É oficial: Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

Foi aprovado esta quinta-feira, 13 de junho, o decreto-lei que permite aos trabalhadores da Administração Pública faltarem justificadamente para acompanhamento de menor de 12 anos no primeiro dia do ano letivo.

A medida, integrada no “programa 3 em linha”, foi justificada pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, como uma forma de “melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e de “melhorar o índice de bem-estar dos trabalhadores”.

Essa falta é considerada justificada, ainda de acordo com o executivo. A medida aplica-se a todos os trabalhadores da administração pública central, regional e local, com vínculo de emprego público.

“O programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar representa um esforço conjunto do Governo, de empresas públicas e privadas, e de entidades da Administração Pública central e local, no sentido de incentivar práticas que favoreçam um melhor balanço vida-trabalho e promovam uma maior igualdade entre mulheres e homens”, pode ler-se em comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem os professores e todos os demais funcionários de uma escola, são funcionários públicos, logo podem faltar sem aviso prévio.
    No limite a escola pode não abrir no primeiro dia de aulas, por falta de pessoal docente e não docente.
    Pescadinha de rabo na boca.
    Faço um apelo a todos que reúnem estas condições para faltarem, os vossos filhos merecem.
    Vamos parar o país. Greve transversal da função pública em decreto de lei. É lindo o meu país.
    Tribunais, hospitais, finanças, forças de segurança e demais serviços.
    Muito bem e agora será que essas cabeças pensam ou tiram alguma coisa de útil.
    Não tenho nada contra a culpa não é dos funcionários, estamos em ano de eleições.

  2. :):):):):)
    É a minha opinião, que é para isso que isto serve!
    E de mais a mais….
    Não me lembro de te ter perguntado nada!
    Pois, deves ser funcionária pública.
    :):):):)

    • Eu não preciso que me dirija questões para comentar o que comentou. Ora essa… Mas isto é um país livre ou não?!
      E depois trata um gajo por tu… sem me conhecer de lado nenhum. Olhe que eu não andei consigo na escolinha!

  3. Em 1o lugar, foste tu que me dirigiste a palavra primeiro, gostas de comentar mas não gostas de ser comentado.Engraçado. Não te dirijas a mim que eu não faço o mesmo.

  4. Eu posso dirigir-me a quem eu bem entender. Era o que mais faltava! Você é que insiste em revelar a sua falta de educação ao tratar um estranho por tu. Mas pronto, cada um tem a educação que tem. Força Telma!

  5. Moral da história. És funcionário público!!! E trato-te por tu porque na minha terra isso não é falta de educação em lado nenhum

    • Eu trato-te por tu e vou continuar a faze-lo, não por seres funcionário público mas sim porque te irrita.:)Às tantas até andaste na minha escola, é que lá tinha muitos gajos como tu…, com a p#@% da mania.:)

  6. O estado só tem força para vergar os seus funcionários, mas para vergar os empresários nem se atrevem!
    Porque a seguir acaba-se o dinheiro das luvas e das campanhas politicas…

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …