Adversário de Rui Costa conta com 10 milhões de benfiquistas: “se cada um der 4 euros…”

1

Youtube

Martim Mayer é candidato à presidência do Benfica.

Candidato à presidência do Benfica, Martim Meyer, neto de ex-presidente encarnado, quer “internacionalizar o Benfica”. Entretanto, Rui Costa já anunciou que será novamente candidato.

Martim Mayer oficializou esta quarta-feira a candidatura à presidência do SL Benfica com contas, no mínimo, polémicas.

O neto de Borges Coutinho, antigo presidente encarnado, o candidato independente falava sobre os adeptos quando disse, a certo ponto da cerimónia realizada no Teatro Capitólio, em Lisboa, que quer recuperar 150 mil sócios e formar novos sócios.

Se cada benfiquista gastar por mês 4 euros, 48 euros por ano com o seu Benfica, o clube teria 500 milhões de euros por ano para investir“, afirmou Meyer, o que, fazendo as contas, aponta para a existência de mais de 10 milhões de benfiquistas. E justificou.

Temos de olhar para os PALOP. Vamos abrir escritórios do Benfica na Suíça, França, Estados Unidos e Canadá e assim internacionalizar o Benfica”, disse, apoiado pelo ex-jogador encarnado António Simões.

O candidato salientou ainda o que considera “falta de estratégia” na direção de Rui Costa.

“Tem de haver coordenação única no futebol. No futebol temos de dar muito mais atenção às contratações no futebol nacional e continuar a aposta no futebol feminino. Nas modalidades houve performance abaixo do que pretendo e gasto impossíveis. É fundamental para o ecletismo mas tem de mudar a gestão”, disse, citado pel’A Bola.

“Nos últimos 5 anos conquistou 3 títulos em 20 disputados. 85% de insucesso. Gastou 900 milhões de euros em jogadores e vendeu 1800 milhões, sendo que 800 milhões são da formação. Falta de estratégia e preocupante falta de vitórias. Vamos construir uma estrutura altamente profissional para que possam ser escrutinados”, atirou Meyer.

Como resposta, propõe uma reestruturação do clube, maior atenção às contratações, a continuidade do investimento no futebol feminino e uma reformulação da gestão das modalidades, que considera dispendiosa e ineficaz.

E não esqueceu o Estádio da Luz: quer mais entre 15 a 20 mil lugares.

“Estamos a fazer um estudo que determinará como poderemos aumentar a capacidade do Estádio da Luz entre 15 a 20 mil lugares. Vamos apresentá-lo para aumentar a capacidade do inferno da Luz. Vamos fazer, através da Fundação Benfica, a Casa do Atleta para ajudar ex-atletas. Queremos um clube em equilíbrio financeiro que viva com cabeça. Queremos começar as épocas com as contas equilibradas e que acabem com as contas certas“, prometeu.

Sobre os direitos televisivos, Mayer garante que o Benfica não abdicará de qualquer valor, “nem um cêntimo”. Vai criar um gabinete institucional para liderar este processo no panorama do futebol português.

Rui Costa recandidato. Vieira pode voltar

Rui Costa, que lidera o clube desde 2021, anunciou a recandidatura à presidência do Benfica, num vídeo publicado na rede social Instagram, no qual garante que a prioridade é preparar a época desportiva.

“Porque a mística, a ambição e a vontade de vencer fazem parte do nosso ADN. Porque é preciso fazer o que ainda não foi feito. Assumo à Benfica, sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica”, assumiu Rui Costa, prometendo apresentar a sua equipa em breve.

O antigo médio internacional português substituiu interinamente Luís Filipe Vieira em 2021, quando este se demitiu depois de ter sido detido na Operação Cartão Vermelho, e veio a ser eleito em outubro desse ano.

“Trabalha-se com visão, paixão e sentido futuro. Porque no momento mais difícil disse presente e avancei. Porque juntos ultrapassámos o cabo das tormentas e garantimos estabilidade”, observou Rui Costa, de 53 anos, lembrando a “promessa” feita aos sócios de anunciar a candidatura antes do início da época 2025/26.

Rui Costa prometeu revelar “oportunamente” o programa da candidatura, a sua equipa e o projeto para um novo mandato, uma vez que o “foco total” do atual presidente do clube lisboeta está “na preparação da próxima época desportiva”.

“Neste momento, a minha prioridade é clara: criar todas as condições para uma época vitoriosa, repleta de conquistas e títulos para a nação benfiquista em todas as modalidades e competições. (…) Ninguém mais do que eu deseja vencer, fazer crescer esta ambição e continuar a escrever a história do maior de Portugal”, assinalou.

As eleições estão marcadas para 25 de outubro. A par de Meyer e Rui Costa são candidatos João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e João Noronha Lopes.

Mauro Xavier também tem sido apontado como eventual concorrente à presidência do Benfica, embora não tenha oficializado qualquer intenção até ao momento, e alguns órgãos de comunicação social têm igualmente avançado que Luís Filipe Vieira poderá entrar na corrida ao cargo que ocupou durante 18 anos, entre 2003 e 2021.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.