Furacão Irma atinge a Florida este fim-de-semana (e será devastador)

O furacão Irma deverá chegar à costa da Florida este fim-de-semana e será “realmente destrutivo”, disse à CNN Brock Long, director da FEMA, a agência federal norte-americana de situações de emergência.

Segundo Brock Long, os Estados Unidos foram atingidos por um furacão de categoria 5, como o Irma, “apenas três vezes desde 1851” pelo que a maioria da população exposta não tem experiência de um fenómeno com igual intensidade.

O director da FEMA acrescentou ainda que além da Florida, os cidadãos de “todo o Sudeste dos Estados Unidos devem estar atentos”, especialmente na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou a sua “viva inquietação” com a aproximação do furacão Irma, de uma intensidade inédita, que está a deixar um rasto de destruição e morte na sua passagem pelas Caraíbas.

“Estamos muito inquietos, estamos a dar o máximo” na preparação para a chegada do Irma, afirmou o chefe de estado norte-americano, citado pela agência France-Presse, em declarações na Sala Oval da Casa Branca. “A Florida está o melhor preparada possível, agora resta esperar para se saber o que vai acontecer”, acrescentou o presidente.

“Sejam prudentes, mantenham-se em segurança! Nós temos equipas especializadas e corajosas no local prontas a ajudar”, disse entretanto Donald Trump no Twitter

Este furacão é o mais poderoso a ameaçar a Florida desde o Andrew, em 1992, também classificado na categoria mais alta deste tipo de fenómenos meteorológicos.

O furacão Irma causou hoje a décima vítima mortal à sua passagem, depois da morte de uma pessoa na ilha de Anguilla, nordeste das Caraíbas, informaram as autoridades.

A morte em Anguilla junta-se às oito registadas na parte francesa da ilha de São Martinho (St. Martin) e em São Bartolomeu (San Barthélémy), e a uma outra, de uma criança de dois anos, em Barbuda.

Segundo o instituto meteorológico Météo France, o Irma é mais longo furacão de categoria 5 na escala de Saffir-Simpson alguma vez registado no mundo, mantendo-se nesse grau, com ventos de 298 Km/hora, há mais de 33 horas.

O Irma tocou na madrugada de hoje a costa do território norte-americano de Porto Rico, deslocando-se a uma velocidade de 26 Km/h para a zona ocidental da República Dominicana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …