/

Costa convoca gabinete de crise devido a greve dos camionistas

António Cotrim / Lusa

A greve dos camionistas levou o primeiro-ministro, António Costa, a convocar o gabinete de crise, numa reunião agendada para as 10h de sábado de manhã, no Palácio de São Bento.

António Costa vai reunir-se este sábado com os ministros envolvidos na mediação da greve dos motoristas. O ministro do Trabalho, Vieira da Silva e o ministro do Ambiente, José Matos Fernandes estarão presentes em Lisboa.

Além destes, também os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho irão fazer parte do gabinete de crise, noticia o Público. O secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, também estará no Palácio de São Bento.

Esta decisão de Costa surge após o Governo ter declarado crise energética esta sexta-feira e ter admitido recorrer à requisição civil preventiva para minimizar os efeitos da greve dos motoristas agendada para a próxima segunda-feira.

A requisição civil incluiu o conjunto de medidas decretadas pelo Governo e “necessárias para, em circunstâncias particularmente graves, se assegurar o regular funcionamento de serviços essenciais de interesse público ou de sectores vitais da economia nacional”.

Há a possibilidade, ainda que reduzida, de a greve ser cancelada ou adiada. A decisão será tomada sábado durante os plenários que os sindicatos vão organizar junto dos seus associados.

O advogado e vice do SNMMP, Pedro Pardal Henriques, disse que os encontros de são a “última oportunidade” para a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) apresentar uma proposta que cancele a greve dos motoristas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.