Fundação Champalimaud tem nova sala de cirurgia, mas vedada a doentes do SNS

Chhor Sokunthea / World Bank

-

A Fundação Champalimaud inaugurou esta sexta-feira uma nova sala para cirurgia tumoral, que vem completar o centro de tratamento de cancros em ambulatório. No entanto, os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não poderão ter acesso a este bloco operatório.

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, admite estar disponível para discutir o acesso dos doentes do SNS mas remete para o Ministério da Saúde a responsabilidade de apresentar uma eventual proposta.

No final de uma reunião do Conselho de Curadores, Leonor Beleza mostrou-se satisfeita com a inauguração da sala de cirurgia, que dispõe de toda a capacidade de um bloco operatório e de toda a tecnologia em termos cirúrgicos, com imagiologia, meios minimamente invasivos, segurança total e profissionais de elevada competência.

portugal.gov

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

“Esta sala completa o projeto inicial do centro que é o de ser um centro de tratamento ambulatório de várias doenças, nomeadamente cancro. Permite fazer toda a cirurgia que pode ser feita em ambulatório”, explicou Leonor Beleza, sublinhando que actualmente mais de 90% dos episódios de cancro já são tratados em ambulatório.

A responsável salientou que a partir de agora, tudo o que pode ser feito em ambulatório, no âmbito do cancro – desde a radioterapia à cirurgia, passando pela quimioterapia – já pode ser feito na Fundação Champalimaud, sem necessidade de recorrer a entidades externas.

Trata-se de um bloco operatório, que permite cirurgias pouco invasivas, com monitorização e possibilidade de transmissão das imagens em directo para a sala de conferências ou de formação, com a vertente de anestesia intensiva e navegação por imagem para guiar as cirurgias ou colocar próteses, explicou aos jornalistas o médico Nuno Figueiredo. O mesmo responsável destacou ainda o facto de esta sala permitir reunir em simultâneo os especialistas das várias especialidades, para “introduzir a cirurgia multidisciplinar”.

No entanto, este projecto, que custou quase três milhões de euros, não estará ao alcance dos doentes do SNS, como não está nenhum dos tratamentos disponibilizados pela Fundação Champalimaud. As mais de 300 pessoas que a fundação atende por dia, deslocam-se ali a título particular ou ao abrigo de acordos com companhias de seguros e subsistemas de saúde.

“Continuamos sem doentes do SNS. Os doentes dos subsistemas de saúde e dos seguros de saúde podem ter acesso por essa via. Não está do nosso lado alterar nada em relação a isso”, disse Leonor Beleza, remetendo para o Ministério da Saúde a possibilidade de apresentar uma proposta.

A responsável afirmou estar aberta a discutir o assunto – embora não pretenda tomar qualquer iniciativa nesse sentido – desde que “não seja posta em causa a capacidade do que existe”. “Não está em causa prejudicar a segurança e tranquilidade dos tratamentos que fazemos aqui”, afirmou, sublinhando: “e não nos retira qualquer tranquilidade proceder assim“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …