Géiser de Yellowstone bateu o recorde de erupções (e não se sabe porquê)

A fonte termal ativa mais alta do mundo, que se localiza no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entrou em erupção mais vezes em 2019 do que em qualquer outro ano.

O géiser Steamboat, que pode lançar água a mais de 90 metros de altura, entrou em erupção pelo menos 45 vezes este ano, ultrapassando os 32 registados no ano passado. Nos três anos anteriores, a fonte térmica não registou nenhuma atividade. Assim, segundo o Serviço de Parques Nacionais, o géiser está num período estranhamente ativo, surpreendendo cientistas e visitantes.

“Na década de 1960, houve outro período em que ocorreram mais de 20 erupções por ano”, disse Erin White, hidrologista do Parque Nacional que ressalta que, antes, os períodos de latência tinham mais de 50 anos, em declarações à NPR.

Em relação ao aumento da atividade da fonte térmica, que começou há vários meses, cientistas do Programa de Riscos Vulcânicos do US Geological Survey apontaram que isso não significa que exista um risco relacionado com o supervulcão de Yellowstone.

No entanto, há muito que os especialistas ainda conhecem pouco sobre a operação dos géiseres, especialmente em relação aos seus ciclos de erupção e porque é que param de tempos a tempos.

Devido às erupções peculiares desta primavera, o Steamboat tornou-se o centro das atenções de um grande número de turistas nos últimos anos. “A nossa hipótese da razão é que o Steamboat é um géiser tão grande e tão alto que a água fica armazenada numa maior profundidade. Quanto mais profunda a água é armazenada, mais energia pode ter. E quanto mais energia, maior a erupção“, explicou Michael Manga, da Universidade da Califórnia.

O Steamboat localiza-se dentro do sistema Caldeira de Yellowstone, um supervulcão do tamanho de Rhode Island. Este supervulcão produz as famosas fontes termais no parque. A última erupção do supervulcão de Yellowstone ocorreu há 630 mil anos e a próxima poderá ocorrer daqui a centenas a dezenas de milhares de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …