/

Fundos destinados a pequenas empresas “desviados” para financiadores de Trump

1

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Governo norte-americano criou um fundo de empréstimos para pequenas empresas, de forma a apoiá-las durante a pandemia de covid-19. No entanto, o dinheiro está a ser “desviado” para grandes empresas de financiadores da campanha de Donald Trump.

Os principais financiadores da campanha eleitoral de Donald Trump ganharam empréstimos que inicialmente estavam previstos para apoiar pequenas empresas durante a pandemia de covid-19. Estes empréstimos, que eram convertidos em doações caso as empresas não tivessem possibilidades de devolver o dinheiro, ficaram inacessíveis a dezenas de milhares de pequenos negócios, que viram os seus pedidos adiados ou rejeitados.

No entanto, de acordo com o The Intercept, estes fundos rapidamente foram aprovados para várias empresas cujos donos financiaram fortemente a campanha de Trump rumo à reeleição.

Por exemplo, vários hotéis de luxo detidos por Archie e Monty Bennett – grandes doadores para a campanha de Trump – receberam 59 milhões de dólares dos fundos destinados para as pequenas empresas.

O mesmo aconteceu com a Continental Materials Corp., que recebeu 5,4 milhões de dólares em empréstimos do PPP. Durante os últimos anos, Ronald Gidwitz, o dono da empresa, doou 50 mil dólares a Trump e 109 mil dólares ao Comité Nacional Republicano. Estes não são casos únicos.

As empresas estavam elegíveis para receber estes apoios, uma vez que o Paycheck Protection Program (PPP) foi intencionalmente projetado para beneficiar grandes franquias de restaurantes e hotéis, desde que empregassem menos de 500 pessoas.

O PPP tinha originalmente alocado 349 milhões de dólares para financiar pequenas empresas, mas acabou por beneficiar as grandes empresas e esgotou-se em apenas duas semanas. Apenas 20% das pequenas empresas que se candidataram receberam um empréstimo do Paycheck Protection Program.

Os dados também mostram uma grande disparidade entre Estados republicanos e democratas. Enquanto nos Estados republicanos, mais de metade das empresas receberam empréstimos do programa, nos Estados democratas, a taxa de aprovação ronda os 15 e os 18%.

Na semana passada, a Câmara dos Representantes aprovou um reforços dos fundos do programa, injetando mais 321 milhões de dólares no programa. Resta agora saber se, realmente, os fundos vão ser usados para apoiar pequenas empresas ou se vão novamente ser concedidos aos grandes financiadores da campanha de reeleição de Donald Trump.

ZAP //

1 Comment

  1. O “povo” votante no Trump, farto do “politicamente correto”, parece querer o “politicamente incorreto” (enrrabanço em linguagem que se perceba) e vota nele, convencido que o puseram na presidência para o defender.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.