Este Game Boy funciona sem bateria (e dura para sempre)

Uma equipa de cientistas da Northwestern University usou o design icónico do Game Boy da Nintendo para construir um dispositivo que funciona sem bateria e dura para sempre.

De acordo com o portal Interesting Engineering, o dispositivo, chamado “ENGAGE”, tem o mesmo tamanho e formato do consola de jogos portátil Game Boy original. Porém, há uma diferença: está equipado com um conjunto de painéis solares fixados na parte frontal do modelo.

Segundo um dos líderes da investigação, Josiah Hester, a prova de conceito, que funciona através de energia solar e do poder de apertar botões é mais um passo na computação intermitente sem bateria e nas tecnologias sustentáveis.

“É o primeiro dispositivo interativo sem bateria que recolhe energia das ações do utilizador”, explicou Hester, em comunicado. “Quando se pressiona um botão, o dispositivo converte essa energia em algo que impulsiona o jogo.”

Os botões pressionados são uma segunda fonte de energia, uma vez que os botões são conectados a um conjunto de capacitores que permitem que a máquina seja ligada, independentemente de quanto tempo fica parada.

Os investigadores asseguram ainda que, com esta consola, é possível jogar qualquer jogo Nintendo Game Boy tradicional com os cartuchos originais.

“Jogos sustentáveis tornar-se-ão uma realidade e demos um grande passo nessa direção – livrámo-nos completamente da bateria”, disse Przemyslaw Pawelczak, da Universidade Técnica de Delft. “Com a nossa plataforma, queremos afirmar que é possível fazer um sistema de jogo sustentável que traga diversão e alegria ao utilizador”.

Jogos sustentáveis não são o único objetivo deste dispositivo. Como Hester explica, dispositivos elétricos eficientes que não possuem baterias degradáveis e são fidedignos durante longos períodos de tempo são o futuro quando se trata de exploração espacial, bem como de ambientes de alto risco na Terra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Franceses com passe para poder viajar. Grécia já recebe estrangeiros vacinados ou testados

Numa altura em que vários países já fazem planos de abertura ao turismo, como é o caso de França e Grécia, há outros que ainda se mostram com receio de avançar. Em Itália o número …

"Um pouco de compaixão". Júri delibera sentença da morte de George Floyd

As autoridades norte-americanas estão a preparar-se para vários dias de eventuais manifestações por todo o país quando for conhecida a sentença do antigo polícia que está a ser julgado pelo homicídio de George Floyd, em …

Casimiro está a tentar vender a sua participação na Groundforce. CGD não avança com empréstimo

A Groundforce deverá ter um novo acionista em breve. Está em curso um processo para encontrar um investidor que compre a participação de Alfredo Casimiro na empresa. O empresário já está em negociações exclusivas. Para já, …

Governo suspende pagamento do IVA nas moratórias bancárias

As famílias e empresas com empréstimos abrangidos pelas moratórias bancárias vão ficar desobrigadas do pagamento do IVA que incidiria sobre as prestações mensais. Nos contratos continuados, em que há uma prestação de bens ou serviços que …

Superliga dos ricos quer evitar ruína dos clubes. FC Porto rejeitou convite, mas Benfica estará a tentar entrar

"Fazemos a Superliga para salvar o futebol, a situação é dramática". As palavras são de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, um dos 12 clubes que anunciaram a criação de uma Superliga Europeia com os …