Geeks fizeram no Twitter o “que a Proteção Civil devia fazer” durante o Leslie

Paulo Novais / EPA

Um grupo de voluntários, “geeks de informática” que não se conhecem, utilizaram uma conta do Twitter para prestar informação à população durante a tempestade Leslie, que levou à ruptura de comunicações em muitos locais, fazendo o “que a Protecção Civil devia fazer”.

A conta do Twitter denominada VOST Portugal – Voluntários Digitais em Situações de Emergência – foi criada na passada sexta-feira, impulsionada pela tempestade Leslie, com o intuito de ajudar as pessoas a obterem informações úteis.

Entre sexta-feira, dia 12 de Outubro, e domingo, 14, “não dormiram”, “intercalando pequenas sestas”, como conta ao Diário de Notícias (DN) o estudante do Mestrado de Informática, Duarte Sousa, de 22 anos, e um dos elementos que integra este grupo que se juntou no Twitter.

Fizeram, durante a tempestade Leslie, “aquilo que a Protecção Civil devia fazer”, explica ao DN o co-fundador do VOST Portugal, Jorge Gomes, um empresário de Alvor, no Algarve, com 48 anos.

O DN salienta que este grupo de “geeks de informática, muitos deles ainda estudantes”, partilhou, durante as horas da tempestade Leslie, informação relevante sobre as estradas cortadas, os transportes públicos suprimidos, a velocidade do vento ou os locais mais afectados.

“Houve situações dramáticas“, relata ao DN Jorge Gomes, notando que alguém contactou o grupo “por mensagem privada porque não conseguia saber se os pais estavam bem”, devido à ausência de comunicações. “Conseguimos, através de um tweet, que alguém fosse a essa freguesia da Figueira da Foz perceber se os senhores estavam bem. E estão”, sublinha.

https://twitter.com/VOSTPT/status/1051804303856406529

Estes seis “geeks” que fazem Serviço Público via Twitter “não se conhecem” e “comunicam por um servidor utilizado em jogos online“. Cruzam dados de várias fontes de informação, incluindo órgãos de comunicação social e grupos de Facebook, e até “um submundo de geeks da meteorologia”, como refere Jorge Gomes.

Funcionamos um pouco à portuguesa, temos esta coisa boa, ligamos para alguém que conhece alguém e que por sua vez conhece outra pessoa e vai-se buscar a informação que precisamos”, conta o empresário algarvio ao DN.

“O objectivo da VOST Portugal é que a Protecção Civil arranje uma equipa que faça o que nós fazemos”, diz Jorge Gomes, lamentando que não há “vontade política” para melhorar a forma de comunicar da entidade.

“Não temos ninguém [na Protecção Civil] que seja competente e deste Século”, critica o empresário, reforçando que “proteger também é informar“.

A VOST Portugal já vai em mais de 5 mil seguidores, enquanto o perfil da Autoridade Nacional de Protecção Civil tem menos de 3.700 seguidores.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A mim nunca chegaria a informação! Não ponho em causa a utilizade e o voluntarismo do grupo, mas caso a tempestade tivesse passado com força na região/cidade onde habito, continuaria sem a informação. Simplesmente porque não uso “redes sociais”!

  2. Sem colocar em causa o voluntarismo e altruísmo a coisa correu tão bem que eu soube da façanha por aqui! Seria relevante saber quantas seguidores tem a referida conta!

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …