“Gerador de alimentos”. Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Sofia Teixeira Santos / ZAP

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um “gerador de comida” que transforma plástico em proteína comestível.

O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, estão a tentar encontrar uma solução criativa (e saborosa) para o resolver.

Um pouco por todo o mundo, já existem propostas sobre como gerir o desperdício de plástico. Agora, dois cientistas criaram um gerador alimentar que transforma o plástico em proteína — e ganharam o Prémio Future Insight 2021, correspondente a 1,18 milhões de dólares (cerca de 1 milhão de euros).

Os nomes por detrás do projeto, que foi inicialmente financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) no valor de 7,2 milhões de dólares em quatro anos, são Ting Lu, professor de bioengenharia na Universidade do Illinois Urbana-Champaign, e Stephen Techtmann, professor associado de ciências biológicas na Universidade Tecnológica de Michigan, ambas nos Estados Unidos.

O objetivo dos dois cientistas passou por melhorar um processo de conversão de plástico em pó proteico e lubrificantes, através de uma combinação de químicos e calor elevado (pirólise).

“Utilizamos organismos naturais artificiais para decompor os plásticos e a biomassa vegetal não comestível para os converter em alimentos”, explicou Techtmann, citado pela Interesting Engineering.

“É uma grande honra receber este prémio” que “nos permitirá prosseguir linhas de investigação de alto risco e de alto retorno” para avançarmos mais rapidamente, continuou.

O novo sistema consiste num aparelho onde os indivíduos podem depositar lixo plástico, ou biomassa não comestível, numa ranhura e, depois, esse lixo é processado em reatores e decomposto pelo calor. O subproduto é então colocado num tanque com uma população bacteriana que se alimenta dele e, por fim, as células são secas (transformando-se num pó) e armazenadas para posterior utilização.

Os alimentos resultantes “contêm toda a nutrição necessária, são não tóxicos, proporcionam benefícios para a saúde e permitem adicionalmente necessidades de personalização”, segundo o Grupo Merck, que financiou o projeto.

Os investigadores estão ainda a fazer experiências com uma gama de materiais PET para encontrar o tamanho ótimo das partículas, mas a técnica inovadora tem o potencial de proporcionar um abastecimento alimentar seguro e sustentável, ao mesmo tempo que reduz os danos ambientais causados pelos resíduos plásticos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já antes se falava no “arroz plastico” que supostamente vinha da China!
    Vou ter que dar uso à minha pequena horta, mas primeiro vou aprender agricultura…

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …