Futebol, râguebi, futsal: suspensões de russos afectam portugueses

1

Selecções portuguesas podem ser beneficiadas no Mundial masculino de râguebi e no Europeu feminino de futebol. Paralímpicos terão russos.

A guerra na Ucrânia não afecta apenas os sectores da política ou da economia: o desporto tem passado por diversas novidades, desde quinta-feira.

Uma das primeiras entidades a reagir foi o Comité Olímpico Internacional, que na sexta-feira passada apelou a todas as federações para retirarem da Rússia e da Bielorrússia todos os torneios que estavam programados para decorrerem nesses dois países.

Portugal atento ao râguebi

No mesmo dia a Rugby Europe, entidade que regula o râguebi na Europa, suspendeu todos os eventos na Rússia e todos os jogos que envolveriam a selecção russa. Entretanto a suspensão foi alargada a todos os clubes e selecções de Rússia e Bielorrússia.

Esta decisão mexe com a selecção portuguesa masculina. A Rússia estava, tal como Portugal, na qualificação para o Mundial 2023. E Portugal já venceu na Rússia por 49-26, tendo conquistado quatro pontos nesse duelo. Iria receber os russos ainda neste mês mas, obviamente, o jogo não será realizado.

A Geórgia lidera com 31 pontos, a Espanha tem 25, a Roménia 22 e Portugal 21 pontos. Mas ainda não se sabe se a selecção lusa poderá perder os quatro pontos que conquistou em Nizhny Novgorod; a Espanha pode perder ainda mais (nove pontos) porque derrotou os russos duas vezes. A Roménia venceu um jogo e perdeu outro, diante da Rússia.

Os dois primeiros classificados nesta qualificação europeia estarão no Mundial em França, enquanto o terceiro vai disputar um play-off.

Europeu feminino de futebol

No futebol, a selecção portuguesa feminina pode ser beneficiada com a decisão da FIFA e da UEFA, que suspenderam também todas as selecções e clubes russos das suas competições.

Portugal ficou fora do Europeu feminino deste ano porque, no play-off, perdeu precisamente contra a Rússia. A UEFA pode colocar Portugal no torneio do próximo Verão, no lugar das russas – fazendo lembrar o apuramento inesperado da Dinamarca para o Europeu 1992, por causa da guerra na Jugoslávia (e a Dinamarca foi campeã europeia).

No sector masculino a ligação portuguesa a esta decisão, no futebol, é mais remota. A Rússia estaria no play-off de qualificação para o Mundial 2022 – onde Portugal também estará, mas não no mesmo “caminho” de apuramento. Por isso, não deverá haver alterações para Fernando Santos e companhia.

Em relação à saída imediata dos clubes russos das provas europeias, essa decisão poderia interferir com as contas de Portugal na tabela oficial da UEFA, que determina o número de equipas de cada país nos torneios europeus. No entanto, no momento desta suspensão, a Rússia estava no 10.º lugar dessa lista, bem longe do sexto posto de Portugal. E nesta época só o Spartak Moscovo iria jogar em torneios UEFA, na Liga Europa.

Liga dos Campeões de futsal

Sporting e Benfica terão pensado imediatamente no Tyumen, quando souberam da decisão da UEFA: os russos apuraram-se para as meias-finais da Liga dos Campeões, além de Sporting, Benfica e Barcelona.

O desfecho mais provável: o Kairat, segundo classificado no grupo do Tyumen, estará na final four do torneio, no lugar do vice-campeão russo.

Andebol, grupo do Benfica

Clubes e selecções da Rússia e Bielorrússia também estão fora de todas as competições da Federação Europeia de Andebol.

Na Liga Europeia de andebol o Benfica está no grupo do Chekhovskiye Medvedi. Mas neste caso, mesmo que os pontos conquistados frente aos russos (duas vitórias) sejam retirados ao Benfica, a presença nos oitavos-de-final está garantida.

O Sporting também está nesta competição mas não há qualquer equipa russa ou bielorrussa no seu grupo.

Paralímpicos sim, mas sem bandeira

Já na manhã desta quarta-feira foi anunciado que, nos Jogos Paralímpicos de Pequim, não haverá bandeiras de Rússia e de Bielorrússia, embora os atletas desses países possam participar no evento – sem direito a entrarem no quadro de medalhas.

No atletismo, russos e bielorrussos não estarão nos grandes torneios, a começar já pelos mundiais de pista coberta, que vão decorrer daqui a duas semanas.

Rússia e Bielorrússia foram afastados da Taça Davis e da Taça Billie Jean King, em ténis – russos e russas venceram os dois torneios, em 2021. Mas, a nível individual, podem continuar a jogar.

No basquetebol também deixa de haver equipas russas na Euroliga e na Eurocup.

Confusão no automobilismo

A Federação Internacional do Automóvel admite a participação de pilotos russos e bielorrussos nas suas corridas, desde que não usem bandeiras ou símbolos de seus países.

Nikita Mazepin está assim autorizado a continuar na Fórmula 1…mas provavelmente não por muito tempo.

O Reino Unido não deixará entrar pilotos russos nas suas pistas; se mais países assumirem esta decisão, a federação poderá mudar a sua postura.

E dificilmente Mazepin continuará na Haas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.