Gastos do Estado com advogados aumentaram 63% num ano

O Estado assinou contratos de 21,7 milhões de euros com escritórios de advogados em 2018, um valor que representa um aumento de 63,1% face aos gastos de 2017.

Estes dados são divulgados pelo Jornal de Negócios com base nos contratos públicos publicados no portal Base, constituindo o valor mais elevado de gastos efectuados com serviços jurídicos nos últimos seis anos.

Todavia, é preciso notar que em 2018 foram publicados 547 contratos, enquanto que em 2012, tinham sido registados apenas 257, num total de 10,9 milhões de euros.

Certo é o aumento verificado em 2018 face a 2017, com os gastos do Estado com a aquisição de serviços de consultoria jurídica a subirem 63,1%, situando-se nos 21,7 milhões de euros.

Dos 547 contratos celebrados em 2018, 459 foram efectuados por ajuste directo.

O valor global dos gastos do ano passado representa quase o total do valor pago pelo Estado entre 2008 e 2010.

O Banco de Portugal é a entidade pública que mais gastou com escritórios de advogados em 2018, precisamente 5,1 milhões de euros.

O contrato mais elevado assinado pela entidade supervisora, com o escritório Vasco Vieira de Almeida, foi de 4,85 milhões de euros respeitando ao processo de resolução do BES e à consequente venda do Novo Banco, bem como à defesa do Banco de Portugal nas diversas acções judiciais cíveis e administrativas de que foi alvo.

De notar ainda que as Câmaras do Seixal e de Lisboa registaram gastos com advogados acima do meio milhão de euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …