/

Este Game Boy funciona sem bateria (e dura para sempre)

Uma equipa de cientistas da Northwestern University usou o design icónico do Game Boy da Nintendo para construir um dispositivo que funciona sem bateria e dura para sempre.

De acordo com o portal Interesting Engineering, o dispositivo, chamado “ENGAGE”, tem o mesmo tamanho e formato do consola de jogos portátil Game Boy original. Porém, há uma diferença: está equipado com um conjunto de painéis solares fixados na parte frontal do modelo.

Segundo um dos líderes da investigação, Josiah Hester, a prova de conceito, que funciona através de energia solar e do poder de apertar botões é mais um passo na computação intermitente sem bateria e nas tecnologias sustentáveis.

“É o primeiro dispositivo interativo sem bateria que recolhe energia das ações do utilizador”, explicou Hester, em comunicado. “Quando se pressiona um botão, o dispositivo converte essa energia em algo que impulsiona o jogo.”

Os botões pressionados são uma segunda fonte de energia, uma vez que os botões são conectados a um conjunto de capacitores que permitem que a máquina seja ligada, independentemente de quanto tempo fica parada.

Os investigadores asseguram ainda que, com esta consola, é possível jogar qualquer jogo Nintendo Game Boy tradicional com os cartuchos originais.

“Jogos sustentáveis tornar-se-ão uma realidade e demos um grande passo nessa direção – livrámo-nos completamente da bateria”, disse Przemyslaw Pawelczak, da Universidade Técnica de Delft. “Com a nossa plataforma, queremos afirmar que é possível fazer um sistema de jogo sustentável que traga diversão e alegria ao utilizador”.

Jogos sustentáveis não são o único objetivo deste dispositivo. Como Hester explica, dispositivos elétricos eficientes que não possuem baterias degradáveis e são fidedignos durante longos períodos de tempo são o futuro quando se trata de exploração espacial, bem como de ambientes de alto risco na Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.