Gelo da Antártida pode esconder lago gigantesco com formas de vida ancestrais

Há sinais de que existe um lago enorme debaixo do gelo da Antártida, o que a comprovar-se significará que pode abrigar formas de vida únicas e ancestrais que se tenham mantido intactas durante milhões de anos.

Estas são as expectativas e as pistas que uma equipa de investigadores está a seguir depois de imagens de satélite terem revelado sulcos na superfície do gelo.

“Vimos estes canais estranhos e lineares na superfície e estamos a deduzir que estão acima de enormes e longos canais de mil quilómetros e que há também um grande lago sub-glacial”, explica Martin Siegert, investigador do Imperial College London e membro da equipa envolvida na investigação, em declarações ao New Scientist.

No início do ano foi notícia a descoberta de um desfiladeiro maior do que o famoso Grand Canyon, dos EUA, na zona da Antártida próxima da região conhecida como Princess Elizabeth Land. Os investigadores acreditam agora, que esse desfiladeiro faz parte de um lago com 100 quilómetros de comprimento e 10 quilómetros de largura e canais que se estendem por cerca de mil quilómetros.

Estes dados foram apresentados no encontro da União Europeia de Geociências, que decorreu em Viena, Áustria, na semana passada.

Os investigadores esperam agora, cruzar estes dados com as informações recolhidas por cientistas da China e dos EUA, com recurso a um radar que penetra no gelo, para confirmar definitivamente a existência deste lago gigantesco.

O próximo passo será estudar a sua biologia na expectativa de encontrar formas de vida ancestrais, preservadas no tempo, sem qualquer mutação, pelo gelo.

O facto de o lago ter uma localização acessível, situando-se a cerca de 100 quilómetros de uma estação de pesquisa na Antártida, facilitará a investigação em torno da sua biodiversidade.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …