Cientistas criam gel que cura as feridas dos diabéticos três vezes mais rápido

O novo gel ajuda a reduzir a reincidência das feridas e o risco de amputações de membros.

Uma equipa de cientistas da National University of Singapore (NUS) desenvolveu um inovador gel magnético destinado a acelerar o processo de cicatrização de feridas em pacientes diabéticos.

O estudo publicado na Advanced Materials descreve um tratamento que não só promete uma recuperação mais rápida, como também visa reduzir a probabilidade de reincidência de feridas e, consequentemente, de amputações de membros.

Os diabéticos frequentemente lutam contra processos naturais de cicatrização de feridas deficientes, levando a feridas persistentes que podem resultar em infeções graves e até amputação de membros. A inovação da NUS é um gel que contém células da pele para cura e partículas magnéticas, aplicado através de uma ligadura pré-carregada.

Um dispositivo magnético externo sem fios é usado para estimular as células da pele e acelerar o processo de cicatrização. Testes de laboratório mostraram que o tratamento cura feridas diabéticas cerca de três vezes mais rápido do que as abordagens convencionais, escreve o SciTech Daily.

“O nosso gel aborda múltiplos fatores críticos associados a feridas diabéticas, como a gestão dos níveis elevados de glucose na área da ferida, a ativação de células da pele dormentes, a restauração de vasos sanguíneos danificados e a reparação da rede vascular interrompida dentro da ferida,” explicou Andy Tay, líder da equipa de pesquisa.

O tratamento pode ser uma mudança de paradigma no tratamento de feridas, especialmente considerando que mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes. Atualmente, entre 9,1 a 26,1 milhões de casos de úlceras nos pés diabéticos são registados globalmente por ano.

Estão a ser conduzidos mais testes para refinar ainda mais o gel magnético de cicatrização de feridas, e a equipa está também a colaborar com um parceiro clínico para testar a eficácia do gel em tecidos humanos diabéticos.

“Esta é uma grande evolução no cuidado ativo de feridas. O nosso objetivo é fornecer uma solução de cicatrização de feridas eficaz e conveniente que melhore os resultados para milhões de pessoas em todo o mundo”, concluiu Tay.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.