Há um gene que nos permite comer sem engordar

Parece bom demais para ser verdade, mas uma equipa de investigadores acaba de descobrir um gene que nos permite comer sem engordar.

Numa altura em que o Natal está à porta e já se sentem os cheiros associados a esta época natalícia, não podia haver melhor notícia do que esta. Uma equipa de cientistas que se dedicam à biotecnologia, em conjunto com nutricionistas, descobriram um gene cuja modificação nos vai permitir comer sem engordar.

A descoberta do gene deu-se através de um estudo feito com ratos de laboratório. Segundo os investigadores, esta alteração permitia que os animais ingerissem alimentos sem engordar um único grama, independentemente do tipo e da quantidade de alimentos que estivesse em causa.

O estudo, publicado recentemente pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO), analisa ao pormenor o gene Regulador de Calcineurina 1 – RCAN 1. Segundo o Observador, em causa está um inibidor desta proteína que tem influência direta no metabolismo.

Durante a experiência, os cientistas desativaram o gene nos ratos e foram surpreendidos com o aumento exponencial da capacidade dos animais de queimarem calorias.

Apesar de considerarem que esta descoberta “soa demasiado bem para ser verdade”, os investigadores consideram que o gene pode trazer boas notícias para doentes com obesidade, assim como trazer benefícios relacionados com o metabolismo do corpo humano, com a descoberta de novos tratamentos.

O tecido adiposo representa 20 a 25% do peso corporal humano e divide-se em dois tipos: o primeiro é responsável por guardar energia e o segundo tem uma função termoreguladora, que nos mantém quentes em condições meteorológicas adversas, e está encarregado de queimar calorias.

Na prática, o que os cientistas querem fazer é transformar o primeiro tipo no segundo, e anular a ação do RCAN 1 pode permiti-lo.

Damien Keating, professor da Universidade de Flint, explica que “os fármacos que desenvolvemos queimam mais calorias quando dormimos, o que significa que o corpo guardaria menos gordura sem precisar de reduzir o consumo de alimentos ou de se manter mais ativo”.

Ao El Español, Keating afirmou que “este pode ser um primeiro passo para todas aquelas pessoas que tenham dificuldade em perder peso”.

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …