“Ilegítima proximidade”. Dois ex-secretários de Estado acusados no Galpgate

Andre Kosters / Lusa

Fernando Rocha Andrade

O Ministério Público acusou 18 arguidos, incluindo dois ex-secretários de Estado e dois presidentes de Câmara, pelo crime de recebimento indevido de vantagem no caso das viagens pagas pela Galp ao Euro 2016.

Segundo uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR), dos 18 arguidos acusados fazem parte duas empresas do grupo Galp e sete outros responsáveis ou colaboradores destas sociedades.

Os restantes nove arguidos, à data dos factos exerciam funções de secretário de Estado (dois), chefe de gabinete de secretário de Estado (dois), assessor governamental (dois), presidente de Câmara Municipal (dois) e administrador de empresa concessionária de serviço público (um), adianta a nota da PGR.

Entre os arguidos estão Fernando Rocha Andrade e Jorge Costa Oliveira que deixaram os cargos de secretários de Estado, nas pastas dos Assuntos Fiscais e da Internacionalização, na sequência deste caso. João Vasconcelos, que morreu a 26 de Março passado, também deixou o cargo de Secretário de Estado da Indústria devido ao “Galpgate”.

O Público apurou, ainda, que a lista de arguidos inclui Vitor Escária, ex-assessor do primeiro-ministro, e a sua mulher, Susana Escária, ex-adjunta de João Vasconcelos, bem como João Bezerra da Silva, ex-chefe de gabinete de Rocha Andrade, Pedro Matias, ex-chefe de gabinete de Vasconcelos, Carlos Manuel Costa Pina, administrador da Galp e ex-secretário de Estado de José Sócrates, Álvaro Beijinha, presidente de Câmara de Santiago do Cacém, e Nuno Mascarenhas, autarca de Sines.

“No âmbito do inquérito onde se investigou o pagamento pela Galp de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da selecção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, o Ministério Público proferiu despacho de arquivamento parcial em 8 situações e deduziu acusação, pela prática de crimes de recebimento indevido de vantagem, contra 18 arguidos”, lê-se na nota da PGR.

O MP entende que, uma vez que “os custos inerentes à deslocação, que incluíam viagens, refeições e bilhetes para os jogos”, foram “integralmente suportados” pela Galp, os arguidos tiveram direito a “vantagens patrimoniais e não patrimoniais” a que “não tinham direito”.

“Os arguidos sabiam que poderiam colocar em causa e, no caso dos indivíduos que os aceitaram, colocavam, a transparência, equidistância, isenção e objectividade com que os destinatários dos convites deveriam desempenhar as suas funções, dois nomeadamente, no que diz respeito às empresas que integravam aquele grupo, criando um contexto de ilegítima proximidade“, aponta ainda a acusação.

“Estes arguidos sabiam, igualmente, que lhes estava vedado aceitar quaisquer ofertas de entidades privadas”, já que isso colocaria em causa a imparcialidade devida ao desempenho das suas funções públicas, “nomeadamente, no que respeitava a empresas do grupo Galp”, acrescenta a acusação.

O MP pede, assim, que os arguidos que exerciam funções públicas à altura dos factos sejam impedidos de voltar a desempenhá-las. Além disso, solicita que os valores das ofertas sejam devolvidos ao Estado – no total, prevê-se uma verba de cerca de 40 mil euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …