Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Patrick T. Fallon / AFP

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos.

O organizador do abortado comício White Lives Matter, em Raleigh, na Carolina do Norte, quer agora lançar um movimento fascista, de acordo com as gravações de um chat de voz vazado às quais o Raw Story teve acesso. O homem diz ser um membro da Guarda Nacional dos Estados Unidos — uma força militar da reserva sob comando federal.

O grupo do Telegram, anteriormente conhecido como “Bolts”, cancelou o comício White Lives Matter após saber que a iniciativa não teria o apoio dos Proud Boysuma organização política neofascista de extrema-direita. O grupo mudou de nome para “American Union Fascist”.

O fundador deste movimento, que se fez conhecer também sob o nome “Bolts”, espera agora criar um novo grupo fascista na Carolina do Norte até este verão.

“Não teremos mais medo de espalhar a verdade e marcar presença nas áreas públicas. Começaremos devagar. Ganharemos apoio online e através de propagandas nas principais cidades do estado. Teremos reuniões privadas presenciais para nos conhecermos e compartilharmos ideias. Então, quando estivermos seguros e tivermos apoio suficiente, iremos marchar. Tomaremos as ruas de volta dos degenerados”, disse o homem de identidade desconhecida no chat da rede social Telegram.

Depois de cancelar o comício White Lives Matter, “Bolts” convidou o grupo de apoiantes envolvidos no planeamento do evento para um chat de voz privado para discutir o lançamento do novo grupo.

Um dos focos da discussão foi tentar ‘aligeirar’ a veia racista do grupo, de forma a conseguir apoio da opinião pública. Alguns dos membros do chat mostraram-se céticos em relação a isto, escreve o Raw Story.

“Bolts” disse ainda que imagina um grupo que realiza ações comunitárias para sem-abrigo, com alguns membros a filmar para que depois possam partilhar as suas boas ações no Twitter e no Telegram.

A postura de preocupação com a opinião pública que “Bolts” deseja promover desmente as opiniões expressas na sua conta no Twitter, que mostram alguém ansioso para que os supremacistas brancos façam sentir a sua presença nas ruas e ver uma guerra racial acontecer nos Estados Unidos .

Em julho do ano passado, “Bolts” expressou admiração por Adolph Hitler e George Lincoln Rockwell, fundador e comandante do Partido Nazi Americano, no Twitter.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …