/

Galamba, o “verdadeiro mentor” de esquemas que nem foi ouvido na Justiça

7

Tiago Petinga / Lusa

Antigo ministro das Infraestruturas, apesar de não ter sido detido, é o “cérebro” da Operação Influencer, para o Ministério Público.

A Operação Influencer é um processo judicial que investiga negócios suspeitos do lítio e do hidrogénio do Centro de Dados de Sines.

Cinco arguidos foram detidos (e entretanto libertados), entre os quais Diogo Lacerda Machado e Vítor Escária.

João Galamba não entra na lista dos detidos. E ainda nem sequer foi a tribunal por causa deste caso.

No entanto, é o “mentor” do caso: “Parece-nos cristalino que o arguido não só atuou conluiado com os arguidos Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, da Start Campus, como foi na verdade o autor e verdadeiro mentor dos factos ora em apreço”.

As palavras são do Ministério Público, escritas no recurso às medidas de coação, publicadas nesta quinta-feira pelo jornal Expresso.

Os três procuradores da Operação Influencer consideram que “todos os atos foram praticados” por Galamba, enquanto membro do Governo, “ou, pelo menos, seriam por si preparados e apresentados em Conselho de Ministros”.

O então secretário de Estado terá tentado alterar regras para beneficiar a Start Campus e para o próprio beneficiar da agilização de procedimentos.

O juiz de instrução do processo não vê João Galamba como suspeito – mas o Ministério Público não tem dúvidas: Galamba é suspeito de prevaricação.

Em relação a Lacerda Machado e Escária, os procuradores acham que “há perigo de perturbação grave da ordem e tranquilidade públicas quanto a todos os arguidos detidos”, sobretudo nesses dois casos.

“Há perigo de continuação da atividade criminosa” de Lacerda Machado. “Nada exclui que (…) possa continuar a desenvolver a sua rede de contactos junto de diversas entidades e titulares de cargos políticos em prol da sociedade Start Campus”, avisam os procuradores.

E mesmo Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, que saiu sem qualquer medida de coação ou suspeita, foi mesmo corrompido, reforça o Ministério Público.

No geral, o Ministério Público critica as decisões do juiz responsável por este processo: “As considerações tecidas pelo meritíssimo juiz de instrução criminal não são juridicamente acertadas.”

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. Galamba não engana, a sua atitude e a sua imagem mostram bem como realmente é.
    Mas ele que não perca a esperança, maus politicos, antigos ministros dimitidos ou que se tiveram de demitir por manifesta incompetência podem ser lideres de partidos poucos meses depois. Afinal estamos em Portugal, Galamba terá um futuro risonho na politica, os portugueses além de esquecidos são estupidos.

  2. Sr. Renato : não lhe vou fazer a afronta de lhe perguntar a sua Nacionalidade . Pois saiba que nem todos os Portugueses vão optar por lhe dar poder no futuro . Quanto a generalizar a estupidez dos Portugueses o Sr. se vê incluído nesse insulto , que lhe assenta que nem uma luva ! …..

  3. Não vou dizer que gostei do que o chouriço do Renato disse,mas a verdade é que existe com cada chupa moncos por aí que só merecem um par de estalos bem fortes nas ventas..
    Sim,sou português de gema,antes que digas alguma coisa atento..
    Somos um povo calado e mandado e esta mentalidade está tão estranhada nas nossas cabeças que honestamente dá-me uma volta na barriga ao ver certas coisas..
    E ainda dizem para ir votar..tssssss..

  4. Amigo Atento, é uma questão de média.
    Basta ver quem nos tem governado para analizar a saude cultural e civica destes portugueses, com letra pequena, sim.
    Abraço

  5. Os Portugueses (Alguns de Nós) são Sádicos, gostam de sofrer, eu conheço muitos que falam mal do PS e depois dizem mas vamos votar em quem? Esses ainda são Piores , depois há aqueles que o Líder diz que está tudo bem e eles até os beijam e tudo são os chamados Lambe Botas , quando dizem que não há alternativa, isso é Mentira, Alternativa há mas preferem votar sempre nos mesmos, e por o PS e o PSD saber que ou fica um ou outro não se importam de roubar o seu Povo porque sabem que serão sempre eles os dois a Governar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.