Poderá haver um buraco maior que o “Grand Canyon” escondido na Antártida

Um grande e desconhecido desfiladeiro, semelhante ao norte-americano Grand Canyon, pode estar escondido por baixo do gelo da Antártida.

Os sinais da sua presença foram percebidos pela forma que a superfície da Antártida apresenta, especialmente numa região inexplorada conhecida por Princess Elizabeth Land, avança a BBC.

Há neste momento uma investigação a decorrer e, caso esta teoria seja realmente confirmada, o desfiladeiro pode ter cerca de mil quilómetros de comprimento e, em algumas áreas, até um quilómetro de profundidade.

Estas dimensões fariam com que ultrapassasse o já conhecido Grand Canyon, situado no estado do Arizona, Estados Unidos.

“Com base no conhecimento que temos de outras áreas da Antártida, sabemos que a forma que o gelo assume na superfície está obviamente dependente daquilo que existe por baixo dele. O gelo flui a partir dessas formações”, explicou Stewart Jamieson, investigador da Universidade de Durham, no Reino Unido.

“Quando observamos Princess Elizabeth Land a partir dos dados transmitidos por satélite, parecem existir algumas características na superfície que nos fazem lembrar muito um desfiladeiro”, continua.

“Nós traçamos essas formações desde o centro de Princess Elizabeth Land até à costa, no sentido norte. Trata-se de um sistema bastante substancial”, afirmou.

Há ainda a suspeita de que este desfiladeiro possa estar ligado a um lago subglacial, também desconhecido, que pode cobrir uma área de até 1,250 quilómetros quadrados.

Esta interpretação tem por base algumas informações de radares, que conseguem ver através das camadas de gelo.

Segundo Martin Siegert, professor da Imperial College London que também faz parte da equipa, as suspeitas parecem ser bastantes consistentes.

“Descobrir um novo abismo gigantesco capaz de superar o Grand Canyon é uma perspetiva tentadora”, afirmou.

“Geocientistas estão a fazer experiências para confirmar aquilo que nós vimos nos dados iniciais, e esperamos anunciar a nossa descoberta no encontro do ICECAP2 no final de 2016”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Talvez num tempo não muito longínquo tudo isso venha a ser descoberto para mal da humanidade será já talvez um sinal do fim desta; pode ser que um dia o planeta venha a ser explorado por outros possíveis habitantes do universo e nessa altura chegarão à conclusão que também já este planeta foi habitado ao encontrarem por cá vestígios de vida.

  2. Sim vamos todos acreditar no que nos dizem só por que dizem. Ondem estão provas factuais deste acontecimento? Vamos começar de forma mais simples já alguém aqui viu uma fotografia real da Antartica? Melhor ainda, Sabe aqui alguem que se um cidadão deste planalto tentar entrar naquelas terras é imediatamente abatido? Sabe aqui alguém que já se faz exploração mineira, petrolífera e de outros tantos recursos nesse local desde a expedição Alemã que partiu dos açores em 1938? Tudo isso é ocultado para garantir que se promove a escassez no resto do planalto. Um pouco como a lei da fome da altura de sal azar(conglomerado industrial e famílias ditas nobres) que promovia a escassez nos campos para o povo vir para a cidade e ser explorado umas quantas gerações até depois ser descartado. Existe mais terra do que aquela que nos querem por á frente dos olhos através de mapas compostos de desenhos animados surrealistas.

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …