Fundador do McAfee diz que sabe quem atacou o site Ashley Madison

John McAfee / Facebook

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

O criador do conhecido antivírus revelou que o site Ashley Madison não foi pirateado. Para John McAfee, a divulgação dos dados foi obra de uma ex funcionária da empresa.

“Sim, é verdade. Ashley Madison não foi hackeado – os dados foram roubados por uma mulher que trabalhou para a Avid Life Media”, começa por dizer no artigo publicado no International Business Times.

John McAfee garante que a antiga colaboradora da Avid Life Media, empresa que detém o site, operou por conta própria e não precisou de hackear nada porque já teria acesso aos dados.

“Um hacker é alguém que usa determinadas ferramentas para ter acesso ilimitado a dados que não lhe pertencem. Este trabalho foi feito por alguém que tinha já as chaves do Reino”, afirma.

Embora não possa dizer como descobriu a culpada, McAfee diz que, através de uma intensa pesquisa nos milhões dados divulgados, se percebe que o trabalho foi feito por uma pessoa que já trabalhou na empresa.

“Toda a minha carreira passou por analisar falhas de segurança e consigo reconhecer um ‘insider’ a 100% se os dados forem suficientes – e 40GB são mais do que suficientes“.

“Dos dados que recolhi, é bastante claro que o autor tinha um conhecimento significativo das tecnologias usadas pela empresa”, acrescenta o fundador do vírus McAfee.

Para além disso, o criador do antivírus tem a certeza de que o responsável pela fuga de informação pertence ao sexo feminino devido à forma como escreve os manifestos.

“Pratico engenharia social desde que o termo foi inventado, por isso consigo rapidamente identificar o género tendo em conta a carga de emoções expostas nas palavras“.

“O mais evidente é a escolha da palavra ‘scumbags’ para descrever os homens (um termo que só as mulheres usam para falar do sexo oposto). Acho que este tipo de linguagem sugere que quem fala é uma mulher”.

Depois de lerem o artigo, foram várias as pessoas que criticaram o autor, acusando-o de ter uma posição “subjetiva” e até “sexista”.

Exemplo disso é um dos leitores que responde diretamente a John McAfee num comentário.

“É suposto seres um analista técnico e o melhor que consegues é ‘isto soa a algo que uma mulher diria’. Terrível!”, aponta.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …