Gémeos semi-idênticos. Tão raros, que só há 4 em todo o mundo

Larry Jacobsen / Flickr

Um rapaz e uma rapariga australianos, hoje com quatro anos, são o segundo caso mundial conhecido de gémeos semi-idênticos. O fenómeno em causa é raro, visto que estes embriões geralmente não sobrevivem, informou na quarta-feira a BBC.

Segundo a BBC, os gémeos semi-idênticos formam-se através de um óvulo fertilizado por dois espermatozoides antes de se começar a dividir, formando dois embriões cada um, com três séries de cromossomas (em vez dos habituais dois) – um da mãe e dois do pai. É o terceiro conjunto de cromossomas que torna difícil a sobrevivência, por ser praticamente incompatível com a vida.

De acordo com o artigo, estes embriões são quase sempre do mesmo sexo e compartilham os genes e as caraterísticas físicas. “Este é um caso excecional de gémeos semi-idênticos”, indicou o professor Nicholas Fisk, responsável pela equipa que acompanhou a mãe e os gémeos.

Esta foi a primeira vez que gémeos semi-idênticos foram identificados durante a gravidez. A descoberta foi feita logo num exame de rotina, em 2014, no hospital Royal Brisbane and Women, em Brisbane, Austrália, segundo um artigo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine.

“A ecografia feita passadas seis semanas mostrou uma única placenta e a posição da bolsa amniótica indicava que ela [a mãe] estava à espera de gémeos idênticos”, referiu o médico. Esta foi a primeira gravidez da mãe, que tinha na altura 28 anos, e teve os bebés através de parto normal.

O primeiro caso conhecido de gémeos semi-idênticos foi identificado nos Estados Unidos, em 2007.

Este tipo de casos é extremamente raro uma vez que, em princípio, implica a fecundação do mesmo embrião por dois espermatozoides, em simultâneo, e o desenvolvimento do feto conseguir proceder-se com sucesso.

Difere dos gémeos monozigóticos – que resultam da divisão do óvulo fecundado (por um único espermatozoide) em dois óvulos distintos – e dos dizigóticos – que ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados, cada um por um espermatozóide diferente, e desenvolvem-se no útero ao mesmo tempo.

Estes últimos podem ser do mesmo sexo, ou de diferentes, e não são mais parecidos do que qualquer irmão ou irmã, apesar de terem nascido juntos.

Os gémeos não-idênticos são mais comuns do que idênticos, com as mães mais velhas a serem mais propensas a ter este tipo de gravidez, porque são mais propensas a libertar mais que um óvulo durante a ovulação.

O tratamento da infertilidade, acrescentou a BBC, pode aumentar a hipótese de uma gravidez de gémeos, visto que mais do que um embrião pode ser colocado no útero.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …