É oficial: Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

Foi aprovado esta quinta-feira, 13 de junho, o decreto-lei que permite aos trabalhadores da Administração Pública faltarem justificadamente para acompanhamento de menor de 12 anos no primeiro dia do ano letivo.

A medida, integrada no “programa 3 em linha”, foi justificada pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, como uma forma de “melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e de “melhorar o índice de bem-estar dos trabalhadores”.

Essa falta é considerada justificada, ainda de acordo com o executivo. A medida aplica-se a todos os trabalhadores da administração pública central, regional e local, com vínculo de emprego público.

“O programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar representa um esforço conjunto do Governo, de empresas públicas e privadas, e de entidades da Administração Pública central e local, no sentido de incentivar práticas que favoreçam um melhor balanço vida-trabalho e promovam uma maior igualdade entre mulheres e homens”, pode ler-se em comunicado divulgado pelo Conselho de Ministros.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Bem os professores e todos os demais funcionários de uma escola, são funcionários públicos, logo podem faltar sem aviso prévio.
    No limite a escola pode não abrir no primeiro dia de aulas, por falta de pessoal docente e não docente.
    Pescadinha de rabo na boca.
    Faço um apelo a todos que reúnem estas condições para faltarem, os vossos filhos merecem.
    Vamos parar o país. Greve transversal da função pública em decreto de lei. É lindo o meu país.
    Tribunais, hospitais, finanças, forças de segurança e demais serviços.
    Muito bem e agora será que essas cabeças pensam ou tiram alguma coisa de útil.
    Não tenho nada contra a culpa não é dos funcionários, estamos em ano de eleições.

  2. :):):):):)
    É a minha opinião, que é para isso que isto serve!
    E de mais a mais….
    Não me lembro de te ter perguntado nada!
    Pois, deves ser funcionária pública.
    :):):):)

    • Eu não preciso que me dirija questões para comentar o que comentou. Ora essa… Mas isto é um país livre ou não?!
      E depois trata um gajo por tu… sem me conhecer de lado nenhum. Olhe que eu não andei consigo na escolinha!

  3. Em 1o lugar, foste tu que me dirigiste a palavra primeiro, gostas de comentar mas não gostas de ser comentado.Engraçado. Não te dirijas a mim que eu não faço o mesmo.

  4. Eu posso dirigir-me a quem eu bem entender. Era o que mais faltava! Você é que insiste em revelar a sua falta de educação ao tratar um estranho por tu. Mas pronto, cada um tem a educação que tem. Força Telma!

  5. Moral da história. És funcionário público!!! E trato-te por tu porque na minha terra isso não é falta de educação em lado nenhum

    • Eu trato-te por tu e vou continuar a faze-lo, não por seres funcionário público mas sim porque te irrita.:)Às tantas até andaste na minha escola, é que lá tinha muitos gajos como tu…, com a p#@% da mania.:)

  6. O estado só tem força para vergar os seus funcionários, mas para vergar os empresários nem se atrevem!
    Porque a seguir acaba-se o dinheiro das luvas e das campanhas politicas…

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …