Gastos do Estado com advogados aumentaram 63% num ano

O Estado assinou contratos de 21,7 milhões de euros com escritórios de advogados em 2018, um valor que representa um aumento de 63,1% face aos gastos de 2017.

Estes dados são divulgados pelo Jornal de Negócios com base nos contratos públicos publicados no portal Base, constituindo o valor mais elevado de gastos efectuados com serviços jurídicos nos últimos seis anos.

Todavia, é preciso notar que em 2018 foram publicados 547 contratos, enquanto que em 2012, tinham sido registados apenas 257, num total de 10,9 milhões de euros.

Certo é o aumento verificado em 2018 face a 2017, com os gastos do Estado com a aquisição de serviços de consultoria jurídica a subirem 63,1%, situando-se nos 21,7 milhões de euros.

Dos 547 contratos celebrados em 2018, 459 foram efectuados por ajuste directo.

O valor global dos gastos do ano passado representa quase o total do valor pago pelo Estado entre 2008 e 2010.

O Banco de Portugal é a entidade pública que mais gastou com escritórios de advogados em 2018, precisamente 5,1 milhões de euros.

O contrato mais elevado assinado pela entidade supervisora, com o escritório Vasco Vieira de Almeida, foi de 4,85 milhões de euros respeitando ao processo de resolução do BES e à consequente venda do Novo Banco, bem como à defesa do Banco de Portugal nas diversas acções judiciais cíveis e administrativas de que foi alvo.

De notar ainda que as Câmaras do Seixal e de Lisboa registaram gastos com advogados acima do meio milhão de euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …

Novos documentos revelam falhas na gestão inicial do surto de covid-19 na China

A China difundiu dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto do novo coronavírus sugeriam e tardou em confirmar casos já diagnosticados, segundo documentos internos das autoridades citados pela cadeia televisiva norte-americana CNN. As …