Gémeos semi-idênticos. Tão raros, que só há 4 em todo o mundo

Larry Jacobsen / Flickr

Um rapaz e uma rapariga australianos, hoje com quatro anos, são o segundo caso mundial conhecido de gémeos semi-idênticos. O fenómeno em causa é raro, visto que estes embriões geralmente não sobrevivem, informou na quarta-feira a BBC.

Segundo a BBC, os gémeos semi-idênticos formam-se através de um óvulo fertilizado por dois espermatozoides antes de se começar a dividir, formando dois embriões cada um, com três séries de cromossomas (em vez dos habituais dois) – um da mãe e dois do pai. É o terceiro conjunto de cromossomas que torna difícil a sobrevivência, por ser praticamente incompatível com a vida.

De acordo com o artigo, estes embriões são quase sempre do mesmo sexo e compartilham os genes e as caraterísticas físicas. “Este é um caso excecional de gémeos semi-idênticos”, indicou o professor Nicholas Fisk, responsável pela equipa que acompanhou a mãe e os gémeos.

Esta foi a primeira vez que gémeos semi-idênticos foram identificados durante a gravidez. A descoberta foi feita logo num exame de rotina, em 2014, no hospital Royal Brisbane and Women, em Brisbane, Austrália, segundo um artigo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine.

“A ecografia feita passadas seis semanas mostrou uma única placenta e a posição da bolsa amniótica indicava que ela [a mãe] estava à espera de gémeos idênticos”, referiu o médico. Esta foi a primeira gravidez da mãe, que tinha na altura 28 anos, e teve os bebés através de parto normal.

O primeiro caso conhecido de gémeos semi-idênticos foi identificado nos Estados Unidos, em 2007.

Este tipo de casos é extremamente raro uma vez que, em princípio, implica a fecundação do mesmo embrião por dois espermatozoides, em simultâneo, e o desenvolvimento do feto conseguir proceder-se com sucesso.

Difere dos gémeos monozigóticos – que resultam da divisão do óvulo fecundado (por um único espermatozoide) em dois óvulos distintos – e dos dizigóticos – que ocorrem quando dois óvulos separados são fertilizados, cada um por um espermatozóide diferente, e desenvolvem-se no útero ao mesmo tempo.

Estes últimos podem ser do mesmo sexo, ou de diferentes, e não são mais parecidos do que qualquer irmão ou irmã, apesar de terem nascido juntos.

Os gémeos não-idênticos são mais comuns do que idênticos, com as mães mais velhas a serem mais propensas a ter este tipo de gravidez, porque são mais propensas a libertar mais que um óvulo durante a ovulação.

O tratamento da infertilidade, acrescentou a BBC, pode aumentar a hipótese de uma gravidez de gémeos, visto que mais do que um embrião pode ser colocado no útero.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …