Poderá haver um buraco maior que o “Grand Canyon” escondido na Antártida

Um grande e desconhecido desfiladeiro, semelhante ao norte-americano Grand Canyon, pode estar escondido por baixo do gelo da Antártida.

Os sinais da sua presença foram percebidos pela forma que a superfície da Antártida apresenta, especialmente numa região inexplorada conhecida por Princess Elizabeth Land, avança a BBC.

Há neste momento uma investigação a decorrer e, caso esta teoria seja realmente confirmada, o desfiladeiro pode ter cerca de mil quilómetros de comprimento e, em algumas áreas, até um quilómetro de profundidade.

Estas dimensões fariam com que ultrapassasse o já conhecido Grand Canyon, situado no estado do Arizona, Estados Unidos.

“Com base no conhecimento que temos de outras áreas da Antártida, sabemos que a forma que o gelo assume na superfície está obviamente dependente daquilo que existe por baixo dele. O gelo flui a partir dessas formações”, explicou Stewart Jamieson, investigador da Universidade de Durham, no Reino Unido.

“Quando observamos Princess Elizabeth Land a partir dos dados transmitidos por satélite, parecem existir algumas características na superfície que nos fazem lembrar muito um desfiladeiro”, continua.

“Nós traçamos essas formações desde o centro de Princess Elizabeth Land até à costa, no sentido norte. Trata-se de um sistema bastante substancial”, afirmou.

Há ainda a suspeita de que este desfiladeiro possa estar ligado a um lago subglacial, também desconhecido, que pode cobrir uma área de até 1,250 quilómetros quadrados.

Esta interpretação tem por base algumas informações de radares, que conseguem ver através das camadas de gelo.

Segundo Martin Siegert, professor da Imperial College London que também faz parte da equipa, as suspeitas parecem ser bastantes consistentes.

“Descobrir um novo abismo gigantesco capaz de superar o Grand Canyon é uma perspetiva tentadora”, afirmou.

“Geocientistas estão a fazer experiências para confirmar aquilo que nós vimos nos dados iniciais, e esperamos anunciar a nossa descoberta no encontro do ICECAP2 no final de 2016”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Talvez num tempo não muito longínquo tudo isso venha a ser descoberto para mal da humanidade será já talvez um sinal do fim desta; pode ser que um dia o planeta venha a ser explorado por outros possíveis habitantes do universo e nessa altura chegarão à conclusão que também já este planeta foi habitado ao encontrarem por cá vestígios de vida.

  2. Sim vamos todos acreditar no que nos dizem só por que dizem. Ondem estão provas factuais deste acontecimento? Vamos começar de forma mais simples já alguém aqui viu uma fotografia real da Antartica? Melhor ainda, Sabe aqui alguem que se um cidadão deste planalto tentar entrar naquelas terras é imediatamente abatido? Sabe aqui alguém que já se faz exploração mineira, petrolífera e de outros tantos recursos nesse local desde a expedição Alemã que partiu dos açores em 1938? Tudo isso é ocultado para garantir que se promove a escassez no resto do planalto. Um pouco como a lei da fome da altura de sal azar(conglomerado industrial e famílias ditas nobres) que promovia a escassez nos campos para o povo vir para a cidade e ser explorado umas quantas gerações até depois ser descartado. Existe mais terra do que aquela que nos querem por á frente dos olhos através de mapas compostos de desenhos animados surrealistas.

RESPONDER

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …