Afinal, as garrafas de plástico e latas passam a ser taxadas em troca de cupões

Uma taxa para as garrafas de plástico e latas de bebida torna-se solução para o fim da tara perdida. Ao devolver a garrafa ou a lata vazia não será dado dinheiro, mas sim um vale de compras.

As recomendações do Grupo de Trabalho do Plástico surtiram efeito. O Governo irá mesmo impor que as garrafas de plástico e as latas de alumínio passem a ter um depósito de vasilhame.

A medida faz parte de um projeto-piloto que será implementado em diversos supermercados ainda no presente ano. O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, irá anunciar as novas regras, esta sexta-feira, na conferência “Viver com menos plástico”.

Portugal não é pioneiro neste projeto, uma vez que na Alemanha e na Holanda já foram adotadas medidas semelhantes. Em declarações à TSF, João Pedro Matos Fernandes diz que serão instaladas “50 máquinas, pelo país fora, para a recolha das garrafas de plástico e das latas de alumínio das bebidas”.

Na Alemanha, por cada garrafa de água são devolvidos 15 cêntimos. No entanto, o valor da taxa ainda não foi definido. Segundo o ministro, será “fixado mais para o final deste ano, para que todos nos possamos adaptar”.

Um grande passo tomado para garantir que em janeiro de 2021 haverá “uma tara retornável universal para todas as garrafas de plástico”.

Além disso, também os sacos com 70% de plástico reciclado estarão sujeitos à taxa para os sacos de plásticos comuns. “A quantidade de plástico que existe na Terra ultrapassa 25 vezes o peso de todos os seres humanos existentes”, destacou Matos Fernandes.

Desde o ano passado, que há esforços do grupo de trabalho para “avaliar a aplicação dos incentivos fiscais associados à redução do consumo de sacos plásticos e a sua aplicabilidade a outros produtos de base plástica descartável de origem fóssil”.

ZAP // TSF

PARTILHAR

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …