Gasolina escasseia em 9 dos 23 estados da Venezuela

Marcelo Camargo / ABr

A Venezuela, que tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, está com problemas de abastecimento de combustível, em pelo menos nove dos 23 estados, uma situação que a petrolífera estatal confirma e atribuí ao “bloqueio internacional”.

A situação é particularmente grave nos estados de Zúlia, Táchira, Barinas, Mérida, Yaracuy, Portuguesa, Trujillo, Lara e Carabobo, onde as poucas estações de serviço que ainda têm combustível registam filas quilométricas de viaturas à espera para abastecer e começam a ocorrer protestos da população, que se queixa ainda da falta de gás doméstico.

Fontes não oficiais dão conta de que a falta de gasolina é de mais de 70%, uma situação que poderia agravar-se nas próximas horas, uma vez que muitos venezuelanos aproveitam a época do Natal para saírem das suas cidades para passar as festas com familiares noutras regiões do país.

A população atribui a situação à má administração e a conflitos internos dentro da estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), empresa que, segundo analisadoras de risco, entrou recentemente em “default” (incumprimento) de pagamentos.

Segundo Iván Freites, secretário-geral do Sindicato de Trabalhadores Petrolíferos, a situação tem a ver com o facto de “80% das refinarias do país estarem paralisadas”.

“Trata-se de uma situação que denunciamos desde 2005. Não há lubrificante (óleo) nem gasolina no país. Não estamos a produzir combustível suficiente para abastecer o país”, disse aos jornalistas.

Por outro lado, a porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores das Estações de Serviço do Estado de Lara, denunciou que, além das falhas de combustível, o setor está a ser afetado, pela crise político-económica e a falta de importação de materiais e peças de reposição para viaturas.

Apenas 50% dos camiões que transportam combustível estão ao serviço. O resto não está ao serviço por falta de pneus, peças de reposição, óleos e outras coisas que as viaturas necessitam”, disse Azália Colmenárez, aos jornalistas.

Entretanto, através do Twitter, a estatal PDVSA confirmou a situação que atribuiu a sanções internacionais e ao bloqueio contra a Venezuela.

Segundo a PDVSA, estão a ser feitos esforços para restabelecer urgentemente o abastecimento de combustível no país.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …