Géiser de Yellowstone bateu o recorde de erupções (e não se sabe porquê)

A fonte termal ativa mais alta do mundo, que se localiza no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entrou em erupção mais vezes em 2019 do que em qualquer outro ano.

O géiser Steamboat, que pode lançar água a mais de 90 metros de altura, entrou em erupção pelo menos 45 vezes este ano, ultrapassando os 32 registados no ano passado. Nos três anos anteriores, a fonte térmica não registou nenhuma atividade. Assim, segundo o Serviço de Parques Nacionais, o géiser está num período estranhamente ativo, surpreendendo cientistas e visitantes.

“Na década de 1960, houve outro período em que ocorreram mais de 20 erupções por ano”, disse Erin White, hidrologista do Parque Nacional que ressalta que, antes, os períodos de latência tinham mais de 50 anos, em declarações à NPR.

Em relação ao aumento da atividade da fonte térmica, que começou há vários meses, cientistas do Programa de Riscos Vulcânicos do US Geological Survey apontaram que isso não significa que exista um risco relacionado com o supervulcão de Yellowstone.

No entanto, há muito que os especialistas ainda conhecem pouco sobre a operação dos géiseres, especialmente em relação aos seus ciclos de erupção e porque é que param de tempos a tempos.

Devido às erupções peculiares desta primavera, o Steamboat tornou-se o centro das atenções de um grande número de turistas nos últimos anos. “A nossa hipótese da razão é que o Steamboat é um géiser tão grande e tão alto que a água fica armazenada numa maior profundidade. Quanto mais profunda a água é armazenada, mais energia pode ter. E quanto mais energia, maior a erupção“, explicou Michael Manga, da Universidade da Califórnia.

O Steamboat localiza-se dentro do sistema Caldeira de Yellowstone, um supervulcão do tamanho de Rhode Island. Este supervulcão produz as famosas fontes termais no parque. A última erupção do supervulcão de Yellowstone ocorreu há 630 mil anos e a próxima poderá ocorrer daqui a centenas a dezenas de milhares de anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …