O infame gangster Dutch Schultz terá escondido um tesouro em Nova Iorque (e ninguém o consegue encontrar)

O infame gangster de Nova Iorque Dutch Schultz terá escondido um tesouro de mais de 50 milhões de dólares no interior do estado nova-iorquino.

Quando o contrabandista e gangster Dutch Schultz foi morto a tiro em 1935, rumores voaram sobre a fortuna que supostamente terá deixado para trás.

Segundo a lenda, conta o LiveScience, Schultz escondeu objetos com o valor atual de mais de 50 milhões de dólares – e possivelmente até 150 milhões -, incluindo moedas de ouro, notas de mil dólares, diamantes e títulos da liberdade da I Guerra Mundial, todos guardados num cofre e enterrados em algum lugar do interior do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Porém, a existência deste tesouro nunca foi provada e a sua localização – se é que algum dia existiu – é um mistério antigo.

Quase um século depois, o mítico tesouro de Schultz ainda não foi descoberto. No entanto, determinados caçadores de tesouros têm certeza que existe – e ainda estão à procura.

No programa da PBS “Secrets of the Dead: Gangster’s Gold”, que estreou em 18 de novembro, três equipas começaram a tentar resolver o quebra-cabeça de 85 anos, rastreando túneis e esconderijos e esperando que mapas de satélite e a tecnologia de penetração do radar os leve ao tesouro enterrado.

Nascido Arthur Flegenheimer, filho de pais judeus alemães em 1902, Schultz começou uma carreira de infrator da lei quando ainda era um rapaz em Bronx. Acabou por ganhar reputação como um génio do crime excecionalmente cruel, usando extrema violência para impor operações ilícitas, como contrabando, extorsão e lotarias ilegais que se estendiam por Nova Iorque e Nova Jérsia.

Quando a Lei Seca entrou em vigor em 1920, Schultz rapidamente a reconheceu como uma oportunidade de ganhar dinheiro e tomou controlo do suprimento ilegal de cerveja de Bronx, segundo Nate Hendley, jornalista e autor de “Dutch Schultz: O Barão da Cerveja de Bronze do Bronx”.

O plano de Schultz era simples: ameaçar e intimidar todos os proprietários de bares clandestinos do bairro para que comprassem apenas dele – ou sofreriam as consequências. Segundo Hendley, Schultz e o seu parceiro sequestraram um dono de um bar, perduraram-no pelos polegares e torturaram-no.

Mais tarde, Schultz passou para a extorsão de restaurantes.

A certa altura, estava a ganhar aproximadamente 12 milhões a 14 milhões de dólares por ano apenas nas loterias ilegais.

A maior parte do império do crime de Schultz concentrava-se na cidade de Nova Iorque. No entanto, também passou muito tempo no interior do estado de Nova Iorque, cuidando das suas cervejarias e visitando comunidades rurais para distribuir subornos.

Depois de Schultz ter tentado matar um procurador federal, rivais de gangsteres planearam o seu assassinato. O homem foi morto a tiro num restaurante em Newark, Nova Jérsia, em 23 de outubro de 1935.

Boatos sobre o tesouro perdido de Schultz começaram a circular quase imediatamente após a sua morte, porque nem a esposa de Schultz nem ninguém da sua família se apresentou para reivindicar a propriedade da vasta fortuna que deve ter acumulado com as suas atividades criminosas.

Schultz teria evitado bancos e escondido o seu saque ilícito em lugares onde não pudesse ser rastreado ou tributado. A advogada de Schultz, Dixie Davis, afirmou ter visto “um grande cofre cheio de dinheiro, títulos e moedas”, acrescentando que Schultz falou sobre enterrar o tesouro para que o Governo nunca o recebesse.

Ainda mais rumores sobre o suposto tesouro surgiram dos delírios no leito de morte de Schultz, entregue à polícia de Newark enquanto estava algemado a uma cama de hospital, delirando com uma febre de 41ºC e morfina.

Um estenógrafo registou cuidadosamente as “declarações” de Schultz antes da sua morte. Schultz mencionou a “minha coleção de papéis” e disse que tinha sido baleado por “mais de um milhão, cinco milhões de dólares”, de acordo com uma transcrição publicada em 26 de outubro de 1935 pelo The New York Times.

À medida que ficava mais fraco, os seus discursos tornaram-se menos lúcidos. Antes de Schultz perder a consciência pela última vez, gritou: “Sopa de feijão franco-canadiano!”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade. O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a …

Portugal com mais 600 casos de covid-19 e sete óbitos. Internamentos baixam das quatro centenas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 600 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da …

Autárquicas não contaminam processo orçamental. Esquerda chuta eleições para canto e mantém pressão

Depois de uma empolgante noite eleitoral, avizinham-se duas semanas de negociações entre os partidos e o Governo. Os trabalhos de negociação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) estão mais atrasados do que o habitual devido …

Igreja desaba com a força da lava do vulcão em La Palma

Uma igreja na ilha espanhola de La Palma desabou depois de ter sido atingida pela lava do vulcão que entrou em erupção no passado domingo, dia 19. Após ter escapado por pouco no início da semana …

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …