Gangues, tiros e suspeitos em fuga num bairro de lata (o filme do cerco policial no Seixal)

José Sena Goulão / Lusa

Cerco policial ao bairro da Quinta das Lagoas, no Seixal.

Um bairro de lata cercado pela polícia, trocas de tiros entre gangues, agentes recebidos à bala, suspeitos barricados e muita revolta entre moradores impedidos de voltarem a casa. Foi este o cenário de filme de acção no bairro da Quinta das Lagoas, no Seixal, que terminou com uma detenção e outros suspeitos em fuga.

Foram cerca de oito horas de tensão que começaram por volta do meio dia de terça-feira, com a polícia a ser chamada ao bairro da Quinta das Lagoas, em Santa Marta de Corroios, no concelho do Seixal, devido a distúrbios.

O Correio da Manhã (CM) avança que tudo começou com uma “rixa entre grupos rivais à porta de um café ilegal”, com “dez homens armados que dispararam sobre os agentes” que foram chamados ao bairro.

A situação despoletou um cerco policial, com uma centena de agentes, incluindo elementos do Grupo de Operações Especiais (GOE), e o apoio de drones no ar.

Contudo, a configuração do bairro de barracas que nasceu, de forma ilegal, há cerca de 30 anos, dificultou o trabalho da polícia.

Assim, houve apenas uma detenção, um homem que estava numa casa “onde foram encontrados invólucros das balas disparadas contra os polícias”, avança o CM.

Havia muitas pessoas no interior das suas habitações no bairro, pelo que a PSP foi evitando uma entrada mais dura, chegando a anunciar que ia encetar negociações com os suspeitos.

O único detido foi encontrado na busca efectuada a uma das casas no limite do bairro, como avança o CM. Entretanto, os outros indivíduos que terão disparado sobre a polícia fugiram.

A PSP refere que há apenas dois suspeitos em fuga. Entre eles estarão “vários cadastrados e velhos conhecidos da PSP do Seixal”, envolvidos em tráfico de droga e roubos violentos, de acordo com o CM.

Nesta quarta-feira, a PSP voltou a cercar o bairro, presumivelmente em busca dos suspeitos.

O CM avança que já foram detidas mais cinco pessoas, mas não há dados que confirmem se estarão ou não relacionadas com os incidentes de terça-feira.

Dezenas de moradores à espera na rua durante horas

Durante o cerco policial, várias dezenas de moradores foram evacuados das suas casas enquanto outros não puderam regressar às habitações.

“Estou à espera para entrar em casa há mais de uma hora, mas a minha mulher já aqui está desde o meio-dia“, lamentava, por volta das 19:15 horas de terça-feira, o operário da construção civil Nelson Mendes, de 34 anos, residente naquele bairro há cerca de 12 anos.

Não temos para onde ir, só tenho família em Cascais, mas não é fácil levar para lá toda a família neste momento”, acrescentava então o também presidente da associação de moradores da Quinta das Lagoas, onde moram mais de 300 pessoas.

Dezenas de crianças foram obrigadas a permanecer nas ruas enquanto durou o cerco policial. As entradas no bairro também foram fechadas.

A Câmara Municipal do Seixal chegou a fornecer refeições aos moradores.

A situação só se resolveu já depois das nove da noite, com as pessoas a poderem voltar a casa, um detido e outros suspeitos em fuga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. se fosse para nos passar multas apanhavam-nos a todos, nem um escapava então com drones e policia especial: fonix…. não que eles têm medo de quem não paga impostos, só de quem os sustenta é que eles conseguem apanhar, quem anda a trabalhar sim porque quando estão em rotundas logo de manhã só pode ser o que digo.

  2. Quem autoriza a implantação desses guetos ?????…… em trinta Anos estas espeluncas, ninhos de promiscuidade, não foram desmantelados porquê ???…….Váaaaaa…Sr Presidente dos afectos, ..un murro na mesa que não tem culpa nenhuma !

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …