Furacão Ida provocou dois mortos nos EUA e número de vítimas vai “continuar a subir”

O furacão Ida já provocou, pelo menos, dois mortos no Luisiana, nos EUA, mas o número de vítimas mortais confirmadas “vai continuar a subir”, disse esta segunda-feira uma porta-voz do Governador do Estado.

Um condutor que morreu afogado em Nova Orleães, depois de a sua viatura ser ‘engolida’ pelas águas, e uma pessoa atingida pela queda de uma árvore, em Baton Rouge, são as vítimas confirmadas, mas com as estradas intransitáveis e as comunicações afetadas ainda não é possível ter uma noção exata do rasto de destruição.

Segundo o gabinete do governador John Bel Edwards, os danos provocados pelo furacão Ida na rede elétrica são “catastróficos” e podem demorar várias semanas a serem reparados.

Assim, milhares de pessoas ficaram sem sistemas de refrigeração ou ar condicionado, numa altura em que os serviços de meteorologia preveem temperaturas máximas acima dos 30 graus, a meio da semana, naquela região.

Equipas de resgate procuram, em centenas de barcos e helicópteros, alcançar pessoas que ficaram cercadas pelas cheias e se refugiaram nos sótãos ou telhados. Muitas conseguiram, apesar das falhas no fornecimento de energia e comunicações, partilhar nas redes sociais a sua localização exata para que as equipas de resgate pudessem encontrá-las.

Mais de um milhão de casas no Luisiana e no Mississípi, incluindo toda a cidade de Nova Orleães, ficaram sem energia elétrica quando o Ida, um dos furacões mais fortes que já atingiram o continente americano, avançou sobre os Estados no domingo e hoje, antes de perder força, transformando-se numa tempestade tropical.

Cerca de 255 mil casas ficaram, também, sem abastecimento de água indicou o Departamento de Saúde do Luisiana. Quatro hospitais foram danificados e 39 postos médicos estão a funcionar com recurso a geradores, disse a Agência Federal de Gestão de Emergências.

Os ventos de cerca de 230 quilómetros por hora fizeram do Ida o quinto furacão mais forte de sempre a atingir o território dos EUA, mas baixaram para cerca de 64 quilómetros por hora a meio do dia de hoje.

Na sexta-feira, o Ida deverá atingir a costa de Nova Inglaterra, após provocar, possivelmente, mais inundações e deslizamentos de terras à sua passagem.

O furacão Ida atingiu a costa do Luisiana precisamente 16 anos após o Katrina, tempestade que destruiu os diques de Nova Orleães e provocou a morte de cerca de 1.800 pessoas.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …