Gasolina aumenta 6.000% na Venezuela (e Maduro leva 4 horas a explicar)

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Nicolás Maduro anunciou ontem um aumento dos preços da gasolina primeira vez em 17 anos, o maior na história da Venezuela: de 0,013 euros para 0,85 euros por litro. A moeda nacional sofre uma desvalorização de 37% e o salário mínimo aumenta 20%.

O Presidente venezuelano falava em Caracas, no Salão Ayacucho do palácio presidencial de Miraflores, durante uma reunião de ministros, transmitida pelas rádios e televisões do país, em que fez um balanço da Agenda Económica Bolivariana para enfrentar a crise venezuelana.

Durante o discurso que durou quatro horas, Nicolás Maduro justificou este aumento do preço dos combustíveis com a necessidade do Estado não poder subsidiar a totalidade dos custos de produção, já que a petrolífera estatal e o Governo “pagam para que os venezuelanos ponham gasolina”.

Até agora, no país que tinha “a gasolina mais barato do mundo”, era possível encher um depósito médio de gasolina super com três bolívares (0,42 euros) e uma garrafa de água de 220 cc custa 50 bolívares (7,15 euros).

De acordo com Maduro, um litro de gasolina normal passa de 0,07 bolívares para 1,00 bolívar por litro (de 0,01 euros para 0,14 euros o litro à taxa de câmbio Cencoex, a principal do país), o que representa um aumento de 1000%, e a gasolina de 95 octanas passa de 0,097 bolívares para 6,00 bolívares por litro (de 0,013 euros para 0,85 euros o litro), o que representa um aumento de 6.000%.

“Chegou a hora de instalarmos um sistema que garanta o acesso aos derivados dos hidrocarbonetos a preços justos, venezuelanos, mas que garanta duas coisas: o pagamento do que se investe para produzir essa gasolina e, inclusivamente, o salutar funcionamento da Petróleos da Venezuela, a nossa indústria petrolífera”, afirmou o chefe de Estado.

Salário mínimo aumenta 20%

Nicolás Maduro anunciou ainda um aumento de 20% no salário mínimo, de 9.600 bolívares (1.300 euros) para 11.520 bolívares (1.600 euros), que entrará em vigor a partir de março.

“Vamos combinar um aumento, o primeiro deste ano, para defender o rendimento real dos trabalhadores e trabalhadoras, de 20% do salário e de 2,5% na base do cálculo do cesta-ticket“, afirmou, referindo-se ao subsídio de alimentação.

Segundo o chefe de Estado, “o rendimento integral dos trabalhadores e trabalhadoras” passará de 16.399 bolívares para 24.853 bolívares (de 1.477 euros para 2.239 euros), com o subsídio de alimentação incluído. O aumento abrange também os reformados e pensionistas.

Os venezuelanos queixam-se com frequência dos elevados preços dos produtos – um café custa 120 bolívares (10,81 euros), um quilo de carne de vaca chega a 1.800 bolívares (162,16 euros) e uma sopa a 400 bolívares (36,03 euros).

Segundo os últimos dados oficiais divulgados pelo Banco Central da Venezuela, entre outubro de 2014 e setembro de 2015 o país registou mais de 140% de inflação.

Desvalorização da moeda

Maduro anunciou ainda um desvalorização do bolívar em 37%, apenas para as importações prioritárias.

taxa Cencoex – a principal taxa do bolívar, usada pelo Estado para importações como alimentos e medicamentos – passa de 6,30 para 10 bolívares por cada dólar norte-americano (de 6,99 para 11,1 bolívares por cada euro).

Além da Cencoex, existem duas outras taxas oficiais, uma a 13 bolívares e a outra a 200 bolívares por cada dólar norte-americano (14,43 e 222 bolívares por cada euro).

Há ainda uma cotação conhecida como dólar paralelo, que ronda os 1.160,00 bolívares por cada euro, mas cujo valor é proibido divulgar localmente.

ZAP / ABr

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O dólar paralelo pode ser proibido de anunciar a cotação lá, mas (ainda) não é cá! Usar o câmbio oficial para converter o preço dos bens é enganador. O kg de carne de vaca custa pouco mais de 1 euro se usarem o câmbio da rua, e não o oficial.

    • Certo, Certo. Então afinal o salário mínimo aumentou, de acordo com essa conversão, o Salário Mínimo aumentou para cerca de 8 euros. Viva o Socialismo!!!

  2. Inflação sobre inflação, por mais que suba os salários jamais conseguirá inverter o caminho do aumento do custo de vida, parece ser bom professor em socialismo e estou a temer que por cá lhe sigam as pisadas.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …