Gelo da Antártida pode esconder lago gigantesco com formas de vida ancestrais

Há sinais de que existe um lago enorme debaixo do gelo da Antártida, o que a comprovar-se significará que pode abrigar formas de vida únicas e ancestrais que se tenham mantido intactas durante milhões de anos.

Estas são as expectativas e as pistas que uma equipa de investigadores está a seguir depois de imagens de satélite terem revelado sulcos na superfície do gelo.

“Vimos estes canais estranhos e lineares na superfície e estamos a deduzir que estão acima de enormes e longos canais de mil quilómetros e que há também um grande lago sub-glacial”, explica Martin Siegert, investigador do Imperial College London e membro da equipa envolvida na investigação, em declarações ao New Scientist.

No início do ano foi notícia a descoberta de um desfiladeiro maior do que o famoso Grand Canyon, dos EUA, na zona da Antártida próxima da região conhecida como Princess Elizabeth Land. Os investigadores acreditam agora, que esse desfiladeiro faz parte de um lago com 100 quilómetros de comprimento e 10 quilómetros de largura e canais que se estendem por cerca de mil quilómetros.

Estes dados foram apresentados no encontro da União Europeia de Geociências, que decorreu em Viena, Áustria, na semana passada.

Os investigadores esperam agora, cruzar estes dados com as informações recolhidas por cientistas da China e dos EUA, com recurso a um radar que penetra no gelo, para confirmar definitivamente a existência deste lago gigantesco.

O próximo passo será estudar a sua biologia na expectativa de encontrar formas de vida ancestrais, preservadas no tempo, sem qualquer mutação, pelo gelo.

O facto de o lago ter uma localização acessível, situando-se a cerca de 100 quilómetros de uma estação de pesquisa na Antártida, facilitará a investigação em torno da sua biodiversidade.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …