Genyal Catamo aproxima leão do título

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting ganhou o escaldante dérbi com o Benfica, a contar para a 28ª jornada da Primeira Liga, e deu um passo importante rumo ao título, uma vez que passou a somar mais quatro pontos que o rival lisboeta, que posem passar a sete, caso vença o jogo em atraso em Famalicão.

Este foi um jogo com golos em momentos fundamentais. Os de Alvalade marcaram no primeiro minuto, por Geny Catamo, os da Luz empataram nos descontos do primeiro tempo, por Alexander Bah.

Mas os líderes do campeonato arrancaram os três pontos também nos descontos, mas da etapa complementar, num golaço de Geny (bis), aproveitando o expressivo recuo benfiquista no terreno.

Ainda não nos tínhamos sentado e o 1-0 apareceu, ainda no primeiro minuto. Pressão muito intensa e alta do Sporting, Pedro Gonçalves recuperou a bola, trabalhou bem na esquerda, cruzou, Trubin afastou com uma palmada, mas a bola chegou a Geny Catamo, que só teve de empurrar.

Acontece que o Benfica pegou no jogo a partir daqui e manteve quase sempre a iniciativa atacante, com o “leão” a apostar tudo nos contra-ataques rápidos e em bolas longas para Gyökeres.

O jogo esteve sempre intenso, com diversos lances de perigo junto das duas balizas, embora com os homens da casa a aparentarem estar sempre no controlo dos acontecimentos.

Só que no terceiro minuto dos descontos, um livre da esquerda cobrado por Ángel Di María encontrou Alexander Bah ao segundo poste e este cabeceou para o empate, dando expressão aos números ofensivos das “águias”: mais remates (8-4), mais posse (58%) e mais cantos (6-1).

O melhor ao descanso era precisamente o lateral dinamarquês do Benfica. Bah registava um GoalPoint Rating de 6.5, fruto do golo, mas também de 47 acções com bola (máximo), um passe para finalização e dois desarmes.

O segundo tempo arrancou mais dividido e com o Sporting a conseguir surgir com mais perigo, por vezes em superioridade numérica, em transições rápidas, e aos 52 minutos, Gyökeres atirou muito forte à barra.

O “leão” passou a ter mais bola e o Benfica aproveitou os espaços para criar perigo, com Neres, isolado por Di María, a contornar Franco Israel, mas Gonçalo Inácio evitou o tento do brasileiro.

Aos 81 minutos foi a vez de Franco Israel fazer grande defesa a remate de Di María (a bola ainda foi à barra), numa altura em que as equipas começavam a mostrar algum desgaste.

Ainda assim, aos 88 minutos, na sequência de um canto da direita, Daniel Bragança teve, ao segundo poste, tudo para fazer o 2-1, mas desperdiçou de forma incrível. Só que o golo rondava a baliza benfiquista e aconteceu mesmo.

Após canto, a bola chegou a Geny Catamo e este arrancou um pontapé fulminante e colocado, para o 2-1 que decidiu o jogo e poderá ter decidido o campeonato. Até final, destaque para uma grande oportunidade que Marcos Leonardo perdeu para o 2-2 e para o segundo amarelo, e vermelho, mostrado a Aursnes.

Melhor em Campo

Que grande jogo de Geny Catamo, a grande figura da vitória do Sporting no dérbi e, quiçá, um jogador decisivo na atribuição do título.

O moçambicano não só bisou no encontro – o segundo golo foi de grande categoria -, como enquadrou dois dos quatro remates, somou dez acções com bola na área do Benfica (segundo valor mais alto), completou as seis tentativas de drible, fez três conduções progressivas e duas super progressivas e ganhou nove dos 11 duelos que disputou com Aursnes.

Terminou com um GoalPoint Rating de 8.4.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.