Geeks fizeram no Twitter o “que a Proteção Civil devia fazer” durante o Leslie

Paulo Novais / EPA

Um grupo de voluntários, “geeks de informática” que não se conhecem, utilizaram uma conta do Twitter para prestar informação à população durante a tempestade Leslie, que levou à ruptura de comunicações em muitos locais, fazendo o “que a Protecção Civil devia fazer”.

A conta do Twitter denominada VOST Portugal – Voluntários Digitais em Situações de Emergência – foi criada na passada sexta-feira, impulsionada pela tempestade Leslie, com o intuito de ajudar as pessoas a obterem informações úteis.

Entre sexta-feira, dia 12 de Outubro, e domingo, 14, “não dormiram”, “intercalando pequenas sestas”, como conta ao Diário de Notícias (DN) o estudante do Mestrado de Informática, Duarte Sousa, de 22 anos, e um dos elementos que integra este grupo que se juntou no Twitter.

Fizeram, durante a tempestade Leslie, “aquilo que a Protecção Civil devia fazer”, explica ao DN o co-fundador do VOST Portugal, Jorge Gomes, um empresário de Alvor, no Algarve, com 48 anos.

O DN salienta que este grupo de “geeks de informática, muitos deles ainda estudantes”, partilhou, durante as horas da tempestade Leslie, informação relevante sobre as estradas cortadas, os transportes públicos suprimidos, a velocidade do vento ou os locais mais afectados.

“Houve situações dramáticas“, relata ao DN Jorge Gomes, notando que alguém contactou o grupo “por mensagem privada porque não conseguia saber se os pais estavam bem”, devido à ausência de comunicações. “Conseguimos, através de um tweet, que alguém fosse a essa freguesia da Figueira da Foz perceber se os senhores estavam bem. E estão”, sublinha.

https://twitter.com/VOSTPT/status/1051804303856406529

Estes seis “geeks” que fazem Serviço Público via Twitter “não se conhecem” e “comunicam por um servidor utilizado em jogos online“. Cruzam dados de várias fontes de informação, incluindo órgãos de comunicação social e grupos de Facebook, e até “um submundo de geeks da meteorologia”, como refere Jorge Gomes.

Funcionamos um pouco à portuguesa, temos esta coisa boa, ligamos para alguém que conhece alguém e que por sua vez conhece outra pessoa e vai-se buscar a informação que precisamos”, conta o empresário algarvio ao DN.

“O objectivo da VOST Portugal é que a Protecção Civil arranje uma equipa que faça o que nós fazemos”, diz Jorge Gomes, lamentando que não há “vontade política” para melhorar a forma de comunicar da entidade.

“Não temos ninguém [na Protecção Civil] que seja competente e deste Século”, critica o empresário, reforçando que “proteger também é informar“.

A VOST Portugal já vai em mais de 5 mil seguidores, enquanto o perfil da Autoridade Nacional de Protecção Civil tem menos de 3.700 seguidores.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A mim nunca chegaria a informação! Não ponho em causa a utilizade e o voluntarismo do grupo, mas caso a tempestade tivesse passado com força na região/cidade onde habito, continuaria sem a informação. Simplesmente porque não uso “redes sociais”!

  2. Sem colocar em causa o voluntarismo e altruísmo a coisa correu tão bem que eu soube da façanha por aqui! Seria relevante saber quantas seguidores tem a referida conta!

RESPONDER

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …