Furacão Ophelia deixa Açores sem ocorrências graves

Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia

Ilha de Santa Maria, Açores

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, afirmou que não se registaram prejuízos nem consequências graves depois da passagem do furacão Ophelia, apenas pequenas ocorrências.

“Durante a madrugada apenas houve o registo de quatro quedas de árvores, três no concelho de Ponta Delgada e uma na Povoação (ilha de São Miguel)”, adiantou o tenente-coronel Carlos Neves, em declarações à agência Lusa.

O responsável acrescentou que no sábado, no caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) foram registadas cinco ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas e uma infiltração numa moradia, enquanto em São Miguel, grupo oriental, foram intervencionadas três ocorrências, nomeadamente duas pequenas inundações e a queda de uma árvore.

O presidente da Proteção Civil dos Açores referiu também que “todo o dispositivo montado na sequência da aproximação ao arquipélago do furacão Ophelia já foi desmobilizado, mantendo-se o serviço normal de socorro às populações”.

A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir vários avisos meteorológicos que, entretanto, já foram desativados.

Em comunicado, o IPMA informa que se encontra ultrapassada a situação, pelo que cessam os avisos e as recomendações emitidas.

Adianta ainda que às 09h00 locais (mais uma hora em Lisboa) o centro do furacão Ophelia (categoria 2) já se encontrava a 655 quilómetros a nordeste do arquipélago, prevendo-se assim uma melhoria das condições meteorológicas.

SATA já iniciou reencaminhamento de passageiros

A transportadora aérea açoriana SATA já começou a regularizar as ligações aéreas afetadas este sábado pelo mau tempo nos Açores, que deixou em terra 864 passageiros, disse hoje à agência Lusa o porta-voz da transportadora.

Segundo António Portugal, devido ao mau tempo foram cancelados, no sábado, 10 voos da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, e quatro voos da Azores Airlines, que realiza voos para o exterior.

Devido ao mau tempo, a SATA Air Açores cancelou, no sábado, ligações entre as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge, Flores e Santa Maria.

No caso da Azores Airlines foi cancelada a ligação Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa, enquanto o voo proveniente da capital com destino ao Pico divergiu para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas.

O porta-voz da SATA adiantou hoje que a companhia iniciou às 07h00 locais o reencaminhamento dos passageiros em voos de horário.

“Hoje os voos estão a ser realizados, alguns com atrasos, e não há registo de cancelamentos”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …