da Brussels Airlines em 2001.

Este dado, segundo o Negócios, é relevante, tendo em conta o desejo do Governo português de ter a Lufthansa como parceira da TAP.

Mueller é mesmo considerado um especialista em “turnarounds” de empresas – algo que pode ser importante na concretização do plano de reestruturação da TAP.

Acidentes em 2019 chegavam para salvar TAP

A TAP está a ser fortemente afetada pela pandemia. O ECO relata mesmo que para o Natal e fim de ano caíram 70%.

Em novembro, a TAP transportou 247.896 passageiros de e para aeroportos nacionais. O número representa uma quebra de 29% face ao mês anterior, mas de 83,2% em relação a novembro de 2019, de acordo com dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

A aviação foi um dos setores mais afetados pela pandemia que levou às restrições nas viagens. Desde o início do ano, a TAP transportou menos de 5,2 milhões de pessoas, sendo que mais de metade da atividade diz respeito a janeiro e fevereiro.

O pior mês foi abril, em que o número de passageiros não chegou sequer aos cinco mil.

Segundo o plano de reestruturação da empresa enviado a Bruxelas, o Governo espera que a atividade da TAP só se aproxime dos níveis pré-pandemia em 2025, no mesmo ano em que antecipa os primeiros lucros.  Até lá, a TAP deverá ter perdas acumuladas de receitas no montante de 6,7 mil milhões de euros.

Estas perspetivas para os próximos anos essas perdas que levam a que a companhia aérea vá precisar de um total entre 3.414 milhões e 3.725 milhões de ajuda pública.

De acordo com o relatório da sinistralidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), divulgado pelo Jornal de Notícias, os acidentes de viação nas estradas em Portugal custaram um total de 3.713 milhões de euros em 2019.

O JN lembra que o montante seria suficiente para cobrir todo o dinheiro que o Governo tenciona injetar na TAP até 2024 para salvar a companhia aérea.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …