Gémeos semi-idênticos. Tão raros, que só há 4 em todo o mundo

Larry Jacobsen / Flickr

Um rapaz e uma rapariga australianos, hoje com quatro anos, são o segundo caso mundial conhecido de gémeos semi-idênticos. O fenómeno em causa é raro, visto que estes embriões geralmente não sobrevivem, informou na quarta-feira a BBC.

Segundo a BBC, os gémeos semi-idênticos formam-se através de um óvulo fertilizado por dois espermatozoides antes de se começar a dividir, formando dois embriões cada um, com três séries de cromossomas (em vez dos habituais dois) – um da mãe e dois do pai. É o terceiro conjunto de cromossomas que torna difícil a sobrevivência, por ser praticamente incompatível com a vida.

De acordo com o artigo, estes embriões são quase sempre do mesmo sexo e compartilham os genes e as caraterísticas físicas. “Este é um caso excecional de gémeos semi-idênticos”, indicou o professor Nicholas Fisk, responsável pela equipa que acompanhou a mãe e os gémeos.

Esta foi a primeira vez que gémeos semi-idênticos foram identificados durante a gravidez. A descoberta foi feita logo num exame de rotina, em 2014, no hospital Royal Brisbane and Women, em Brisbane, Austrália, segundo um artigo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine.

“A ecografia feita passadas seis semanas mostrou uma única placenta e a posição da bolsa amniótica indicava que ela [a mãe] estava à espera de gémeos idênticos”, referiu o médico. Esta foi a primeira gravidez da mãe, que tinha na altura 28 anos, e teve os bebés através de parto normal.

O primeiro caso conhecido de gémeos semi-idênticos foi identificado nos Estados Unidos, em 2007.

Este tipo de casos é extremamente raro uma vez que, em princípio, implica a fecundação do mesmo embrião por dois espermatozoides, em simultâneo, e o desenvolvimento do feto conseguir proceder-se com sucesso.

Difere dos gémeos monozigóticos – que resultam da divisão do óvulo fecundado (por um único espermatozoide) em dois óvulos distintos – e dos dizigóticos – que ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados, cada um por um espermatozóide diferente, e desenvolvem-se no útero ao mesmo tempo.

Estes últimos podem ser do mesmo sexo, ou de diferentes, e não são mais parecidos do que qualquer irmão ou irmã, apesar de terem nascido juntos.

Os gémeos não-idênticos são mais comuns do que idênticos, com as mães mais velhas a serem mais propensas a ter este tipo de gravidez, porque são mais propensas a libertar mais que um óvulo durante a ovulação.

O tratamento da infertilidade, acrescentou a BBC, pode aumentar a hipótese de uma gravidez de gémeos, visto que mais do que um embrião pode ser colocado no útero.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …