Cientistas alcançaram fusão nuclear autossustentável — mas agora não conseguem replicá-la

1

Damien Jemison / LLNL

Pré-amplificador da National Ignition Facility.

Cientistas confirmaram que no ano passado, pela primeira vez, conseguiram uma reação de fusão que se autoperpetua, aproximando-nos de replicar a reação química que alimenta o Sol.

Isto constitui um enorme avanço científico. O problema? É que o cientistas não sabem ao certo como replicá-la.

A fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atómicos juntam-se e formam um outro núcleo de maior número atómico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer e normalmente liberta muito mais energia do que a que consome.

Até hoje, ainda não foi encontrada uma forma de controlar comercialmente a fusão nuclear, embora alguns laboratórios estejam a tentá-lo.

Para tornar a fusão nuclear uma fonte de energia viável para os seres humanos, explica a ScienceAlert, os cientistas precisam primeiro de alcançar algo chamado de ‘ignição’, onde os mecanismos de autoaquecimento superam toda a perda de energia. Uma vez alcançada a ignição, a reação de fusão alimenta-se sozinha.

Foi precisamente isto que investigadores da National Ignition Facility do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, conseguiram. Estes cientistas passaram mais de uma década a aperfeiçoar a sua técnica e agora confirmaram que no dia 8 de agosto de 2021 produziram a primeira ignição bem-sucedida de uma reação de fusão nuclear.

“Esta é a primeira vez que cruzamos o critério de Lawson em laboratório”, disse a física nuclear Annie Kritcher, da National Ignition Facility, à New Scientist.

O critério de Lawson compara a taxa de energia gerada por reações de fusão dentro do combustível de fusão com a taxa de perdas de energia para o meio ambiente. Quando a taxa de produção é maior que a taxa de perda, o sistema produzirá energia líquida.

Para tal, os investigadores colocaram uma cápsula de combustível de trítio e deutério no centro de uma câmara de urânio empobrecido revestida de ouro e dispararam 192 lasers de alta energia para criar um banho de raios-x.

Desta forma, foram libertados 1,3 megajoules de energia por 100 trilionésimos de segundo, ou seja, 10 quadriliões de watts de potência.

Ao longo do último passado, os cientistas tentaram replicar o resultado em quatro experiências semelhantes, mas só conseguiram produzir metade do rendimento energético produzido na experiência recorde. Os resultados foram publicados recentemente na revista científica Physical Review Letters.

A equipa de investigadores quer agora determinar o que exatamente é necessário para atingir a ignição e como tornar a experiência mais resiliente a pequenos erros. Sem esse conhecimento, o processo não pode ser usado para criar reatores de fusão que possam abastecer cidades.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. “Cientistas confirmaram que no ano passado, pela primeira vez, conseguiram uma reação de fusão que se autoperpetua, aproximando-nos de replicar a reação química que alimenta o Sol.”

    A fusão termonuclear não é uma reacção química, é física. As reacções químicas utilizam apenas os electrões de valência dos átomos, não os seus núcleos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.