Australianos querem furo de gás em Aljubarrota já em 2019

2

A Australis vai avançar em 2019 com a perfuração do subsolo de Aljubarrota para tentar descobrir gás natural em volumes comercialmente relevantes.

A empresa australiana de petróleo e gás que em 2015 fechou um contrato de concessão para a prospeção em Alcobaça, Australis, já enviou o seu plano de trabalhos à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, para que esta, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, possam determinar se a prospeção de gás em Alcobaça precisa de avaliação de impacto ambiental.

De acordo com o Expresso, que cita o relatório que estará em consulta pública até 11 de maio, a perfuração será realizada em 2019. No plano de trabalhos, está previsto fazer um furo de 3200 metros na vertical, seguido de um outro na horizontal com um alcance entre 300 a 700 metros.

Os trabalhos deverão demorar entre dois a três meses e vão envolver cerca de 20 funcionários. No entanto, durante a sondagem, a Australis prevê envolver meia centena de pessoas.

O relatório revela também que o furo fica a cargo de uma empresa portuguesa, no entanto a Australis não revela qual.

A concessão da Australis em Portugal, assinada a 30 de setembro de 2015, prevê que a empresa australiana tem oito anos para fazer a prospeção na Bacia Lusitânica (nas regiões da Batalha e de Pombal), onde já há estudos sísmicos feitos.

A Australis é uma empresa recente, criada em 2014 pelos gestores e fundadores da Aurora Oil & Gas. Além de Portugal, a Australis está presente na exploração de petróleo nos Estados Unidos da América.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.