Fundador do McAfee diz que sabe quem atacou o site Ashley Madison

John McAfee / Facebook

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

O criador do conhecido antivírus revelou que o site Ashley Madison não foi pirateado. Para John McAfee, a divulgação dos dados foi obra de uma ex funcionária da empresa.

“Sim, é verdade. Ashley Madison não foi hackeado – os dados foram roubados por uma mulher que trabalhou para a Avid Life Media”, começa por dizer no artigo publicado no International Business Times.

John McAfee garante que a antiga colaboradora da Avid Life Media, empresa que detém o site, operou por conta própria e não precisou de hackear nada porque já teria acesso aos dados.

“Um hacker é alguém que usa determinadas ferramentas para ter acesso ilimitado a dados que não lhe pertencem. Este trabalho foi feito por alguém que tinha já as chaves do Reino”, afirma.

Embora não possa dizer como descobriu a culpada, McAfee diz que, através de uma intensa pesquisa nos milhões dados divulgados, se percebe que o trabalho foi feito por uma pessoa que já trabalhou na empresa.

“Toda a minha carreira passou por analisar falhas de segurança e consigo reconhecer um ‘insider’ a 100% se os dados forem suficientes – e 40GB são mais do que suficientes“.

“Dos dados que recolhi, é bastante claro que o autor tinha um conhecimento significativo das tecnologias usadas pela empresa”, acrescenta o fundador do vírus McAfee.

Para além disso, o criador do antivírus tem a certeza de que o responsável pela fuga de informação pertence ao sexo feminino devido à forma como escreve os manifestos.

“Pratico engenharia social desde que o termo foi inventado, por isso consigo rapidamente identificar o género tendo em conta a carga de emoções expostas nas palavras“.

“O mais evidente é a escolha da palavra ‘scumbags’ para descrever os homens (um termo que só as mulheres usam para falar do sexo oposto). Acho que este tipo de linguagem sugere que quem fala é uma mulher”.

Depois de lerem o artigo, foram várias as pessoas que criticaram o autor, acusando-o de ter uma posição “subjetiva” e até “sexista”.

Exemplo disso é um dos leitores que responde diretamente a John McAfee num comentário.

“É suposto seres um analista técnico e o melhor que consegues é ‘isto soa a algo que uma mulher diria’. Terrível!”, aponta.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …