/

Gangues, tiros e suspeitos em fuga num bairro de lata (o filme do cerco policial no Seixal)

6

José Sena Goulão / Lusa

Cerco policial ao bairro da Quinta das Lagoas, no Seixal.

Um bairro de lata cercado pela polícia, trocas de tiros entre gangues, agentes recebidos à bala, suspeitos barricados e muita revolta entre moradores impedidos de voltarem a casa. Foi este o cenário de filme de acção no bairro da Quinta das Lagoas, no Seixal, que terminou com uma detenção e outros suspeitos em fuga.

Foram cerca de oito horas de tensão que começaram por volta do meio dia de terça-feira, com a polícia a ser chamada ao bairro da Quinta das Lagoas, em Santa Marta de Corroios, no concelho do Seixal, devido a distúrbios.

O Correio da Manhã (CM) avança que tudo começou com uma “rixa entre grupos rivais à porta de um café ilegal”, com “dez homens armados que dispararam sobre os agentes” que foram chamados ao bairro.

A situação despoletou um cerco policial, com uma centena de agentes, incluindo elementos do Grupo de Operações Especiais (GOE), e o apoio de drones no ar.

Contudo, a configuração do bairro de barracas que nasceu, de forma ilegal, há cerca de 30 anos, dificultou o trabalho da polícia.

Assim, houve apenas uma detenção, um homem que estava numa casa “onde foram encontrados invólucros das balas disparadas contra os polícias”, avança o CM.

Havia muitas pessoas no interior das suas habitações no bairro, pelo que a PSP foi evitando uma entrada mais dura, chegando a anunciar que ia encetar negociações com os suspeitos.

O único detido foi encontrado na busca efectuada a uma das casas no limite do bairro, como avança o CM. Entretanto, os outros indivíduos que terão disparado sobre a polícia fugiram.

A PSP refere que há apenas dois suspeitos em fuga. Entre eles estarão “vários cadastrados e velhos conhecidos da PSP do Seixal”, envolvidos em tráfico de droga e roubos violentos, de acordo com o CM.

Nesta quarta-feira, a PSP voltou a cercar o bairro, presumivelmente em busca dos suspeitos.

O CM avança que já foram detidas mais cinco pessoas, mas não há dados que confirmem se estarão ou não relacionadas com os incidentes de terça-feira.

Dezenas de moradores à espera na rua durante horas

Durante o cerco policial, várias dezenas de moradores foram evacuados das suas casas enquanto outros não puderam regressar às habitações.

“Estou à espera para entrar em casa há mais de uma hora, mas a minha mulher já aqui está desde o meio-dia“, lamentava, por volta das 19:15 horas de terça-feira, o operário da construção civil Nelson Mendes, de 34 anos, residente naquele bairro há cerca de 12 anos.

Não temos para onde ir, só tenho família em Cascais, mas não é fácil levar para lá toda a família neste momento”, acrescentava então o também presidente da associação de moradores da Quinta das Lagoas, onde moram mais de 300 pessoas.

Dezenas de crianças foram obrigadas a permanecer nas ruas enquanto durou o cerco policial. As entradas no bairro também foram fechadas.

A Câmara Municipal do Seixal chegou a fornecer refeições aos moradores.

A situação só se resolveu já depois das nove da noite, com as pessoas a poderem voltar a casa, um detido e outros suspeitos em fuga.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. se fosse para nos passar multas apanhavam-nos a todos, nem um escapava então com drones e policia especial: fonix…. não que eles têm medo de quem não paga impostos, só de quem os sustenta é que eles conseguem apanhar, quem anda a trabalhar sim porque quando estão em rotundas logo de manhã só pode ser o que digo.

  2. Quem autoriza a implantação desses guetos ?????…… em trinta Anos estas espeluncas, ninhos de promiscuidade, não foram desmantelados porquê ???…….Váaaaaa…Sr Presidente dos afectos, ..un murro na mesa que não tem culpa nenhuma !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.