Funcionários do SEF eram comprados com bilhetes para o Benfica, almoços e consertos de carros

Tiago Petinga / Lusa

P. Lai, de 68 anos, nasceu em Macau e fala mandarim fluentemente e foi graças a isso que conseguiu aproximar-se da comunidade chinesa, onde angariava os seus clientes.

Por cada caso resolvido, o facilitador recebia 600 euros tratando-se, quase sempre, de vistos para a obtenção ou renovação de vistos e residência em Portugal. Era com, segundo Jornal de Notícias, almoços grátis, bilhetes para ver jogos de futebol do Benfica, consertos de carros e serviços de cabeleireiro que P. Lai comprou, durante dois anos, funcionários dos postos de atendimento do SEF — Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Junto dos funcionários do SEF que subornava, P. Lai conseguia atendimento privilegiado e informação sobre como contornar os obstáculos processuais do SEF. Agora, o homem vai responder no Tribunal de Lisboa por corrupção passiva, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal.

A julgamento vão também uma funcionária do SEF, dois vigilantes e um empresário. Dois coordenados do SEF, inicialmente constituídos como arguidos, beneficiaram de uma suspensão provisória do processo, e irão ser testemunhas.

Em julho do ano passado, o chefe da delegação do SEF em Albufeira, detido por suspeitas de corrupção, terá ajudado cerca de 20 cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro. Joaquim Patrício, de 56 anos, detido na presença dos funcionários da delegação do SEF, terá chegado a receber, em alguns casos, cerca de 500 euros para ignorar a falta de documentos.

Antes, em maio do mesmo ano, uma inspetora foi suspensa após ser apanhada em flagrante a receber dinheiro para facilitar vistos a estrangeiros. A inspetora, que foi coordenadora do posto de atendimento de Alverca, concedeu autorizações de residência a estrangeiros que não reuniam os requisitos legais. Na altura, o SEF não cumpriu o proposto pelo coordenador do Gabinete de Inspeção, no que dizia respeito às sanções disciplinares e à extração de certidões sobre os indícios de corrupção detetado.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Porque é o alvo a abater, o clube que mete inveja a todos os outros. Mesmo que surjam noticias em que o Benfica nada tem a ver, este é logo dado como culpado, por isso lagartos e tripeiros não são adeptos do próprios clube, são antes anti-benfiquistas assumidos e frustrados!

  1. Se ganhassem mal e trabalhassem muitas horas seriam mais honestos. Como têm boa vida no funcionalismo público aspiram sempre a mais…

  2. ………piltra com eles………e agora que corrompam o fornecedor de comida ” in jail” ………e VIVA A PAGODOLANDIA………..

  3. Aos comentadores em cima, vocês leram a noticia ou somente Benfica e decidiram destilar veneno?

    Em nenhum lado diz que o P.Lai tem algum tipo de filiação ao Benfica, nem que o Benfica oferecia os bilhetes, nem mesmo que o clube beneficiou com alguma coisa.
    O P.Lai subornava os funcionários para obter vistos e pagavam com bilhetes para jogos, dependentemente do clube de eleição de cada funcionário poderia ser do Sporting ou Porto, assim como almoços e outros privilégios mas claro, o nome Benfica vende, logo á que dizer que eram jogos do Benfica.

    Para os companheiros em cima, aconselho umas pastilhas para a azia e é conveniente andar com antídoto para o veneno que destilam, não vá ser que mordam a lingua em algum almoço pago por um fornecedor ou outra coisa do gênero.

  4. Foi com bilhetes para o ver jogos do Benfica, mas também podia ter sido bilhetes para o circo ou para visitar o estádio do ladrão. E o que tem o clube a ver com quem compra os bilhetes?

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …