Funcionários do SEF eram comprados com bilhetes para o Benfica, almoços e consertos de carros

Tiago Petinga / Lusa

P. Lai, de 68 anos, nasceu em Macau e fala mandarim fluentemente e foi graças a isso que conseguiu aproximar-se da comunidade chinesa, onde angariava os seus clientes.

Por cada caso resolvido, o facilitador recebia 600 euros tratando-se, quase sempre, de vistos para a obtenção ou renovação de vistos e residência em Portugal. Era com, segundo Jornal de Notícias, almoços grátis, bilhetes para ver jogos de futebol do Benfica, consertos de carros e serviços de cabeleireiro que P. Lai comprou, durante dois anos, funcionários dos postos de atendimento do SEF — Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Junto dos funcionários do SEF que subornava, P. Lai conseguia atendimento privilegiado e informação sobre como contornar os obstáculos processuais do SEF. Agora, o homem vai responder no Tribunal de Lisboa por corrupção passiva, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal.

A julgamento vão também uma funcionária do SEF, dois vigilantes e um empresário. Dois coordenados do SEF, inicialmente constituídos como arguidos, beneficiaram de uma suspensão provisória do processo, e irão ser testemunhas.

Em julho do ano passado, o chefe da delegação do SEF em Albufeira, detido por suspeitas de corrupção, terá ajudado cerca de 20 cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro. Joaquim Patrício, de 56 anos, detido na presença dos funcionários da delegação do SEF, terá chegado a receber, em alguns casos, cerca de 500 euros para ignorar a falta de documentos.

Antes, em maio do mesmo ano, uma inspetora foi suspensa após ser apanhada em flagrante a receber dinheiro para facilitar vistos a estrangeiros. A inspetora, que foi coordenadora do posto de atendimento de Alverca, concedeu autorizações de residência a estrangeiros que não reuniam os requisitos legais. Na altura, o SEF não cumpriu o proposto pelo coordenador do Gabinete de Inspeção, no que dizia respeito às sanções disciplinares e à extração de certidões sobre os indícios de corrupção detetado.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Porque é o alvo a abater, o clube que mete inveja a todos os outros. Mesmo que surjam noticias em que o Benfica nada tem a ver, este é logo dado como culpado, por isso lagartos e tripeiros não são adeptos do próprios clube, são antes anti-benfiquistas assumidos e frustrados!

  1. Se ganhassem mal e trabalhassem muitas horas seriam mais honestos. Como têm boa vida no funcionalismo público aspiram sempre a mais…

  2. ………piltra com eles………e agora que corrompam o fornecedor de comida ” in jail” ………e VIVA A PAGODOLANDIA………..

  3. Aos comentadores em cima, vocês leram a noticia ou somente Benfica e decidiram destilar veneno?

    Em nenhum lado diz que o P.Lai tem algum tipo de filiação ao Benfica, nem que o Benfica oferecia os bilhetes, nem mesmo que o clube beneficiou com alguma coisa.
    O P.Lai subornava os funcionários para obter vistos e pagavam com bilhetes para jogos, dependentemente do clube de eleição de cada funcionário poderia ser do Sporting ou Porto, assim como almoços e outros privilégios mas claro, o nome Benfica vende, logo á que dizer que eram jogos do Benfica.

    Para os companheiros em cima, aconselho umas pastilhas para a azia e é conveniente andar com antídoto para o veneno que destilam, não vá ser que mordam a lingua em algum almoço pago por um fornecedor ou outra coisa do gênero.

  4. Foi com bilhetes para o ver jogos do Benfica, mas também podia ter sido bilhetes para o circo ou para visitar o estádio do ladrão. E o que tem o clube a ver com quem compra os bilhetes?

RESPONDER

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …