Funcionários que não aceitam mudar de tribunal vítimas de bullying

-

Há funcionários judiciais que estão a sofrer perseguições e maus tratos nos locais de trabalho por não aceitarem mudar de tribunal, no âmbito da reorganização judiciária que entrou em vigor em Janeiro deste ano.

O caso é denunciado ao Diário de Notícias pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) que refere que há relatos do chamado “mobbing – quando o “bullying” parte de um superior hierárquico para com um trabalhador – relativamente a tribunais de seis comarcas, num total das 23 existentes.

“Com a nova lei, aos funcionários pode ser pedido que mudem de local de trabalho, que sejam transferidos e muitos não querem, e a lei não prevê isso, e depois acabam por ser castigados”, explica ao DN Fernando Jorge do SFJ.

Estes casos de abusos e de “falta de respeito” foram denunciados no Conselho Nacional do Sindicato, em finais de Março, e vão ser comunicados ao Ministério da Justiça.

A reorganização do mapa judiciário, que entrou em vigor em Janeiro passado, permite a deslocação de recursos humanos para tribunais em que sejam mais necessários. Mas as transferências dos funcionários ou dos magistrados têm que ser feitas “na base do voluntariado”, “o que significa que só vão se quiserem”, conforme nota o DN.

E há casos em que aqueles que não aceitam as transferências acabam a ser colocados em gabinetes “como arquivos, por exemplo, sem qualquer luz solar” ou a ser “mal tratados verbalmente”, conta Fernando Jorge ao DN.

Alguns “funcionários são obrigados a trabalhar em condições muito más“, acrescenta o sindicalista, notando que há casos nas zonas de Lisboa, no centro do país, no Alentejo e duas situações em tribunais do Norte.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A ser verdade, é uma autêntica vergonha. Inadmissível em qualquer lado. É evidente que o estado tem gente a mais, mas é inadmissível este tipo de comportamento.

      • ” O que o Estado tem é dirigentes, boys e girls a mais.”

        Podemos estar a falar de realidades diferentes porque também elas existem. E não tomo uma parte pelo todo e vice-versa. Aquilo que eu sei, claro, é tudo pela porta do cavalo. E quando se sabe por este método então é porque a coisa não pode cheirar bem. Quem aceita uma taxa real de 25% a 30% de desemprego em Portugal? E taxa de corrupção 0% ? Eu aceito-a. Quem mais a aceita? Conclusão: para mim vai dar ao mesmo.

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …