Fundação Champalimaud tem nova sala de cirurgia, mas vedada a doentes do SNS

Chhor Sokunthea / World Bank

-

A Fundação Champalimaud inaugurou esta sexta-feira uma nova sala para cirurgia tumoral, que vem completar o centro de tratamento de cancros em ambulatório. No entanto, os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não poderão ter acesso a este bloco operatório.

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, admite estar disponível para discutir o acesso dos doentes do SNS mas remete para o Ministério da Saúde a responsabilidade de apresentar uma eventual proposta.

No final de uma reunião do Conselho de Curadores, Leonor Beleza mostrou-se satisfeita com a inauguração da sala de cirurgia, que dispõe de toda a capacidade de um bloco operatório e de toda a tecnologia em termos cirúrgicos, com imagiologia, meios minimamente invasivos, segurança total e profissionais de elevada competência.

portugal.gov

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza

“Esta sala completa o projeto inicial do centro que é o de ser um centro de tratamento ambulatório de várias doenças, nomeadamente cancro. Permite fazer toda a cirurgia que pode ser feita em ambulatório”, explicou Leonor Beleza, sublinhando que actualmente mais de 90% dos episódios de cancro já são tratados em ambulatório.

A responsável salientou que a partir de agora, tudo o que pode ser feito em ambulatório, no âmbito do cancro – desde a radioterapia à cirurgia, passando pela quimioterapia – já pode ser feito na Fundação Champalimaud, sem necessidade de recorrer a entidades externas.

Trata-se de um bloco operatório, que permite cirurgias pouco invasivas, com monitorização e possibilidade de transmissão das imagens em directo para a sala de conferências ou de formação, com a vertente de anestesia intensiva e navegação por imagem para guiar as cirurgias ou colocar próteses, explicou aos jornalistas o médico Nuno Figueiredo. O mesmo responsável destacou ainda o facto de esta sala permitir reunir em simultâneo os especialistas das várias especialidades, para “introduzir a cirurgia multidisciplinar”.

No entanto, este projecto, que custou quase três milhões de euros, não estará ao alcance dos doentes do SNS, como não está nenhum dos tratamentos disponibilizados pela Fundação Champalimaud. As mais de 300 pessoas que a fundação atende por dia, deslocam-se ali a título particular ou ao abrigo de acordos com companhias de seguros e subsistemas de saúde.

“Continuamos sem doentes do SNS. Os doentes dos subsistemas de saúde e dos seguros de saúde podem ter acesso por essa via. Não está do nosso lado alterar nada em relação a isso”, disse Leonor Beleza, remetendo para o Ministério da Saúde a possibilidade de apresentar uma proposta.

A responsável afirmou estar aberta a discutir o assunto – embora não pretenda tomar qualquer iniciativa nesse sentido – desde que “não seja posta em causa a capacidade do que existe”. “Não está em causa prejudicar a segurança e tranquilidade dos tratamentos que fazemos aqui”, afirmou, sublinhando: “e não nos retira qualquer tranquilidade proceder assim“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …