Galp vai comprar energia solar espanhola durante os próximos 12 anos

A Galp Energia assinou um contrato para a aquisição de energia solar à empresa espanhola X-Elio. O contrato é válido por 12 anos e promete abastecer 140 mil famílias.

Naquele que é um dos maiores contratos de sempre da empresa no setor elétrico, a Galp Energia anunciou esta segunda-feira um acordo com para a aquisição de energia solar produzida em Espanha. A empresa espanhola X-Elio ficará encarregue da produção durante os próximos 12 anos.

“Esta energia, suficiente para abastecer 140 mil casas com uma redução anual de 19 mil toneladas de emissões de CO2 por ano, será alocada à atividade de comercialização elétrica da Galp de forma faseada a partir de Junho de 2020”, lê-se no comunicado da Galp, citado pelo Expresso.

Com início no próximo ano, o contrato prolonga-se então até 2032 e prevê a compra de 358 gigawatts hora por ano. A energia solar contratada será depois vendida em Portugal aos consumidores.

A aposta da Galp na setor elétrico não é algo recente. A petrolífera tem já vários projetos para centrais solares em Portugal, permitindo uma aposta mais forte na energia solar.

O grupo da X-Elio é líder global em energias renováveis e sustentáveis e tem um forte compromisso com a redução de gases com efeito de estufa e o combate às alterações climáticas.

“Este acordo insere-se na estratégia da Galp, enquanto empresa integrada de energia ibérica, de assegurar fontes de aprovisionamento equilibradas e competitivas para as suas atividades de distribuição de eletricidade, disponibilizando aos seus clientes o acesso a soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis“, escreveu a Galp, em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acusada de queimada que terá originado fogo no Pinhal de Leiria rejeita acusação

A mulher acusada de ter sido autora de uma queimada cujo reacendimento terá contribuído para os incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria garantiu esta quinta-feira ao Tribunal de Alcobaça que estava a …

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …