Gémeos semi-idênticos. Tão raros, que só há 4 em todo o mundo

Larry Jacobsen / Flickr

Um rapaz e uma rapariga australianos, hoje com quatro anos, são o segundo caso mundial conhecido de gémeos semi-idênticos. O fenómeno em causa é raro, visto que estes embriões geralmente não sobrevivem, informou na quarta-feira a BBC.

Segundo a BBC, os gémeos semi-idênticos formam-se através de um óvulo fertilizado por dois espermatozoides antes de se começar a dividir, formando dois embriões cada um, com três séries de cromossomas (em vez dos habituais dois) – um da mãe e dois do pai. É o terceiro conjunto de cromossomas que torna difícil a sobrevivência, por ser praticamente incompatível com a vida.

De acordo com o artigo, estes embriões são quase sempre do mesmo sexo e compartilham os genes e as caraterísticas físicas. “Este é um caso excecional de gémeos semi-idênticos”, indicou o professor Nicholas Fisk, responsável pela equipa que acompanhou a mãe e os gémeos.

Esta foi a primeira vez que gémeos semi-idênticos foram identificados durante a gravidez. A descoberta foi feita logo num exame de rotina, em 2014, no hospital Royal Brisbane and Women, em Brisbane, Austrália, segundo um artigo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine.

“A ecografia feita passadas seis semanas mostrou uma única placenta e a posição da bolsa amniótica indicava que ela [a mãe] estava à espera de gémeos idênticos”, referiu o médico. Esta foi a primeira gravidez da mãe, que tinha na altura 28 anos, e teve os bebés através de parto normal.

O primeiro caso conhecido de gémeos semi-idênticos foi identificado nos Estados Unidos, em 2007.

Este tipo de casos é extremamente raro uma vez que, em princípio, implica a fecundação do mesmo embrião por dois espermatozoides, em simultâneo, e o desenvolvimento do feto conseguir proceder-se com sucesso.

Difere dos gémeos monozigóticos – que resultam da divisão do óvulo fecundado (por um único espermatozoide) em dois óvulos distintos – e dos dizigóticos – que ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados, cada um por um espermatozóide diferente, e desenvolvem-se no útero ao mesmo tempo.

Estes últimos podem ser do mesmo sexo, ou de diferentes, e não são mais parecidos do que qualquer irmão ou irmã, apesar de terem nascido juntos.

Os gémeos não-idênticos são mais comuns do que idênticos, com as mães mais velhas a serem mais propensas a ter este tipo de gravidez, porque são mais propensas a libertar mais que um óvulo durante a ovulação.

O tratamento da infertilidade, acrescentou a BBC, pode aumentar a hipótese de uma gravidez de gémeos, visto que mais do que um embrião pode ser colocado no útero.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …