Poderá haver um buraco maior que o “Grand Canyon” escondido na Antártida

Um grande e desconhecido desfiladeiro, semelhante ao norte-americano Grand Canyon, pode estar escondido por baixo do gelo da Antártida.

Os sinais da sua presença foram percebidos pela forma que a superfície da Antártida apresenta, especialmente numa região inexplorada conhecida por Princess Elizabeth Land, avança a BBC.

Há neste momento uma investigação a decorrer e, caso esta teoria seja realmente confirmada, o desfiladeiro pode ter cerca de mil quilómetros de comprimento e, em algumas áreas, até um quilómetro de profundidade.

Estas dimensões fariam com que ultrapassasse o já conhecido Grand Canyon, situado no estado do Arizona, Estados Unidos.

“Com base no conhecimento que temos de outras áreas da Antártida, sabemos que a forma que o gelo assume na superfície está obviamente dependente daquilo que existe por baixo dele. O gelo flui a partir dessas formações”, explicou Stewart Jamieson, investigador da Universidade de Durham, no Reino Unido.

“Quando observamos Princess Elizabeth Land a partir dos dados transmitidos por satélite, parecem existir algumas características na superfície que nos fazem lembrar muito um desfiladeiro”, continua.

“Nós traçamos essas formações desde o centro de Princess Elizabeth Land até à costa, no sentido norte. Trata-se de um sistema bastante substancial”, afirmou.

Há ainda a suspeita de que este desfiladeiro possa estar ligado a um lago subglacial, também desconhecido, que pode cobrir uma área de até 1,250 quilómetros quadrados.

Esta interpretação tem por base algumas informações de radares, que conseguem ver através das camadas de gelo.

Segundo Martin Siegert, professor da Imperial College London que também faz parte da equipa, as suspeitas parecem ser bastantes consistentes.

“Descobrir um novo abismo gigantesco capaz de superar o Grand Canyon é uma perspetiva tentadora”, afirmou.

“Geocientistas estão a fazer experiências para confirmar aquilo que nós vimos nos dados iniciais, e esperamos anunciar a nossa descoberta no encontro do ICECAP2 no final de 2016”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Talvez num tempo não muito longínquo tudo isso venha a ser descoberto para mal da humanidade será já talvez um sinal do fim desta; pode ser que um dia o planeta venha a ser explorado por outros possíveis habitantes do universo e nessa altura chegarão à conclusão que também já este planeta foi habitado ao encontrarem por cá vestígios de vida.

  2. Sim vamos todos acreditar no que nos dizem só por que dizem. Ondem estão provas factuais deste acontecimento? Vamos começar de forma mais simples já alguém aqui viu uma fotografia real da Antartica? Melhor ainda, Sabe aqui alguem que se um cidadão deste planalto tentar entrar naquelas terras é imediatamente abatido? Sabe aqui alguém que já se faz exploração mineira, petrolífera e de outros tantos recursos nesse local desde a expedição Alemã que partiu dos açores em 1938? Tudo isso é ocultado para garantir que se promove a escassez no resto do planalto. Um pouco como a lei da fome da altura de sal azar(conglomerado industrial e famílias ditas nobres) que promovia a escassez nos campos para o povo vir para a cidade e ser explorado umas quantas gerações até depois ser descartado. Existe mais terra do que aquela que nos querem por á frente dos olhos através de mapas compostos de desenhos animados surrealistas.

RESPONDER

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …