Geringonça festeja 6 meses de governo (mesmo contra o “irritante realista” Passos)

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

O primeiro-Ministro António Costa e os ministros Adjunto, Eduardo Cabrita (esq), e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques (dir)

O governo celebra esta quinta-feira seis meses de vida. Num dos feriados repostos pelo novo Executivo, António Costa e seus pares querem mostrar que a “geringonça” está para durar, mesmo contra as críticas de um Passos Coelho “irritante realista”.

Na mesma sala do Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde a 26 de novembro de 2015 os membros do XXI Governo Constitucional tomaram posse, reuniu-se esta quinta-feira o Conselho de Ministros extraordinário marcado especialmente para assinalar os primeiros seis meses do executivo socialista, com apoio da maioria parlamentar de esquerda.

O Conselho de Ministros começou hoje cerca de 20 minutos depois da hora prevista, devido ao atraso do avião que trazia o primeiro-ministro de Veneza, e sem três dos 17 ministros.

António Costa marcou estes primeiros seis meses do seu governo com uma foto de família e um discurso na mesma sala onde tomou posse, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Uma cerimónia que serve para mostrar ao país que a “geringonça” está aí para funcionar e durar.

A foto de família foi tirada antes do início da reunião informal, onde os elementos masculinos do Governo se apresentaram sem gravata e António Costa de calças de ganga e camisola.

Numa mensagem da rede social Instagram, António Costa afirmou que os seis meses de Governo foram de cumprimento do compromisso com os cidadãos, com a maioria parlamentar e com a União Europeia, num caminho que “nem sempre foi fácil”.

“Têm sido 6 meses a cumprir o nosso compromisso com os cidadãos, com a maioria parlamentar, com a União Europeia”, diz uma mensagem de António Costa publicada na rede social Instagram, que surge acompanhada de um ‘slideshow’, com várias fotos do meio ano de Governo.

“Nem sempre foi fácil, mas já sabíamos que não seria. A cada dificuldade, capacidade de a vencer”, assume o chefe de Estado na mesma mensagem.

O “irritante realista” Passos

Ao cabo de seis meses do governo que afastou a coligação PSD/CDS-PP do poder, graças à aliança parlamentar da esquerda que “segura” Costa no poder, os partidos da direita só têm críticas às políticas e à estratégia do executivo.

“Estes seis meses foram um tempo de deterioração das condições democráticas da nossa vida política”, considera Passos Coelho. O líder do PSD fala no “tacticismo” e na “manipulação intelectual” do governo de Costa, considerando que está “a ir longe demais” e “a deixar sequelas”.

Para Passos, é evidente que o objectivo de crescimento económico estimado pelo Governo está “objectivamente comprometido”. “Sou conhecido por ser talvez um irritante realista, gosto muito de olhar para a realidade e para ver o que ela nos mostra”, refere, vaticinando que o cenário está longe do que Costa promete.

Quanto à duração do actual Executivo sustentado pela esquerda, Passos recusa fazer previsões, sublinhando que “durará o tempo que as condições do país permitirem e que os partidos que suportam o Governo decidirem”.

“Não é ao PSD que será imputada responsabilidade por existir uma crise política”, afirmou o presidente social-democrata, durante uma conferência de imprensa realizada na sede do partido.

Cristas fala em “governo desnorteado”

No CDS-PP, Assunção Cristas fala em “desilusão, descrédito e desnorte” depois dos seis meses do governo das “esquerdas unidas”, considerando que esta governação está a conduzir o país para o “desemprego, o défice e a dívida”.

“Portugal tem hoje um primeiro-ministro cheio de si mesmo, que quer fazer crer que as vacas voam, e um governo desnorteado”, conclui a líder dos populares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pensei que a noticia fosse mesmo os motivos de festejo da “geringonça”…
    Afinal o ZAP queria-nos obrigar a ler as criticas e os maus agouros da oposição…
    Estratagemas do jornalismo…

  2. Horrível, que jornalismo este? o Jornalista, não consegue esconder a sua posição politica, como ainda faz pior, manipulação da noticia. Assim não, das poucas vezes que entro aqui, encontro logo o pior do jornalismo.

RESPONDER

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …