Galp descobre mais dois reservatórios de petróleo e gás de “boa qualidade” na Namíbia

2

José Sena Goulão / Lusa

Os reservatórios de gás condensado e de petróleo leve têm características técnicas favoráveis à exploração. A empresa vai perfurar um quinto poço na Namíbia já em janeiro.

A Galp Energia anunciou a descoberta de dois novos reservatórios de hidrocarbonetos na Namíbia, após a perfuração bem-sucedida do quarto poço de exploração, Mopane-2A, localizado no bloco Licença de Exploração de Petróleo 83 (PEL 83).

O comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revelou que os reservatórios apresentam “boa qualidade”, com características técnicas favoráveis para exploração, relata o Jornal de Negócios.

De acordo com a empresa, foram identificados um reservatório de gás-condensado e outro de petróleo leve, ambos com boas propriedades, como alta porosidade e permeabilidade, além de fluidos de baixa viscosidade. Importante destacar que, como nos poços anteriores, não foram encontrados contactos com água.

A Galp detém 80% do projeto, enquanto os parceiros NAMCOR e Custos possuem 10% cada. A petrolífera afirma que continuará a analisar os novos dados obtidos para aprofundar a compreensão sobre o complexo Mopane, além de avaliar a viabilidade comercial das descobertas.

O próximo passo será a perfuração de um quinto poço, programada para iniciar em 1 de janeiro de 2025, com o objetivo de explorar duas novas áreas. A empresa projeta que o processo de exploração dos próximos dois poços no complexo Mopane esteja concluído até ao final do próximo ano, conforme reforçado pelo CEO Filipe Silva.

Apesar das descobertas, o mercado financeiro mostrou ceticismo. As ações da Galp abriram em queda de 4,5%, para 15,915 euros. Esta reação reflete uma possível prudência dos investidores diante dos desafios de comercialização e exploração em projetos de hidrocarbonetos em novos territórios.

A Namíbia tem sido um foco estratégico para a Galp, com esta a ser a sétima atualização pública sobre as operações no país. No mês passado, a empresa revelou que a perfuração de um quarto poço no bloco Mopane estava prevista para o verão de 2025, reforçando o seu compromisso em manter uma posição sólida no projeto.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. APOSTO QUE esse BOA QUALIDADE É ALGUMA LEI dos SOLOS na NOVA GASTRONOMIA RURALIZANTE de restaurantes e cafés em portugal NOVIDADE GASTRONÓMICA em qualquer supermercado e hipermercado na ordem de ENEGENHOLOS E ARQUITECTOLOS à moda portuguesa! AFINAL HÁ QUE ACIMENTAR AGRICULTURA E RURAL português! Como CATRAIADA DIZ FRANGOS NASCEM DO CIMENTO E BETÃO qual PEDREGULHOS E CALHAUS da ordem de engenheiros e arquitectos em portugal, afinal TÊM BENÇÃO DO SANTÍSSIMO DISPARATE marcelo rebelo de sousa O CALHAU do direito jurisprudência da advocacia portuguesa! Ó MAGDA GAMA FILHA NO AANO NOVO O MENÚ no restaurante é CIMENTO COM SOBREMESA MOLOTOFE TIREM-ME DESTE PESADELO ENGENHOLAS E ARQUITECTOLAS ANALFABRUTOS DE lisboa e das cidades: RAIO DE MÁ QUALIDADE!

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.