Fundador do Linux diz que ameaça da Inteligência Artificial é “má ficção científica”

workinpana / Flickr

-

O fundador do Linux, Linus Torvalds, diz que não partilha a visão de que a inteligência artificial (IA) representa uma ameaça para a espécie humana, descrevendo esse medo como “má” ficção científica.

São muitas as figuras da tecnologia e da ciência que nos últimos tempos têm expressado as suas preocupações com a singularidade tecnológica – o momento em que as máquinas se vão tornar mais inteligentes do que o homem – e eventualmente exterminá-lo.

Entre essas personalidades, encontram-se nada menos que o fundador da Microsoft, Bill Gates, o visionário CEO da Tesla, Elon Musk, o físico Stephen Hawking e o cofundador da Apple, Steve Wozniak.

Elon Musk chegou mesmo a doar dez milhões de dólares para nos proteger da ameaça iminente; e Wozniak disse recentemente que irá chegar o dia em que as máquinas vão tratar os humanos como animais de estimação.

Mas Linus Torvalds pensa de forma diferente.

Numa Q&A com os utilizadores do Slashdot, assegurou que não percebia “a razão para tanto medo”.

“Nós vamos ter IA, e vai ser quase certamente através de algo muito parecido com as redes neurais recorrentes”, disse em resposta a um utilizador.

“A questão é que, uma vez que esse tipo de IA vai precisar de treino, não vai ser fiável no sentido do computador tradicional. Não estamos no tempo da linguagem prolog, em que as pessoas pensavam que entendiam as verdadeiras tomadas de decisão na IA”, diz Torvalds.

“Isto torna a questão muito interessante, claro, mas também faz com que seja mais difícil de desenvolver esta tecnologia. Isso vai limitar onde vamos encontrar essas redes neurais, e que tamanho, inputs e outputs vão ter”, acrescenta o fundador do sistema operativo Linux..

“Eu esperaria então algo mais (e mais sofisticado) do que IA orientada e parecida com o ser humano. Reconhecimento de linguagem, reconhecimento de padrões, coisas desse género…”, diz Tornvalds.

“Não consigo imaginar uma situação em que de repente tenhas uma crise existencial porque a tua máquina de lavar louça começou a discutir Sartre contigo”, acrescenta.

“Eventos como a singularidade tecnológica?” pergunta Torvalds. “Sim, é ficção científica, e não é muito boa ficção científica nesse aspeto, a meu ver”.

“Crescimento exponencial infinito? Que drogas tomam essas pessoas? A sério”, diz.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …Não é das drogas. É que certas pessoas têm necessidade, a partir de dúvidas do (in)(sub)consciente, de criar um imaginário refletido de crenças adornadas de mistificações, sobretudo quando saem da casa de banho e “aquilo” corre mal… Sobe-lhes à cabeça e atrofia-lhes os neurónios… A percepção é a sua “realidade”. Delas.
    Tb tenho a percepção que dentro em breve, após a saga que por aí anda, vão aparecer novas seitas-veículos… Já sabem das baratas com gerador de impulsos acoplados às costas? Segundo trabalho académico de agregação do multitrilionário Dr. Mr. Isac Calça Curta Jr. aquelas são “INVADERS” conforme estudo traduzido em mais de 20 línguas e outros tantos dialetos – Cockroach of the Dark Side of Andrómeda (Baratas do lado Oculto de Andrómeda. Sabiam?

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …