/

Garrafas de água reutilizáveis têm mais bactérias que a tigela do seu cão

Há números que o provam: uma garrafa de água que se leva para o ginásio tem, em média, 313 mil colónias de bactérias/cm² e a taça de água de um cão tem “apenas” 47,3 mil colónias de bactérias/cm².

Sim, as garrafas de água reutilizáveis – quer sejam de plástico ou alumínio – são um perigo para a saúde, uma vez que acumulam uma percentagem de bactérias muito elevada, que pode provocar doenças.

A Treadmill, empresa norte-americana que vende acessórios para ginásios, é a responsável por este estudo. O objetivo era avaliar a presença de bactérias nas garrafas de água reutilizáveis usadas sem lavar, durante uma semana, por 12 atletas – e a conclusão deixa qualquer um assustado.

Do total de colónias de bactérias que uma garrafa dos ginásios tem, cerca de 60 % podem causar infeções de pele ou generalizadas e até mesmo pneumonia.

Foram analisados quatro tipos de garrafas, mais comuns, as que têm palhinha incorporada, as que têm tampa que sai, as squeeze (de alumínio) e as slide top (com tampa que desliza).

De acordo com o estudo, a pior é o modelo com tampa que desliza, cuja superfície pode ter até 933,3 mil colónias de bactérias/cm². Este modelo também continha a maior percentagem (17%) de bactérias responsáveis por infeções cutâneas e generalizadas, bem como pela pneumonia.

O modelo mais limpo é o que tem palhinha incorporada, porque as gotas de água costumam ficar depositadas no fundo da palhinha, o que torna mais difícil às bactérias chegar à humidade.

A solução passa pela higiene. A limpeza das garrafas deve ser feita com detergente comum e de forma frequente. Deve-se usar água de uma fonte confiável e manter o recipiente longe do sol, uma vez que as altas temperaturas favorecem a proliferação de germes.

Se quiser ficar ainda mais impressionado, saiba ao pormenor a quantidade de bactérias que o estudo encontrou em diferentes locais:

  • Banca da cozinha: 3.191 colónias de bactéria/cm²
  • Copo de escova de dentes: 331 mil colónias de bactéria/cm²
  • Garrafas de água slide top (tampa que desliza): 933,3 mil colónias de bactéria/cm²
  • Palhinha embutida: 25,4 mil colónias de bactéria/cm²
  • Taça de água para cão: 47,3 mil colónias de bactéria/cm²
  • Tábua de cozinha: 6,8 mil colónias de bactéria/cm²

ZAP // Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.