Gabriel Cruz deixou Espanha em suspenso. Caso vai agora a julgamento

Carlos Barba / EPA

Espanha chora Gabriel Cruz

Gabriel Cruz, uma criança de oito anos, esteve desaparecido durante 12 dias. A companheira do pai, que participou nas buscas, foi intercetada com o corpo da criança na bagageira. O julgamento começou esta segunda-feira, em Espanha.

No final de fevereiro do ano passado, Gabriel Cruz, de oito anos, saiu de casa da avó para brincar com os primos, perto de Níjar, no sul de Espanha, e nunca mais voltou. O desaparecimento suscitou uma rápida onda de solidariedade, com vários voluntários a juntarem-se às buscas.

Quatro dias depois do desaparecimento, uma camisola interior da criança foi encontrada pela companheira do pai, a cerca de quatro quilómetros do local onde Gabriel tinha desaparecido. No entanto, ao 12.º dia, a polícia intercetou o veículo em que seguia a madrasta da criança e encontrou o corpo de Gabriel na mala.

Ana Julia Quezada, de 45 anos, que acompanhava o pai da criança nas buscas e chegou a dar entrevistas sobre o desaparecimento, acabou por ser detida depois de se deslocar à fazenda onde estava a construir uma casa com o companheiro e de ter retirado algo de um poço, que envolveu numa manta e colocou na bagageira. Mas a polícia, como a estava a vigiar, viu.

A autópsia revelou que Gabriel morreu asfixiado, por estrangulamento, no próprio dia em que desapareceu.

Esta segunda-feira, Ana Julia Quezada começou a ser julgada pelo assassínio de Gabriel Cruz. Segundo o Diário de Notícias, junto ao tribunal de Almería estão de serviço 40 agentes da Polícia e 130 jornalistas acreditados.

A acusação pede a pena máxima permitida pela lei espanhola – prisão perpétua com revisão (ao fim de 25 anos pode ser pedida a reavaliação da pena), e uma pena acessória de dez anos de prisão pelos danos psíquicos provocados aos pais. A defesa da mulher, de origem dominicana, alega que se tratou de um homicídio involuntário.

A decisão será tomada por um tribunal de júri. Para que Ana Julia Quezada seja declarada culpada é preciso que sete dos membros do júri concordem com esse veredito. Para ser declarada inocente bastam cinco opiniões concordantes.

O El País avança que o julgamento deverá prolongar-se por nove sessões, até 18 de setembro, e vai concentrar novamente todos os holofotes mediáticos. Mas nem todas as sessões serão abertas.

O depoimento dos pais de Gabriel, previsto para terça-feira, bem como o da avó e de uma prima menor, vão decorrer à porta fechada. O mesmo sucederá com a audiência onde serão ouvidos os médicos legistas, em que deverão ser revelados pormenores sobre a morte da criança.

Os pais já emitiram um comunicado, intitulado Pacto de Ética pelo Sorriso de Gabriel, a pedir “sensibilidade e responsabilidade” na cobertura mediática do julgamento

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …