/

Furacão Irma atinge a Florida este fim-de-semana (e será devastador)

O furacão Irma deverá chegar à costa da Florida este fim-de-semana e será “realmente destrutivo”, disse à CNN Brock Long, director da FEMA, a agência federal norte-americana de situações de emergência.

Segundo Brock Long, os Estados Unidos foram atingidos por um furacão de categoria 5, como o Irma, “apenas três vezes desde 1851” pelo que a maioria da população exposta não tem experiência de um fenómeno com igual intensidade.

O director da FEMA acrescentou ainda que além da Florida, os cidadãos de “todo o Sudeste dos Estados Unidos devem estar atentos”, especialmente na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou a sua “viva inquietação” com a aproximação do furacão Irma, de uma intensidade inédita, que está a deixar um rasto de destruição e morte na sua passagem pelas Caraíbas.

“Estamos muito inquietos, estamos a dar o máximo” na preparação para a chegada do Irma, afirmou o chefe de estado norte-americano, citado pela agência France-Presse, em declarações na Sala Oval da Casa Branca. “A Florida está o melhor preparada possível, agora resta esperar para se saber o que vai acontecer”, acrescentou o presidente.

“Sejam prudentes, mantenham-se em segurança! Nós temos equipas especializadas e corajosas no local prontas a ajudar”, disse entretanto Donald Trump no Twitter

Este furacão é o mais poderoso a ameaçar a Florida desde o Andrew, em 1992, também classificado na categoria mais alta deste tipo de fenómenos meteorológicos.

O furacão Irma causou hoje a décima vítima mortal à sua passagem, depois da morte de uma pessoa na ilha de Anguilla, nordeste das Caraíbas, informaram as autoridades.

A morte em Anguilla junta-se às oito registadas na parte francesa da ilha de São Martinho (St. Martin) e em São Bartolomeu (San Barthélémy), e a uma outra, de uma criança de dois anos, em Barbuda.

Segundo o instituto meteorológico Météo France, o Irma é mais longo furacão de categoria 5 na escala de Saffir-Simpson alguma vez registado no mundo, mantendo-se nesse grau, com ventos de 298 Km/hora, há mais de 33 horas.

O Irma tocou na madrugada de hoje a costa do território norte-americano de Porto Rico, deslocando-se a uma velocidade de 26 Km/h para a zona ocidental da República Dominicana.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.