Fundos destinados a pequenas empresas “desviados” para financiadores de Trump

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Governo norte-americano criou um fundo de empréstimos para pequenas empresas, de forma a apoiá-las durante a pandemia de covid-19. No entanto, o dinheiro está a ser “desviado” para grandes empresas de financiadores da campanha de Donald Trump.

Os principais financiadores da campanha eleitoral de Donald Trump ganharam empréstimos que inicialmente estavam previstos para apoiar pequenas empresas durante a pandemia de covid-19. Estes empréstimos, que eram convertidos em doações caso as empresas não tivessem possibilidades de devolver o dinheiro, ficaram inacessíveis a dezenas de milhares de pequenos negócios, que viram os seus pedidos adiados ou rejeitados.

No entanto, de acordo com o The Intercept, estes fundos rapidamente foram aprovados para várias empresas cujos donos financiaram fortemente a campanha de Trump rumo à reeleição.

Por exemplo, vários hotéis de luxo detidos por Archie e Monty Bennett – grandes doadores para a campanha de Trump – receberam 59 milhões de dólares dos fundos destinados para as pequenas empresas.

O mesmo aconteceu com a Continental Materials Corp., que recebeu 5,4 milhões de dólares em empréstimos do PPP. Durante os últimos anos, Ronald Gidwitz, o dono da empresa, doou 50 mil dólares a Trump e 109 mil dólares ao Comité Nacional Republicano. Estes não são casos únicos.

As empresas estavam elegíveis para receber estes apoios, uma vez que o Paycheck Protection Program (PPP) foi intencionalmente projetado para beneficiar grandes franquias de restaurantes e hotéis, desde que empregassem menos de 500 pessoas.

O PPP tinha originalmente alocado 349 milhões de dólares para financiar pequenas empresas, mas acabou por beneficiar as grandes empresas e esgotou-se em apenas duas semanas. Apenas 20% das pequenas empresas que se candidataram receberam um empréstimo do Paycheck Protection Program.

Os dados também mostram uma grande disparidade entre Estados republicanos e democratas. Enquanto nos Estados republicanos, mais de metade das empresas receberam empréstimos do programa, nos Estados democratas, a taxa de aprovação ronda os 15 e os 18%.

Na semana passada, a Câmara dos Representantes aprovou um reforços dos fundos do programa, injetando mais 321 milhões de dólares no programa. Resta agora saber se, realmente, os fundos vão ser usados para apoiar pequenas empresas ou se vão novamente ser concedidos aos grandes financiadores da campanha de reeleição de Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O “povo” votante no Trump, farto do “politicamente correto”, parece querer o “politicamente incorreto” (enrrabanço em linguagem que se perceba) e vota nele, convencido que o puseram na presidência para o defender.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …