Fundação Champalimaud tem nova sala de cirurgia, mas vedada a doentes do SNS

Chhor Sokunthea / World Bank

-

A Fundação Champalimaud inaugurou esta sexta-feira uma nova sala para cirurgia tumoral, que vem completar o centro de tratamento de cancros em ambulatório. No entanto, os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não poderão ter acesso a este bloco operatório.

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, admite estar disponível para discutir o acesso dos doentes do SNS mas remete para o Ministério da Saúde a responsabilidade de apresentar uma eventual proposta.

No final de uma reunião do Conselho de Curadores, Leonor Beleza mostrou-se satisfeita com a inauguração da sala de cirurgia, que dispõe de toda a capacidade de um bloco operatório e de toda a tecnologia em termos cirúrgicos, com imagiologia, meios minimamente invasivos, segurança total e profissionais de elevada competência.

portugal.gov

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

“Esta sala completa o projeto inicial do centro que é o de ser um centro de tratamento ambulatório de várias doenças, nomeadamente cancro. Permite fazer toda a cirurgia que pode ser feita em ambulatório”, explicou Leonor Beleza, sublinhando que actualmente mais de 90% dos episódios de cancro já são tratados em ambulatório.

A responsável salientou que a partir de agora, tudo o que pode ser feito em ambulatório, no âmbito do cancro – desde a radioterapia à cirurgia, passando pela quimioterapia – já pode ser feito na Fundação Champalimaud, sem necessidade de recorrer a entidades externas.

Trata-se de um bloco operatório, que permite cirurgias pouco invasivas, com monitorização e possibilidade de transmissão das imagens em directo para a sala de conferências ou de formação, com a vertente de anestesia intensiva e navegação por imagem para guiar as cirurgias ou colocar próteses, explicou aos jornalistas o médico Nuno Figueiredo. O mesmo responsável destacou ainda o facto de esta sala permitir reunir em simultâneo os especialistas das várias especialidades, para “introduzir a cirurgia multidisciplinar”.

No entanto, este projecto, que custou quase três milhões de euros, não estará ao alcance dos doentes do SNS, como não está nenhum dos tratamentos disponibilizados pela Fundação Champalimaud. As mais de 300 pessoas que a fundação atende por dia, deslocam-se ali a título particular ou ao abrigo de acordos com companhias de seguros e subsistemas de saúde.

“Continuamos sem doentes do SNS. Os doentes dos subsistemas de saúde e dos seguros de saúde podem ter acesso por essa via. Não está do nosso lado alterar nada em relação a isso”, disse Leonor Beleza, remetendo para o Ministério da Saúde a possibilidade de apresentar uma proposta.

A responsável afirmou estar aberta a discutir o assunto – embora não pretenda tomar qualquer iniciativa nesse sentido – desde que “não seja posta em causa a capacidade do que existe”. “Não está em causa prejudicar a segurança e tranquilidade dos tratamentos que fazemos aqui”, afirmou, sublinhando: “e não nos retira qualquer tranquilidade proceder assim“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …