Fundador do Linux diz que ameaça da Inteligência Artificial é “má ficção científica”

workinpana / Flickr

-

O fundador do Linux, Linus Torvalds, diz que não partilha a visão de que a inteligência artificial (IA) representa uma ameaça para a espécie humana, descrevendo esse medo como “má” ficção científica.

São muitas as figuras da tecnologia e da ciência que nos últimos tempos têm expressado as suas preocupações com a singularidade tecnológica – o momento em que as máquinas se vão tornar mais inteligentes do que o homem – e eventualmente exterminá-lo.

Entre essas personalidades, encontram-se nada menos que o fundador da Microsoft, Bill Gates, o visionário CEO da Tesla, Elon Musk, o físico Stephen Hawking e o cofundador da Apple, Steve Wozniak.

Elon Musk chegou mesmo a doar dez milhões de dólares para nos proteger da ameaça iminente; e Wozniak disse recentemente que irá chegar o dia em que as máquinas vão tratar os humanos como animais de estimação.

Mas Linus Torvalds pensa de forma diferente.

Numa Q&A com os utilizadores do Slashdot, assegurou que não percebia “a razão para tanto medo”.

“Nós vamos ter IA, e vai ser quase certamente através de algo muito parecido com as redes neurais recorrentes”, disse em resposta a um utilizador.

“A questão é que, uma vez que esse tipo de IA vai precisar de treino, não vai ser fiável no sentido do computador tradicional. Não estamos no tempo da linguagem prolog, em que as pessoas pensavam que entendiam as verdadeiras tomadas de decisão na IA”, diz Torvalds.

“Isto torna a questão muito interessante, claro, mas também faz com que seja mais difícil de desenvolver esta tecnologia. Isso vai limitar onde vamos encontrar essas redes neurais, e que tamanho, inputs e outputs vão ter”, acrescenta o fundador do sistema operativo Linux..

“Eu esperaria então algo mais (e mais sofisticado) do que IA orientada e parecida com o ser humano. Reconhecimento de linguagem, reconhecimento de padrões, coisas desse género…”, diz Tornvalds.

“Não consigo imaginar uma situação em que de repente tenhas uma crise existencial porque a tua máquina de lavar louça começou a discutir Sartre contigo”, acrescenta.

“Eventos como a singularidade tecnológica?” pergunta Torvalds. “Sim, é ficção científica, e não é muito boa ficção científica nesse aspeto, a meu ver”.

“Crescimento exponencial infinito? Que drogas tomam essas pessoas? A sério”, diz.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …Não é das drogas. É que certas pessoas têm necessidade, a partir de dúvidas do (in)(sub)consciente, de criar um imaginário refletido de crenças adornadas de mistificações, sobretudo quando saem da casa de banho e “aquilo” corre mal… Sobe-lhes à cabeça e atrofia-lhes os neurónios… A percepção é a sua “realidade”. Delas.
    Tb tenho a percepção que dentro em breve, após a saga que por aí anda, vão aparecer novas seitas-veículos… Já sabem das baratas com gerador de impulsos acoplados às costas? Segundo trabalho académico de agregação do multitrilionário Dr. Mr. Isac Calça Curta Jr. aquelas são “INVADERS” conforme estudo traduzido em mais de 20 línguas e outros tantos dialetos – Cockroach of the Dark Side of Andrómeda (Baratas do lado Oculto de Andrómeda. Sabiam?

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …