Geringonça festeja 6 meses de governo (mesmo contra o “irritante realista” Passos)

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

O primeiro-Ministro António Costa e os ministros Adjunto, Eduardo Cabrita (esq), e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques (dir)

O governo celebra esta quinta-feira seis meses de vida. Num dos feriados repostos pelo novo Executivo, António Costa e seus pares querem mostrar que a “geringonça” está para durar, mesmo contra as críticas de um Passos Coelho “irritante realista”.

Na mesma sala do Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde a 26 de novembro de 2015 os membros do XXI Governo Constitucional tomaram posse, reuniu-se esta quinta-feira o Conselho de Ministros extraordinário marcado especialmente para assinalar os primeiros seis meses do executivo socialista, com apoio da maioria parlamentar de esquerda.

O Conselho de Ministros começou hoje cerca de 20 minutos depois da hora prevista, devido ao atraso do avião que trazia o primeiro-ministro de Veneza, e sem três dos 17 ministros.

António Costa marcou estes primeiros seis meses do seu governo com uma foto de família e um discurso na mesma sala onde tomou posse, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Uma cerimónia que serve para mostrar ao país que a “geringonça” está aí para funcionar e durar.

A foto de família foi tirada antes do início da reunião informal, onde os elementos masculinos do Governo se apresentaram sem gravata e António Costa de calças de ganga e camisola.

Numa mensagem da rede social Instagram, António Costa afirmou que os seis meses de Governo foram de cumprimento do compromisso com os cidadãos, com a maioria parlamentar e com a União Europeia, num caminho que “nem sempre foi fácil”.

“Têm sido 6 meses a cumprir o nosso compromisso com os cidadãos, com a maioria parlamentar, com a União Europeia”, diz uma mensagem de António Costa publicada na rede social Instagram, que surge acompanhada de um ‘slideshow’, com várias fotos do meio ano de Governo.

“Nem sempre foi fácil, mas já sabíamos que não seria. A cada dificuldade, capacidade de a vencer”, assume o chefe de Estado na mesma mensagem.

O “irritante realista” Passos

Ao cabo de seis meses do governo que afastou a coligação PSD/CDS-PP do poder, graças à aliança parlamentar da esquerda que “segura” Costa no poder, os partidos da direita só têm críticas às políticas e à estratégia do executivo.

“Estes seis meses foram um tempo de deterioração das condições democráticas da nossa vida política”, considera Passos Coelho. O líder do PSD fala no “tacticismo” e na “manipulação intelectual” do governo de Costa, considerando que está “a ir longe demais” e “a deixar sequelas”.

Para Passos, é evidente que o objectivo de crescimento económico estimado pelo Governo está “objectivamente comprometido”. “Sou conhecido por ser talvez um irritante realista, gosto muito de olhar para a realidade e para ver o que ela nos mostra”, refere, vaticinando que o cenário está longe do que Costa promete.

Quanto à duração do actual Executivo sustentado pela esquerda, Passos recusa fazer previsões, sublinhando que “durará o tempo que as condições do país permitirem e que os partidos que suportam o Governo decidirem”.

“Não é ao PSD que será imputada responsabilidade por existir uma crise política”, afirmou o presidente social-democrata, durante uma conferência de imprensa realizada na sede do partido.

Cristas fala em “governo desnorteado”

No CDS-PP, Assunção Cristas fala em “desilusão, descrédito e desnorte” depois dos seis meses do governo das “esquerdas unidas”, considerando que esta governação está a conduzir o país para o “desemprego, o défice e a dívida”.

“Portugal tem hoje um primeiro-ministro cheio de si mesmo, que quer fazer crer que as vacas voam, e um governo desnorteado”, conclui a líder dos populares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pensei que a noticia fosse mesmo os motivos de festejo da “geringonça”…
    Afinal o ZAP queria-nos obrigar a ler as criticas e os maus agouros da oposição…
    Estratagemas do jornalismo…

  2. Horrível, que jornalismo este? o Jornalista, não consegue esconder a sua posição politica, como ainda faz pior, manipulação da noticia. Assim não, das poucas vezes que entro aqui, encontro logo o pior do jornalismo.

RESPONDER

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …