Uma simulação do Parafuso Aéreo (ou Helicóptero) concebido por Leonardo da Vinci em 1480 sugere que o seu helicóptero utilizaria menos energia do que os rotores dos drones modernos para gerar a mesma elevação — e faria menos ruído.
Uma análise de um grupo de engenheiros da Universidade Johns Hopkins, em Maryland (EUA) revelou que o Helicóptero de Leonardo da Vinci pode ter sido funcional e muito mais silencioso do que os projetos de drones modernos.
O estudo publicado recentemente no arXiv revela que o “parafuso aéreo” de Da Vinci, que propôs enquanto trabalhava como engenheiro militar em 1480, mas que nunca chegou a ser construído ou testado, pode necessitar de menos energia para gerar a mesma quantidade de elevação que um rotor de drone convencional.
A máquina é semelhante a um parafuso de Arquimedes, uma bomba em forma de hélice que transporta água à medida que roda. Da Vinci concebeu-a como sendo movida por humanos, o que teria dificultado o seu lançamento do solo devido ao peso. Mas com motores elétricos leves a fazer girar o rotor, poderia ter voado.
Agora, os engenheiros construíram uma simulação do parafuso e colocaram-no num túnel de vento virtual para ver o seu desempenho enquanto pairava no lugar, testando-o a diferentes velocidades de rotação e comparando-o com um rotor de drone convencional com duas pás.
Como explicam em declarações à New Scientist, descobriram que o parafuso aére podia gerar a mesma quantidade de elevação rodando mais lentamente – o que significa que consumiria menos energia.
A beleza do silêncio
Mas o que mais surpreendeu – e que os engenheiros consideram que pode vir a revolucionar os drones – foi o ruído (ou a falta dele).
Ao medir os padrões de pressão e de fluxo de vento que se moviam em torno do parafuso virtual, a equipa calculou a quantidade de som que este poderia produzir. Descobriu-se que era inferior à do design convencional para a mesma quantidade de elevação.
O objetivo da equipa passa agora por melhorar o design da Vinci para o tornar mais eficiente, mantendo as suas qualidades de redução de ruído.