Fundador do Linux diz que ameaça da Inteligência Artificial é “má ficção científica”

workinpana / Flickr

-

O fundador do Linux, Linus Torvalds, diz que não partilha a visão de que a inteligência artificial (IA) representa uma ameaça para a espécie humana, descrevendo esse medo como “má” ficção científica.

São muitas as figuras da tecnologia e da ciência que nos últimos tempos têm expressado as suas preocupações com a singularidade tecnológica – o momento em que as máquinas se vão tornar mais inteligentes do que o homem – e eventualmente exterminá-lo.

Entre essas personalidades, encontram-se nada menos que o fundador da Microsoft, Bill Gates, o visionário CEO da Tesla, Elon Musk, o físico Stephen Hawking e o cofundador da Apple, Steve Wozniak.

Elon Musk chegou mesmo a doar dez milhões de dólares para nos proteger da ameaça iminente; e Wozniak disse recentemente que irá chegar o dia em que as máquinas vão tratar os humanos como animais de estimação.

Mas Linus Torvalds pensa de forma diferente.

Numa Q&A com os utilizadores do Slashdot, assegurou que não percebia “a razão para tanto medo”.

“Nós vamos ter IA, e vai ser quase certamente através de algo muito parecido com as redes neurais recorrentes”, disse em resposta a um utilizador.

“A questão é que, uma vez que esse tipo de IA vai precisar de treino, não vai ser fiável no sentido do computador tradicional. Não estamos no tempo da linguagem prolog, em que as pessoas pensavam que entendiam as verdadeiras tomadas de decisão na IA”, diz Torvalds.

“Isto torna a questão muito interessante, claro, mas também faz com que seja mais difícil de desenvolver esta tecnologia. Isso vai limitar onde vamos encontrar essas redes neurais, e que tamanho, inputs e outputs vão ter”, acrescenta o fundador do sistema operativo Linux..

“Eu esperaria então algo mais (e mais sofisticado) do que IA orientada e parecida com o ser humano. Reconhecimento de linguagem, reconhecimento de padrões, coisas desse género…”, diz Tornvalds.

“Não consigo imaginar uma situação em que de repente tenhas uma crise existencial porque a tua máquina de lavar louça começou a discutir Sartre contigo”, acrescenta.

“Eventos como a singularidade tecnológica?” pergunta Torvalds. “Sim, é ficção científica, e não é muito boa ficção científica nesse aspeto, a meu ver”.

“Crescimento exponencial infinito? Que drogas tomam essas pessoas? A sério”, diz.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …Não é das drogas. É que certas pessoas têm necessidade, a partir de dúvidas do (in)(sub)consciente, de criar um imaginário refletido de crenças adornadas de mistificações, sobretudo quando saem da casa de banho e “aquilo” corre mal… Sobe-lhes à cabeça e atrofia-lhes os neurónios… A percepção é a sua “realidade”. Delas.
    Tb tenho a percepção que dentro em breve, após a saga que por aí anda, vão aparecer novas seitas-veículos… Já sabem das baratas com gerador de impulsos acoplados às costas? Segundo trabalho académico de agregação do multitrilionário Dr. Mr. Isac Calça Curta Jr. aquelas são “INVADERS” conforme estudo traduzido em mais de 20 línguas e outros tantos dialetos – Cockroach of the Dark Side of Andrómeda (Baratas do lado Oculto de Andrómeda. Sabiam?

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …