É oficial: Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

Foi aprovado esta quinta-feira, 13 de junho, o decreto-lei que permite aos trabalhadores da Administração Pública faltarem justificadamente para acompanhamento de menor de 12 anos no primeiro dia do ano letivo.

A medida, integrada no “programa 3 em linha”, foi justificada pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, como uma forma de “melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e de “melhorar o índice de bem-estar dos trabalhadores”.

Essa falta é considerada justificada, ainda de acordo com o executivo. A medida aplica-se a todos os trabalhadores da administração pública central, regional e local, com vínculo de emprego público.

“O programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar representa um esforço conjunto do Governo, de empresas públicas e privadas, e de entidades da Administração Pública central e local, no sentido de incentivar práticas que favoreçam um melhor balanço vida-trabalho e promovam uma maior igualdade entre mulheres e homens”, pode ler-se em comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem os professores e todos os demais funcionários de uma escola, são funcionários públicos, logo podem faltar sem aviso prévio.
    No limite a escola pode não abrir no primeiro dia de aulas, por falta de pessoal docente e não docente.
    Pescadinha de rabo na boca.
    Faço um apelo a todos que reúnem estas condições para faltarem, os vossos filhos merecem.
    Vamos parar o país. Greve transversal da função pública em decreto de lei. É lindo o meu país.
    Tribunais, hospitais, finanças, forças de segurança e demais serviços.
    Muito bem e agora será que essas cabeças pensam ou tiram alguma coisa de útil.
    Não tenho nada contra a culpa não é dos funcionários, estamos em ano de eleições.

  2. :):):):):)
    É a minha opinião, que é para isso que isto serve!
    E de mais a mais….
    Não me lembro de te ter perguntado nada!
    Pois, deves ser funcionária pública.
    :):):):)

    • Eu não preciso que me dirija questões para comentar o que comentou. Ora essa… Mas isto é um país livre ou não?!
      E depois trata um gajo por tu… sem me conhecer de lado nenhum. Olhe que eu não andei consigo na escolinha!

  3. Em 1o lugar, foste tu que me dirigiste a palavra primeiro, gostas de comentar mas não gostas de ser comentado.Engraçado. Não te dirijas a mim que eu não faço o mesmo.

  4. Eu posso dirigir-me a quem eu bem entender. Era o que mais faltava! Você é que insiste em revelar a sua falta de educação ao tratar um estranho por tu. Mas pronto, cada um tem a educação que tem. Força Telma!

  5. Moral da história. És funcionário público!!! E trato-te por tu porque na minha terra isso não é falta de educação em lado nenhum

    • Eu trato-te por tu e vou continuar a faze-lo, não por seres funcionário público mas sim porque te irrita.:)Às tantas até andaste na minha escola, é que lá tinha muitos gajos como tu…, com a p#@% da mania.:)

  6. O estado só tem força para vergar os seus funcionários, mas para vergar os empresários nem se atrevem!
    Porque a seguir acaba-se o dinheiro das luvas e das campanhas politicas…

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …