Gelo da Antártida pode esconder lago gigantesco com formas de vida ancestrais

Há sinais de que existe um lago enorme debaixo do gelo da Antártida, o que a comprovar-se significará que pode abrigar formas de vida únicas e ancestrais que se tenham mantido intactas durante milhões de anos.

Estas são as expectativas e as pistas que uma equipa de investigadores está a seguir depois de imagens de satélite terem revelado sulcos na superfície do gelo.

“Vimos estes canais estranhos e lineares na superfície e estamos a deduzir que estão acima de enormes e longos canais de mil quilómetros e que há também um grande lago sub-glacial”, explica Martin Siegert, investigador do Imperial College London e membro da equipa envolvida na investigação, em declarações ao New Scientist.

No início do ano foi notícia a descoberta de um desfiladeiro maior do que o famoso Grand Canyon, dos EUA, na zona da Antártida próxima da região conhecida como Princess Elizabeth Land. Os investigadores acreditam agora, que esse desfiladeiro faz parte de um lago com 100 quilómetros de comprimento e 10 quilómetros de largura e canais que se estendem por cerca de mil quilómetros.

Estes dados foram apresentados no encontro da União Europeia de Geociências, que decorreu em Viena, Áustria, na semana passada.

Os investigadores esperam agora, cruzar estes dados com as informações recolhidas por cientistas da China e dos EUA, com recurso a um radar que penetra no gelo, para confirmar definitivamente a existência deste lago gigantesco.

O próximo passo será estudar a sua biologia na expectativa de encontrar formas de vida ancestrais, preservadas no tempo, sem qualquer mutação, pelo gelo.

O facto de o lago ter uma localização acessível, situando-se a cerca de 100 quilómetros de uma estação de pesquisa na Antártida, facilitará a investigação em torno da sua biodiversidade.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …