O Helicóptero de Leonardo da Vinci pode revolucionar os drones

Leonardo da Vinci

Helicóptero de Leonardo da Vinci, que pode tornar os drones mais silenciosos

Uma simulação do Parafuso Aéreo (ou Helicóptero) concebido por Leonardo da Vinci em 1480 sugere que o seu helicóptero utilizaria menos energia do que os rotores dos drones modernos para gerar a mesma elevação — e faria menos ruído.

Uma análise de um grupo de engenheiros da Universidade Johns Hopkins, em Maryland (EUA) revelou que o Helicóptero de Leonardo da Vinci pode ter sido funcional e muito mais silencioso do que os projetos de drones modernos.

O estudo publicado recentemente no arXiv revela que o “parafuso aéreo” de Da Vinci, que propôs enquanto trabalhava como engenheiro militar em 1480, mas que nunca chegou a ser construído ou testado, pode necessitar de menos energia para gerar a mesma quantidade de elevação que um rotor de drone convencional.

A máquina é semelhante a um parafuso de Arquimedes, uma bomba em forma de hélice que transporta água à medida que roda. Da Vinci concebeu-a como sendo movida por humanos, o que teria dificultado o seu lançamento do solo devido ao peso. Mas com motores elétricos leves a fazer girar o rotor, poderia ter voado.

Agora, os engenheiros construíram uma simulação do parafuso e colocaram-no num túnel de vento virtual para ver o seu desempenho enquanto pairava no lugar, testando-o a diferentes velocidades de rotação e comparando-o com um rotor de drone convencional com duas pás.

Como explicam em declarações à New Scientist, descobriram que o parafuso aére podia gerar a mesma quantidade de elevação rodando mais lentamente – o que significa que consumiria menos energia.

A beleza do silêncio

Mas o que mais surpreendeu – e que os engenheiros consideram que pode vir a revolucionar os drones – foi o ruído (ou a falta dele).

Ao medir os padrões de pressão e de fluxo de vento que se moviam em torno do parafuso virtual, a equipa calculou a quantidade de som que este poderia produzir. Descobriu-se que era inferior à do design convencional para a mesma quantidade de elevação.

O objetivo da equipa passa agora por melhorar o design da Vinci para o tornar mais eficiente, mantendo as suas qualidades de redução de ruído.

Miguel Esteves, ZAP //

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