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Geeks fizeram no Twitter o “que a Proteção Civil devia fazer” durante o Leslie

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Paulo Novais / EPA

Um grupo de voluntários, “geeks de informática” que não se conhecem, utilizaram uma conta do Twitter para prestar informação à população durante a tempestade Leslie, que levou à ruptura de comunicações em muitos locais, fazendo o “que a Protecção Civil devia fazer”.

A conta do Twitter denominada VOST Portugal – Voluntários Digitais em Situações de Emergência – foi criada na passada sexta-feira, impulsionada pela tempestade Leslie, com o intuito de ajudar as pessoas a obterem informações úteis.

Entre sexta-feira, dia 12 de Outubro, e domingo, 14, “não dormiram”, “intercalando pequenas sestas”, como conta ao Diário de Notícias (DN) o estudante do Mestrado de Informática, Duarte Sousa, de 22 anos, e um dos elementos que integra este grupo que se juntou no Twitter.

Fizeram, durante a tempestade Leslie, “aquilo que a Protecção Civil devia fazer”, explica ao DN o co-fundador do VOST Portugal, Jorge Gomes, um empresário de Alvor, no Algarve, com 48 anos.

O DN salienta que este grupo de “geeks de informática, muitos deles ainda estudantes”, partilhou, durante as horas da tempestade Leslie, informação relevante sobre as estradas cortadas, os transportes públicos suprimidos, a velocidade do vento ou os locais mais afectados.

“Houve situações dramáticas“, relata ao DN Jorge Gomes, notando que alguém contactou o grupo “por mensagem privada porque não conseguia saber se os pais estavam bem”, devido à ausência de comunicações. “Conseguimos, através de um tweet, que alguém fosse a essa freguesia da Figueira da Foz perceber se os senhores estavam bem. E estão”, sublinha.

https://twitter.com/VOSTPT/status/1051804303856406529

Estes seis “geeks” que fazem Serviço Público via Twitter “não se conhecem” e “comunicam por um servidor utilizado em jogos online“. Cruzam dados de várias fontes de informação, incluindo órgãos de comunicação social e grupos de Facebook, e até “um submundo de geeks da meteorologia”, como refere Jorge Gomes.

Funcionamos um pouco à portuguesa, temos esta coisa boa, ligamos para alguém que conhece alguém e que por sua vez conhece outra pessoa e vai-se buscar a informação que precisamos”, conta o empresário algarvio ao DN.

“O objectivo da VOST Portugal é que a Protecção Civil arranje uma equipa que faça o que nós fazemos”, diz Jorge Gomes, lamentando que não há “vontade política” para melhorar a forma de comunicar da entidade.

“Não temos ninguém [na Protecção Civil] que seja competente e deste Século”, critica o empresário, reforçando que “proteger também é informar“.

A VOST Portugal já vai em mais de 5 mil seguidores, enquanto o perfil da Autoridade Nacional de Protecção Civil tem menos de 3.700 seguidores.

ZAP //

4 Comments

  1. A mim nunca chegaria a informação! Não ponho em causa a utilizade e o voluntarismo do grupo, mas caso a tempestade tivesse passado com força na região/cidade onde habito, continuaria sem a informação. Simplesmente porque não uso “redes sociais”!

  2. Sem colocar em causa o voluntarismo e altruísmo a coisa correu tão bem que eu soube da façanha por aqui! Seria relevante saber quantas seguidores tem a referida conta!

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