Fundação Rockefeller abandona investimento em energias fósseis

MonkeyGirl22 / Flickr

-

-o

O fundo de investimento norte-americano Rockefeller Brothers anunciou esta segunda-feira que vai desinvestir em projetos baseados nas energias fósseis para dar o seu contributo à luta contra o aquecimento global.

“O fundo compromete-se a partir de hoje com uma estratégia em duas fases, conforme ao seu desejo de se libertar de investimentos em energias fósseis”, pormenorizou esta fundação privada, em comunicado.

Perante o montante relativamente modesto dos seus ativos, quantificados em 860 milhões de dólares (669 milhões de euros) no final de julho, a decisão do Rockefeller Brothers Fund (RBF) tem principalmente uma importância simbólica na véspera de uma cimeira de chefes de Estado na Organização das Nações Unidas consagrada às alterações climáticas.

Esta fundação, que se apresenta como uma organização humanitária, vai começar por “eliminar” até ao final do ano os seus investimentos no carvão e nas areias betuminosas, que constituem, consideram os seus dirigentes, duas das principais fontes de “emissão de [dióxido de] carbono”, adiantou-se no comunicado.

Depois, com uma segunda abordagem, o fundo vai realizar um “exame global” da sua carteira de investimento, para suprimir toda a exposição às energias fósseis “nos próximos anos”.

No seu site, o RBF garante financiar projetos de desenvolvimento durável em Nova Iorque, na China e nos Balcãs.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.