Funcionários do SEF eram comprados com bilhetes para o Benfica, almoços e consertos de carros

Tiago Petinga / Lusa

P. Lai, de 68 anos, nasceu em Macau e fala mandarim fluentemente e foi graças a isso que conseguiu aproximar-se da comunidade chinesa, onde angariava os seus clientes.

Por cada caso resolvido, o facilitador recebia 600 euros tratando-se, quase sempre, de vistos para a obtenção ou renovação de vistos e residência em Portugal. Era com, segundo Jornal de Notícias, almoços grátis, bilhetes para ver jogos de futebol do Benfica, consertos de carros e serviços de cabeleireiro que P. Lai comprou, durante dois anos, funcionários dos postos de atendimento do SEF — Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Junto dos funcionários do SEF que subornava, P. Lai conseguia atendimento privilegiado e informação sobre como contornar os obstáculos processuais do SEF. Agora, o homem vai responder no Tribunal de Lisboa por corrupção passiva, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal.

A julgamento vão também uma funcionária do SEF, dois vigilantes e um empresário. Dois coordenados do SEF, inicialmente constituídos como arguidos, beneficiaram de uma suspensão provisória do processo, e irão ser testemunhas.

Em julho do ano passado, o chefe da delegação do SEF em Albufeira, detido por suspeitas de corrupção, terá ajudado cerca de 20 cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro. Joaquim Patrício, de 56 anos, detido na presença dos funcionários da delegação do SEF, terá chegado a receber, em alguns casos, cerca de 500 euros para ignorar a falta de documentos.

Antes, em maio do mesmo ano, uma inspetora foi suspensa após ser apanhada em flagrante a receber dinheiro para facilitar vistos a estrangeiros. A inspetora, que foi coordenadora do posto de atendimento de Alverca, concedeu autorizações de residência a estrangeiros que não reuniam os requisitos legais. Na altura, o SEF não cumpriu o proposto pelo coordenador do Gabinete de Inspeção, no que dizia respeito às sanções disciplinares e à extração de certidões sobre os indícios de corrupção detetado.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Porque é o alvo a abater, o clube que mete inveja a todos os outros. Mesmo que surjam noticias em que o Benfica nada tem a ver, este é logo dado como culpado, por isso lagartos e tripeiros não são adeptos do próprios clube, são antes anti-benfiquistas assumidos e frustrados!

  1. Se ganhassem mal e trabalhassem muitas horas seriam mais honestos. Como têm boa vida no funcionalismo público aspiram sempre a mais…

  2. ………piltra com eles………e agora que corrompam o fornecedor de comida ” in jail” ………e VIVA A PAGODOLANDIA………..

  3. Aos comentadores em cima, vocês leram a noticia ou somente Benfica e decidiram destilar veneno?

    Em nenhum lado diz que o P.Lai tem algum tipo de filiação ao Benfica, nem que o Benfica oferecia os bilhetes, nem mesmo que o clube beneficiou com alguma coisa.
    O P.Lai subornava os funcionários para obter vistos e pagavam com bilhetes para jogos, dependentemente do clube de eleição de cada funcionário poderia ser do Sporting ou Porto, assim como almoços e outros privilégios mas claro, o nome Benfica vende, logo á que dizer que eram jogos do Benfica.

    Para os companheiros em cima, aconselho umas pastilhas para a azia e é conveniente andar com antídoto para o veneno que destilam, não vá ser que mordam a lingua em algum almoço pago por um fornecedor ou outra coisa do gênero.

  4. Foi com bilhetes para o ver jogos do Benfica, mas também podia ter sido bilhetes para o circo ou para visitar o estádio do ladrão. E o que tem o clube a ver com quem compra os bilhetes?

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …