Furacão Willa “grande e perigoso” a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja um “grande e perigoso furacão” quando atingir a costa.

Na segunda-feira, o furacão diminuiu de categoria 5 para 4, sendo que a sua intensidade atual equivale à do furacão Michael quando atingiu a Flórida há duas semanas, escreve a CNN.

O furacão Willa formou-se no fim de semana passado, tornando-se uma tempestade tropical no sábado de manhã. Em menos de dois dias, transformou-se num furacão de categoria 5.

O fenómeno está localizado a 136 quilómetros a sudoeste de Islas Marias. Tempestades acompanhadas de “ondas grandes e destrutivas” estão previstas ao longo de partes da costa central e sudoeste do México.

As chuvas podem gerar deslizamentos de terra e inundações repentinas em alguns dos estados mexicanos como Jalisco, Nayarit e Sinaloa. A tempestade tropical Vicente também deverá ter impacto no país nesta terça-feira, mas mais a sul.

O Willa pode ser um dos furacões mais fortes a atingir a costa pacífica do México, depois do furacão Patricia em 2015, que foi o furacão mais forte já observado no planeta.

O ano de 2018 já viu 10 grandes furacões só na zona nordeste do Pacífico. Um número crescente de grandes furacões, juntamente com uma maior propensão de tempestades a sofrer “intensificação rápida”, são consequências esperadas de águas oceânicas mais quentes, resultantes das alterações climáticas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.